Questões de Concurso

Foram encontradas 128 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3067910 Conhecimentos Gerais
Marque a alternativa que não se caracteriza como uma rede social:
Alternativas
Q3067909 Conhecimentos Gerais
Marque a alternativa que apresenta a data comemorativa com o mês respectivamente incorreto:
Alternativas
Q3067906 Conhecimentos Gerais
Avalie as questões a seguir sobre os automóveis e assinale a alternativa correta:
I - O modelo baseado nos automóveis gera uma crescente necessidade de ampliação de avenidas.
II – A taxa de ocupação no uso do carro é de apenas 1,5, fazendo com que seja um veículo mal utilizado do ponto de vista energético e ambiental.
III – Os carros elétricos não produzem nenhum tipo de dano ambiental na natureza, sendo ecologicamente mais eficientes do que os motores a combustão.

É correto afirmar:
Alternativas
Q3067893 Raciocínio Lógico

A turma do 5° ano fez uma pesquisa para descobrir quais são os seus animais de estimação. Eles organizaram os dados em um gráfico de barras. Com base no gráfico apresentado, quantos alunos da turma não possuem nenhum animal de estimação?


                                       Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q3067885 Português
Leia o texto adiante e, em seguida, responda:

Um quadro
(Sérgio Porto)

Até bem pouco caminhava de um lado para o outro. Depois sentou-se algum tempo e deixou-se ficar, respirando fundo a cada instante, em pleno estado de expectativa. Mas já agora levantase, vai ao bar e começa a preparar uma bebida. Mede a dose (forte) e atravessa a sala em direção à cozinha, em busca de gelo e água.

Faz tudo isso automaticamente, sem pensar. E volta a sentar-se no sofá da sala; desta vez de pernas cruzadas e copo na mão. Sorve um gole grande e desce-lhe pelo corpo uma dormência boa, uma quase carícia.

Nervoso? Não, não está nervoso. Apenas – é claro – este não é um momento qualquer.

Ao segundo copo está, por assim dizer, ouvindo o silêncio. Há barulhos que aumentam a quietude da noite: piano bem longe, assovio de alguém que passa, buzina numa esquina distante, latido de cachorro no morro, pio de ave, o mar. As luzes estão apagadas e a claridade que vem de fora projeta-se contra a parede e ilumina o quadro.

É um velho quadro a óleo, representando um homem de meiaidade, com barbas grisalhas e basto bigode. Está há tanto tempo pendurado na parede que raramente repara nele. Um dia – faz muitos anos – perguntou quem era. Disseram-lhe que era o fundador da família, um antepassado perdido no tempo, que um pintor da época retratara sabe lá Deus por quantos patacos.

“Ele é o pai do pai do pai do pai do pai de meu pai”, pensou.

Por que, na partilha dos bens, sobrara-lhe o quadro é coisa que não sabe explicar. Quando os irmãos se separaram e deixaram a casa que seria demolida, talvez tivesse apanhado o “velho dos bigodes” (que é como o chamavam os meninos) e metido em um dos caixotes.

Agora estava ali a fazer-lhe companhia, espiando-o com seus olhos mansos em nada diferentes dos de seus semelhantes, outros avós, de outras famílias, em outras molduras.

Seu olhar calmo, de uma meiguice que os homens de hoje esqueceram de conservar, quanta coisa já contemplou? Quantos dramas, comédias, gestos, atitudes, festas, velórios? Quantas famílias de sua família?

Por certo viu moças que feneceram, homens que já não são mais. Assistiu impávido a batizados e casamentos, beijos furtivos, formaturas. Na sua longa experiência de emoldurado provavelmente pouco se comoveu com as comemorações e os lamentos, fracassos ou júbilos dos que transitaram, através dos tempos, frente às muitas paredes em que o colocaram.

Em 1850 morava numa fazenda, casa do bisavô. Depois, ao findar o século, noutra fazenda, de terras menos pródigas, foi testemunha muda e permanente de um lento caso de morte.

“Meu avô”, pensou o que esperava, dando mais um gole na bebida. Será que pressentira a chegada da morte? A saúde do velho esvaindo-se, apagando-se lentamente, como um chio. As intermináveis noites de apreensão, a tosse quebrando o silêncio, angustiando os que esperavam. Depois não foi preciso esperar mais. Depois mais nada.

Mais nada ou tudo outra vez, que um dos filhos levou consigo o “velho dos bigodes” para novas contemplações; de outras paredes para outros descendentes. 

O telefone toca violentamente. O que aguarda a notícia salta para ele e com voz rouca atende:

- Seu filho já nasceu – informa a voz do outro lado. E acrescenta:

- Tudo vai bem.

O homem volta sereno para o bar. Enche novamente o copo, agora a título de comemoração. Levanta-o à altura do peito, mas na hora de beber lembra-se do velho do quadro e saúda-o sem dizer qualquer palavra. Não fosse o nervosismo de há pouco e também os uísques que tomara, seria capaz de jurar que o “velho dos bigodes” sorrira. Manchete, 23/01/1957.

PORTO, Sérgio. O homem ao lado: crônicas / Sérgio Porto 1ª edição. – São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
Releia e responda: “Mais nada ou tudo outra vez, que um dos filhos levou consigo o “velho dos bigodes” para novas contemplações; de outras paredes para outros descendentes.”
Os pronomes sublinhados, respectivamente, são:
Alternativas
Q3067720 Geografia
Em relação ao bioma da Caatinga, analise os itens a seguir:
I - É um bioma exclusivamente brasileiro, que se estende por cerca de 90% da região Nordeste e 30% do território nacional.
II - A Caatinga é marcada por um clima semiárido, quente e seco, e por espécies endêmicas que se adaptaram à escassez de chuva.
III – A vegetação da Caatinga apresenta características que se adaptam ao clima, como a queda das folhas durante a seca.

É correto afirmar:
Alternativas
Q3067719 Geografia
Leia o texto a seguir:
“Os manguezais são formados por uma série de fisionomias vegetais resistentes ao fluxo das máres- e, portanto, ao sal -, desde árvores e outras espécies arbustivas, passando por bancos de lama e de sal, salinas e pântanos salinos. Entre essas fisionomias estão os apicuns, também chamados de "slagados". Cientificamente são definidos como um ecótono, uma zona de transição, de solo geralmente arenoso, sem cobertura vegetal ou abrigando uma vegetação herbácea.” ( acessado em setembro de 2024: https://antigo.mma.gov.br/o-que-erss/item/395manguezais.html#:~:text=Manguezal%20%C3%A9 %20uma%20zona%20%C3%BAmida,a%20terra%20e%20o%2 0mar.)
É correto afirmar que o Manguezal é considerado um:
Alternativas
Q3067718 Conhecimentos Gerais
O que significa BRICS?
Alternativas
Q3067708 Legislação de Trânsito
O padrão de cores vermelhos na sinalização horizontal é utilizado para:
Alternativas
Q3067707 Legislação de Trânsito
As placas de trânsito são consideradas sinalizações de tipo:
Alternativas
Q3067703 Legislação de Trânsito
Sobre o uso da buzina, observe os itens a seguir:
I – Pode-se usar para fazer as advertências necessárias a fim de evitar sinistros
II – Pode-se usar fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.
III – Pode-se utilizar livremente entre as vinte e duas e as seis horas.

É correto afirmar:
Alternativas
Q3067701 Legislação de Trânsito
Julgue em V para Verdadeiro e F para Falso para o que compete ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN):
( ) Estabelecer as normas regulamentares referidas neste Código e as diretrizes da Política Nacional de Trânsito.
( ) Coordenar os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, objetivando a integração de suas atividades.
( ) Zelar pela uniformidade e cumprimento das normas contidas neste Código e nas resoluções complementares.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q3067017 Pedagogia
Considerando a perspectiva piagetiana de sala de aula como um espaço de construção do conhecimento, qual das proposições descreve adequadamente o papel do ambiente educacional segundo o construtivismo?
Alternativas
Q3067014 Português
Qual das opções abaixo não faz parte de uma estratégia argumentativa:
Alternativas
Q3067011 Português
Qual das palavras a seguir é um exemplo de neologismo:
Alternativas
Q3067010 Português
Possui o mesmo radical a seguinte sequência de palavras:
Alternativas
Q3067008 Português
Todas as alternativas devem conter o acento grave, exceto:
Alternativas
Q3067004 Pedagogia
Com o crescimento da utilização de tecnologias na educação, a cidade de Princesa Isabel está passando por uma fase de transição para uma maior inserção de ferramentas digitais no ensino. Sabendo da importância da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto da educação, como as escolas locais poderiam enfrentar os desafios tecnológicos e adaptar suas práticas pedagógicas a essa nova realidade?

Itens para avaliar:
1. O acesso à internet de alta qualidade e a disponibilidade de equipamentos tecnológicos nas escolas.
2. A formação de professores para o uso de tecnologias educacionais.
3. O impacto da BNCC na organização do currículo escolar e na introdução de tecnologias.
4. O papel da comunidade escolar no apoio à inserção de tecnologias no ensino.
5. A adequação das plataformas digitais disponíveis ao contexto socioeconômico dos alunos da cidade.
Alternativas:
Alternativas
Q3066999 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes que orientam o currículo escolar em todo o Brasil. No que diz respeito ao desenvolvimento de competências gerais, qual das alternativas a seguir melhor exemplifica a aplicação dessas diretrizes na prática pedagógica? 
Alternativas
Q3066997 Pedagogia
Piaget, ao discutir o desenvolvimento cognitivo, afirma que o aluno passa por estágios de desenvolvimento e que o aprendizado depende de como ele interage com o mundo ao seu redor. Qual das alternativas abaixo está de acordo com as práticas pedagógicas baseadas na teoria de Piaget?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: E
5: A
6: B
7: B
8: E
9: C
10: A
11: D
12: B
13: C
14: E
15: A
16: E
17: C
18: B
19: B
20: D