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Q3045005 Pedagogia
No que se refere à LDB e às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A LDB estabelece que nas escolas da Educação Básica públicas e privadas é facultativo o estudo da História e cultura afro-brasileira e indígena. Expõe ainda que as disciplinas a que se refere este artigo deverão incluir aspectos da história que caracterizam a formação da população brasileira a partir desses grupos étnicos.

( ) De acordo com a LDB, na oferta de Educação Básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região dentre as quais se insere a organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas.

( ) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana apontam que a construção de estratégias educacionais que visem ao combate do racismo é uma tarefa de todos os educadores, independentemente do seu pertencimento étnico-racial.

( ) Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, a educação quilombola pode ser desenvolvida em unidades educacionais inscritas em terras quilombolas e também em escolas tradicionais, requerendo pedagogia mista que busque reconhecer as diferenças étnico-culturais dos estudantes e formação complementar para a coordenação pedagógica.


Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q3045000 Veterinária
As doenças transmitidas por alimentos, ao lado das doenças de veiculação hídrica, são responsáveis pelas elevadas taxas de mortalidade populacional, sobretudo nas regiões com condições precárias de saúde e saneamento.

Com relação a essas doenças, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q3044998 Veterinária
O leite é considerado o mais completo alimento e possui elevado valor biológico na alimentação humana. No Brasil, atualmente, as atividades de controle da qualidade do leite incluem prevenção de fraudes e adulterações do produto in natura. Alguns parâmetros oficiais são utilizados para esse controle de qualidade.
Com relação a esses parâmetros, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A prova de redutase é utilizada como estimativa do número total de microrganismos no leite. Ela consiste em colorir o leite com uma solução de azul de metileno e observar o tempo necessário para sua descoloração.

( ) Na prova de redutase, o tempo necessário para a descoloração do leite é inversamente proporcional ao número de germes presentes no leite.

( ) A prova de sedimentos fornece informações sobre os cuidados higiênicos na ordenha. Essa provaconsiste na passagem de um determinado volume de leite, sob pressão, por intermédio de um filtro, o qual contém um disco de porosidade suficiente para reter as sujidades presentes no leite.

( ) Na prova de sedimento, o leite é classificado como ótimo quando se tem cerca de 0,5 mg/L de sujidades/L de leite, e bom quando se tem cerca de 5 mg de sujidades/L de leite.


Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q3044994 Enfermagem
O Código de Ética dos profissionais de enfermagem orienta o exercício profissional, determina penalidades e define infrações que podem ocorrer por imperícia, imprudência e negligência do profissional.
Durante o julgamento das infrações, algumas situações são consideradas atenuantes ou agravantes em relação às infrações.
Assinale a alternativa que descreve a circunstância agravante.
Alternativas
Q3044991 Enfermagem
Considere que um paciente do sexo masculino, 65 anos de idade, com diagnóstico de hipertensão arterial, ao ser atendido no consultório de enfermagem, apresenta pressão arterial (PA) igual a 162 X 102 mm/Hg.

A partir dos parâmetros pressóricos apresentados por esse paciente, assinale a alternativa que indica corretamente os valores de: Pressão Arterial Sistólica (PAS), Pressão Arterial Diastólica (PAD), Pressão de Pulso (PP) e Pressão Arterial Média (PAM). 
Alternativas
Q3044984 Odontologia
A escova de dentes deve ser posicionada em um ângulo de 45 graus em relação ao eixo longitudinal dos dentes. Os movimentos de escovação, devem ser curtos e vibratórios, sem força excessiva e no sentido ântero posterior, mantidos por cerca de dez segundos em cada região alcançada pela escova. Na face mastigatória dos dentes os movimentos também devem ocorrer curtos, podendo utilizar maior pressão para limpeza dessa área.

Essa descrição corresponde à técnica de escovação proposta por: 
Alternativas
Q3044980 Odontologia
Considere um paciente de 80 anos de idade, em uso de prótese total superior e inferior há mais de 20 anos. Cuidados bucais negligenciados e sem avaliação odontológica há mais de seis anos.

Ao exame clínico: palato eritematoso, dorso de língua apresenta áreas despapiladas.
Nesse caso, qual é o provável diagnóstico?
Alternativas
Q3044979 Odontologia
A hiperplasia gengival medicamentosa é uma condição em que a gengiva apresenta um aumento, devido ao uso frequente de determinados fármacos.

Qual é esse fármaco?
Alternativas
Q3044977 Odontologia
Não são complicações da anestesia local utilizada na prática odontológica: 
Alternativas
Q3044975 Odontologia
Sobre os fórceps utilizados em cirurgias de extração dentária, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3044953 Noções de Informática
Com relação às funcionalidades do Microsoft Excel para Office 365, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3044952 Noções de Informática
Analise as afirmativas a seguir sobre a funcionalidade de mala direta no Microsoft Word para Office 365, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O documento principal contém os dados a serem mesclados no documento de saída.
( ) A lista de destinatário é um banco de dados e pode conter lista de nomes, endereços, e-mails e número de telefones.
( ) Os documentos de saída são o resultado da mala direta, sendo possível utilizar o mesmo texto em todos eles, com aplicação de formatações diferentes, se necessário.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q3044951 Noções de Informática
Tendo em vista os conceitos, recursos e serviços da internet, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os conceitos às suas respectivas características.

COLUNA I
1. Cookies 2. Plug-in
COLUNA II
( ) São programas instalados em navegadores web para prover funcionalidades extras.
( ) São pequenos arquivos que são gravados em um computador quando há o acesso a sites na internet e que são reenviados a estes mesmos sites quando novamente visitados.
( ) Pode ser de sessão / temporário, quando é apagado no momento em que o navegador web ou programa leitor de e-mail é fechado, ou permanente / persistente, quando fica gravado no computador até expirar ou ser apagado.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q3044950 Noções de Informática
Com relação às vantagens da utilização da Cloud Computing, analise as afirmativas a seguir.

I. O fornecedor do serviço nas nuvens se encarrega de aperfeiçoar, corrigir falhas e aumentar o desempenho da aplicação, sempre que necessário.

II. O usuário pode acessar as aplicações independentemente de sistema operacional ou equipamento (celular, tablet, notebook), a qualquer momento, mesmo estando off-line.

III. O usuário não precisa se preocupar com a infraestrutura para executar a aplicação (hardware, backup, segurança) ou com problemas de compatibilidade entre hardware e software.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q3044735 Matemática
Em um terreno triangular, será construído um galpão quadrado, de acordo com a representação a seguir.
Sabe-se que o lado do terreno onde ficará uma das paredes laterais desse galpão mede 20 metros, e que a altura relativa a esse lado é igual a 12 metros.

Imagem associada para resolução da questão


A área ocupada por esse galpão será de:
Alternativas
Q3044732 Português
TEXTO I


Um “aperto no peito” e a adrenalina do carnaval contida na escola Vai-Vai, a mais antiga de São Paulo

A mais antiga escola de samba de São Paulo
celebraria neste ano a volta ao grupo especial.
Agremiação perdeu 30 integrantes para a Covid-19
e viu comunidade ter de se virar para sobreviver

Na manhã da sexta-feira de Carnaval, só se ouvia, lá longe, um martelo batendo num ferro em algum dos barracões da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, na zona norte da cidade. Um ano antes, o lugar estaria tomado de pessoas correndo de um lado para o outro, em uma cacofonia de sons que marcariam os últimos ajustes antes das noites de desfile. A pandemia de Covid-19 privou o Brasil de sua festa mais tradicional e mudou a vida de quem faz Carnaval o ano todo, não só em fevereiro. No caso do Grêmio Recreativo Cultural Vai-Vai, o aperto no peito é maior: a escola de samba mais antiga de São Paulo voltaria ao grupo especial em 2021, depois de levar o título no ano passado com um enredo em homenagem aos seus 90 anos de história.

“É o primeiro ano em que estou sem fazer nada no Carnaval. Aqui dentro está apertado.” Fernando Penteado, de 74 anos, diretor cultural do Vai-Vai, faz um gesto com a mão fechada sobre o peito. Neto de Frederico Penteado, um dos cinco fundadores da escola (que nasceu em 1930), Fernando começou a desfilar aos cinco anos com as cores preto e branco do bairro do Bixiga e hoje é uma espécie de entidade da escola.

No chão de um dos barracões do Vai-Vai, fantasias e adereços de anos anteriores formavam uma pequena montanha. Em uma parede, dezenas de rolos de fita de muitas cores e brilhos estavam organizadas em estante. Pedaços de tecido e moldes de gesso repousavam sobre duas grandes mesas de trabalho colocadas em cantos opostos do local fechado, onde apenas cinco pessoas trabalhavam nas alegorias. “Hoje era para ter mais de 100 pessoas aqui”, lamenta Fernando. À angústia da comunidade, soma-se a crise econômica provocada pelo coronavírus, que fez com que muitos membros da escola perdessem sua principal fonte de renda.

“Muitos dos nossos estão vendendo lanche ou fazendo artesanato para sobreviver. Tinha gente desesperada querendo fazer o desfile porque suas casas são ateliês de Carnaval, elas vivem disso e queriam trabalhar. Mas eu dizia que, se elas trabalhassem, o dinheiro seria só para comprar o caixão”, conta Fernando. Apesar de lamentar o primeiro Carnaval em mais de seis décadas sem pisar no sambódromo, ele não considera seguro ou apropriado fazer festa quando muitas pessoas estão adoecendo ou morrendo de Covid-19. A escola, conta Fernando, perdeu 30 pessoas para a doença, entre diretores, baianas, velha guarda e demais componentes. “De agosto a novembro, morriam dois ou três por mês. É impossível brincar em fevereiro diante de uma situação dessas.”

O diretor cultural também lembra das outras mazelas causadas por essa mudança na rotina da comunidade: “Tem gente que está tomando remédio, entrando em depressão, tristeza mesmo. Este ano vamos só fazer pipoca e sentar no sofá para assistir os desfiles do ano passado na televisão” (a TV Globo vai transmitir uma seleção, os maiores desfiles da história de São Paulo e do Rio, um convite à nostalgia, mas também à festa em casa).

Em uma das grandes mesas do barracão senta Luciana Mazola, de 42 anos, aderecista e decoradora responsável pelas alegorias do Vai-Vai, que só reassumiu seu posto de trabalho nos últimos meses e trabalha com uma equipe pequena para o próximo Carnaval. Ela, que há 28 anos largou o emprego de vendedora de automóveis para viver de Carnaval, teve que deixar a quadra para costurar máscaras em uma ONG e depois fazer telemarketing em uma empresa de internet e, assim, conseguir pagar as contas. “Há 20 anos na escola minha função é organizar e garantir que a criação do carnavalesco vai sair do papel. Quando perdi isso, consegui pagar os boletos, porém foi como se tivessem tirado um órgão do meu corpo. Perdi a adrenalina que tinha na minha rotina”, diz ela.

Luciana trabalha com as mesmas pessoas na sua equipe há, no mínimo, 10 anos. Quando a escola fechou os barracões e a quadra, ela passou os dados de todos para a direção do Vai-Vai, que organizou cestas básicas, kits de higiene e fraldas de criança paras serem entregues a esses trabalhadores. “Quem era aderecista, virou faxineira. Quem era forrador foi trabalhar em hospital, todo mundo tentou se manter”, conta. A solidariedade é um traço natural da escola de samba, onde muitos dos membros convivem mais entre si do que com suas próprias famílias. “Você acaba passando mais tempo aqui do que em casa. A cozinheira vira sua mãe, o diretor de barracão é como seu pai”, acrescenta.

[...]


Disponível em:<https://bityli.com/vvBU3 . Acesso em: 19 fev. 2021 (Adaptação).
Releia este trecho.
“[...] um martelo batendo num ferro em algum dos barracões da Liga das Escolas de Samba de São Paulo
[...]”
Considere as afirmativas a seguir.
I. “Num” é palavra formada pela contração da preposição “em” com o artigo indefinido “um”.
II. “Algum” é pronome indefinido que admite variação de gênero e número.
III. “Liga das Escolas de Samba de São Paulo” é substantivo próprio.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q3044731 Português
TEXTO I


Um “aperto no peito” e a adrenalina do carnaval contida na escola Vai-Vai, a mais antiga de São Paulo

A mais antiga escola de samba de São Paulo
celebraria neste ano a volta ao grupo especial.
Agremiação perdeu 30 integrantes para a Covid-19
e viu comunidade ter de se virar para sobreviver

Na manhã da sexta-feira de Carnaval, só se ouvia, lá longe, um martelo batendo num ferro em algum dos barracões da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, na zona norte da cidade. Um ano antes, o lugar estaria tomado de pessoas correndo de um lado para o outro, em uma cacofonia de sons que marcariam os últimos ajustes antes das noites de desfile. A pandemia de Covid-19 privou o Brasil de sua festa mais tradicional e mudou a vida de quem faz Carnaval o ano todo, não só em fevereiro. No caso do Grêmio Recreativo Cultural Vai-Vai, o aperto no peito é maior: a escola de samba mais antiga de São Paulo voltaria ao grupo especial em 2021, depois de levar o título no ano passado com um enredo em homenagem aos seus 90 anos de história.

“É o primeiro ano em que estou sem fazer nada no Carnaval. Aqui dentro está apertado.” Fernando Penteado, de 74 anos, diretor cultural do Vai-Vai, faz um gesto com a mão fechada sobre o peito. Neto de Frederico Penteado, um dos cinco fundadores da escola (que nasceu em 1930), Fernando começou a desfilar aos cinco anos com as cores preto e branco do bairro do Bixiga e hoje é uma espécie de entidade da escola.

No chão de um dos barracões do Vai-Vai, fantasias e adereços de anos anteriores formavam uma pequena montanha. Em uma parede, dezenas de rolos de fita de muitas cores e brilhos estavam organizadas em estante. Pedaços de tecido e moldes de gesso repousavam sobre duas grandes mesas de trabalho colocadas em cantos opostos do local fechado, onde apenas cinco pessoas trabalhavam nas alegorias. “Hoje era para ter mais de 100 pessoas aqui”, lamenta Fernando. À angústia da comunidade, soma-se a crise econômica provocada pelo coronavírus, que fez com que muitos membros da escola perdessem sua principal fonte de renda.

“Muitos dos nossos estão vendendo lanche ou fazendo artesanato para sobreviver. Tinha gente desesperada querendo fazer o desfile porque suas casas são ateliês de Carnaval, elas vivem disso e queriam trabalhar. Mas eu dizia que, se elas trabalhassem, o dinheiro seria só para comprar o caixão”, conta Fernando. Apesar de lamentar o primeiro Carnaval em mais de seis décadas sem pisar no sambódromo, ele não considera seguro ou apropriado fazer festa quando muitas pessoas estão adoecendo ou morrendo de Covid-19. A escola, conta Fernando, perdeu 30 pessoas para a doença, entre diretores, baianas, velha guarda e demais componentes. “De agosto a novembro, morriam dois ou três por mês. É impossível brincar em fevereiro diante de uma situação dessas.”

O diretor cultural também lembra das outras mazelas causadas por essa mudança na rotina da comunidade: “Tem gente que está tomando remédio, entrando em depressão, tristeza mesmo. Este ano vamos só fazer pipoca e sentar no sofá para assistir os desfiles do ano passado na televisão” (a TV Globo vai transmitir uma seleção, os maiores desfiles da história de São Paulo e do Rio, um convite à nostalgia, mas também à festa em casa).

Em uma das grandes mesas do barracão senta Luciana Mazola, de 42 anos, aderecista e decoradora responsável pelas alegorias do Vai-Vai, que só reassumiu seu posto de trabalho nos últimos meses e trabalha com uma equipe pequena para o próximo Carnaval. Ela, que há 28 anos largou o emprego de vendedora de automóveis para viver de Carnaval, teve que deixar a quadra para costurar máscaras em uma ONG e depois fazer telemarketing em uma empresa de internet e, assim, conseguir pagar as contas. “Há 20 anos na escola minha função é organizar e garantir que a criação do carnavalesco vai sair do papel. Quando perdi isso, consegui pagar os boletos, porém foi como se tivessem tirado um órgão do meu corpo. Perdi a adrenalina que tinha na minha rotina”, diz ela.

Luciana trabalha com as mesmas pessoas na sua equipe há, no mínimo, 10 anos. Quando a escola fechou os barracões e a quadra, ela passou os dados de todos para a direção do Vai-Vai, que organizou cestas básicas, kits de higiene e fraldas de criança paras serem entregues a esses trabalhadores. “Quem era aderecista, virou faxineira. Quem era forrador foi trabalhar em hospital, todo mundo tentou se manter”, conta. A solidariedade é um traço natural da escola de samba, onde muitos dos membros convivem mais entre si do que com suas próprias famílias. “Você acaba passando mais tempo aqui do que em casa. A cozinheira vira sua mãe, o diretor de barracão é como seu pai”, acrescenta.

[...]


Disponível em:<https://bityli.com/vvBU3 . Acesso em: 19 fev. 2021 (Adaptação).
Releia este trecho.

“Apesar de lamentar o primeiro Carnaval em mais de seis décadas sem pisar no sambódromo [...]”
Leia, a seguir, um trecho retirado da página do professor Sérgio Nogueira, no G1.
“Dúvida de leitor: ‘O elemento de composição dromo, de origem grega, tem o significado de ‘lugar para correr’, como atestam os bons dicionários. Assim existem as palavras autódromo, velódromo, hipódromo... Entretanto, o popular, nos últimos anos, fez a criação infeliz de sambódromo, camelódromo, para designar, respectivamente, o lugar onde as escolas de samba desfilam e o lugar onde se reúnem os camelôs. Esses neologismos, que estão sendo incorporados ao idioma, não poderiam ser de pior qualidade, já que o que se faz num sambódromo e num camelódromo não é nenhuma corrida.’”
Disponível em:https://bityli.com/nM45M . Acesso em: 19 fev. 2021.

Criações de palavras dessa natureza, como no caso de “sambódromo”, que não seguem rigorosamente os processos formais de criação de novas palavras, acontecem, principalmente, porque
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: C
5: A
6: A
7: B
8: A
9: D
10: D
11: D
12: B
13: C
14: A
15: B
16: D
17: C
18: A
19: D
20: A