Questões de Concurso

Foram encontradas 95 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1386616 Medicina
A Infecção do Trato Urinário (ITU) não é classificada como complicada quando
Alternativas
Q1386613 Enfermagem

A Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS - vem apresentando, desde a sua instituição, no ano de 2003, algumas ferramentas potentes para esse processo de racionalização do atendimento na Rede de Urgência e Emergência (RUE). Trata-se do “acolhimento com classificação de risco” (...) que tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência, de forma que o atendimento seja ágil e oportuno.

(REDES DEATENÇÃO À SAÚDE: REDE DE URGÊNCIAE EMERGÊNCIA– RUE, p. 07. Disponível em www.unasus.ufma.br).


Considere as afirmativas abaixo no que diz respeito à relação de condição para a transferência de um paciente:


I- A regulação pré-hospitalar de urgências e emergências/Samu 192 é responsável pelo atendimento do usuário após ter ocorrido um agravo à sua saúde que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte mediante deslocamento de equipe médica em ambulâncias adequadas ao caso e sua remoção para as portas de entrada da Rede de Urgência e Emergência (hospitais de prontos-socorros e unidades de pronto atendimento), estabelecidas na Região de Saúde.

II- A regulação pré-hospitalar de urgências e emergências/Samu 192 afirma que a solicitação para o atendimento poderá ser feita pelo usuário ou por um serviço de saúde no qual o paciente já tenha recebido o primeiro atendimento necessário à estabilização do quadro de urgência apresentado, mas que necessita ser conduzido a outro serviço de maior complexidade para a continuidade do tratamento.

III- A regulação inter-hospitalar de urgências e emergências /Central de Leitos de Retaguarda de urgência e emergência – CLR é responsável pela regulação do acesso e transferência dos pacientes inicialmente atendidos e estabilizados nas unidades consideradas como portas de entrada da Rede de Urgência e Emergência para Leitos de Retaguarda da Rede de Urgência e Emergência que incluem leitos clínicos, leitos de unidade de terapia intensiva, leitos de longa permanência, leitos de unidade coronariana e leitos de acidente vascular cerebral.

IV- A regulação inter-hospitalar de urgências e emergências /Central de Leitos de Retaguarda de urgência e emergência – CLR aponta que em cada região de saúde os Leitos de Retaguarda serão identificados nas unidades hospitalares, para utilização exclusiva da central de regulação inter-hospitalar de urgências e emergências, conforme distribuição das grades de referência e pactuação nos planos de ação regional, partes integrantes da Rede de Atenção de Urgência e Emergência.


Estão CORRETAS

Alternativas
Q1386612 Medicina

A prática médica é exercida e substanciada por princípios fundamentais, dentre estes, no que tange à autonomia, beneficência e não maleficência do paciente, e dever do médico, se destacam respectivamente:


I- A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza. E o alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.

II- O médico guardará absoluto respeito pelo ser humano e atuará sempre em seu benefício. Jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade.

III- O médico guardará sigilo a respeito das informações de que detenha conhecimento no desempenho de suas funções, com exceção dos casos previstos em lei. E, no processo de tomada de decisões profissionais, de acordo com seus ditames de consciência e as previsões legais, o médico aceitará as escolhas de seus pacientes, relativas aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por eles expressos, desde que adequadas ao caso e cientificamente reconhecidas.

IV- Nas situações clínicas irreversíveis e terminais, o médico evitará a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários e propiciará aos pacientes sob sua atenção todos os cuidados paliativos apropriados.

V- Quando envolvido na produção de conhecimento científico, o médico agirá com isenção e independência, visando ao maior benefício para os pacientes e a sociedade. E, sempre que participar de pesquisas envolvendo seres humanos ou qualquer animal, o médico respeitará as normas éticas nacionais, bem como protegerá a vulnerabilidade dos sujeitos da pesquisa.


Portanto, estão CORRETOS

Alternativas
Q1386490 Saúde Pública
A partir da Constituição de 1988 foram definidas diretrizes para o Sistema Único de Saúde (SUS) que pudessem garantir a sua construção reduzindo o hiato entre os direitos sociais garantidos em lei e a capacidade de oferta de ações e serviços de saúde pública. Assim, assinale a alternativa onde estão descritas as diretrizes referidas acima.
Alternativas
Q1386489 Psicologia
Podemos considerar que os CAPS são serviços estratégicos da Reforma Psiquiátrica brasileira, apontando para a possibilidade de organização de uma rede substitutiva ao hospital psiquiátrico em nosso país. A estratégia de intervenção utilizada nesta unidade que objetiva aumentar a resolubilidade da Saúde da Família ((SF) e produzir maior responsabilização pela saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS) é chamada de
Alternativas
Q1386487 Psicologia
O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) é uma estrutura vinculada à atenção primária à saúde que tem como pressupostos, dentre outros, educação permanente em saúde e promoção da saúde e humanização. Para dar conta de suas atribuições o NASF utiliza um conjunto de ferramentas. Assim, assinale a alternativa em que está descrita a ferramenta Projeto Terapêutico Singular.
Alternativas
Q1386486 Psicologia
Na construção da Atenção Integral à saúde, a Atenção Básica deve cumprir algumas funções importantes para a concretização dessa atenção integral. Desta forma, assinale a alternativa que NÃO se configura como uma dessas funções.
Alternativas
Q1386485 Psicologia
O movimento denominado de Reforma Psiquiátrica surgiu nos anos de 1970 quando emergem momentos de debates em torno de conceitos e aspectos filosóficos com implicações diretas no cuidado ao doente mental. Assim, a reforma psiquiátrica significou
Alternativas
Q1386483 Psicologia
Para RIBEIRO (2013) o psicodiagnóstico é um momento extremamente delicado e complexo na direção da compreensão do ser humano em processo terapêutico. Assim, assinale a alternativa em que NÃO se configura uma característica do psicodiagnóstico.
Alternativas
Q1386481 Psicologia
De acordo com FREUD o principal problema enfrentado pela psique humana é encontrar maneiras de enfrentar a ansiedade. Há, segundo ele, duas formas de lidar com a ansiedade; primeiro lidando diretamente com a situação e resolvendo o problema e, segundo, distorcendo a realidade. Ou seja, o ego protege toda a personalidade da ameaça, falsificando a natureza dela. Neste caso, recorre-se aos mecanismos de defesa. Assim, assinale a alternativa em que está caraterizado o mecanismo de defesa em que achamos motivos aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis.
Alternativas
Q1386480 Psicologia
A psicanálise é considerada por muitos estudiosos como uma abordagem importante e de referência para a compreensão do comportamento humano ainda nos dias de hoje no que pesem críticas a alguns aspectos da teoria. No início de seus estudos FREUD assume que há conexões entre todos os eventos mentais, e para explicar essa premissa criou o modelo Consciente, Pré-consciente e Inconsciente para dar conta dessa tarefa. A partir da compreensão desse modelo assinale a segunda coluna de acordo com a primeira.
C – Consciente ( ) Onde estão os recalques P– Pré-consciente ( ) Onde estão porções da memória que são acessíveis I – Inconsciente ( ) Onde estão conteúdos do aqui e do agora
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1386477 Psicologia
Ao ser contratado e ingressar em uma organização o profissional da psicologia deve considerar alguns aspectos dela para saber se estão compatíveis ou não com os princípios e regras do Código de Ética de sua profissão. Desta forma, assinale a alternativa em que o aspecto NÃO deve ser considerado como decisivo.
Alternativas
Q1386476 Psicologia
A partir de uma compreensão do Código de Ética do Psicólogo, assinale a alternativa em que não se caracteriza um dever deste profissional na realização de suas atividades.
Alternativas
Q1386474 Pedagogia
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, são atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado:
I - Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial. II- Adotar procedimentos pedagógicos que substituam os profissionais da escola regular. III- Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade. IV - Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação. V- Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos.
Está(ão) CORRETA(S)
Alternativas
Q1386472 Pedagogia
O Transtorno de Conduta, elencado dentre os transtornos de ajustamento, é classificado como transtorno psiquiátrico em crianças e adolescentes, enquanto a expressão personalidade antissocial é aplicada a indivíduos com mais de 18 anos, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. São critérios para diagnóstico:
I - Já usou armas que podem causar ferimentos graves (pau, pedra, caco de vidro, faca, revólver. II- Uso continuado de drogas psicotrópicas. III- Iniciou incêndio deliberadamente com a intenção de provocar sérios danos. IV - Ter alucinações e sentir-se ameaçado. V- Arrombou e invadiu casa, prédio ou carro.
Estão CORRETOS os critérios
Alternativas
Q1386471 Pedagogia
Sobre transtornos de aprendizagem e de ajustamento é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1386470 Pedagogia
Considerando as principais características da concepção inatista do desenvolvimento humano, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q1386469 Pedagogia
As ciências da educação têm demonstrado que as desigualdades sócio-culturais são indefensáveis e que não são politicamente inocentes. Frente a esta constatação, as práticas pedagógicas devem
Alternativas
Q1386466 Pedagogia
Sobre concepções de currículo é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1386464 Pedagogia
Sobre as tendências pedagógicas, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: C
5: A
6: D
7: B
8: A
9: E
10: B
11: C
12: B
13: C
14: D
15: C
16: B
17: A
18: A
19: B
20: E