Questões de Concurso
Foram encontradas 128 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
( ) Chama-se metro a medida das sílabas que formam o verso. Para fazer a escansão, isto é, a contagem das sílabas métricas, basta que se siga a contagem de todas as sílabas do verso. Assim, o verso “Eu/fui/à/ta/re/fa/num/tem/po/de/dra/ma” apresenta 12 sílabas métricas.
( ) Denomina-se rima a semelhança sonora dos fonemas da última sílaba tônica do verso. Quando as palavras que rimam pertencem à mesma classe morfológica, tem-se rima rica (caso de “morrer”/“dizer”, ambos verbos); já quando se trata de palavras pertencentes a classes gramaticais diferentes, há rima pobre (caso de “mar”/“passar”, substantivo e verbo, respectivamente).
Convite
Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam.
As palavras não: quanto mais se brinca
com elas mais novas ficam.
Como a água do rio que é água sempre nova.
Como cada dia que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
(Fonte: José Paulo Paes — Adaptado.)
A literatura infantil e infantojuvenil brasileira já ostenta um cânone bastante variado. Nesse sentido, o poema de José Paulo Paes (1926-1998) convida, em perspectiva metalinguística, o leitor a:
I. Segundo a hipótese behaviorista, a criança aprende a língua pela associação entre estímulo – resposta – reforço.
II. Para a teoria gerativa, calcada na hipótese inatista, o ser humano nasce dotado de um dispositivo responsável pela aquisição da língua.
Década Internacional das Línguas Indígenas (IDIL 2022-2032)
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Década Internacional das Línguas Indígenas (International Decade of Indigenous Languages — IDIL 2022-2032) para chamar a atenção global para a situação crítica de muitas línguas indígenas e mobilizar partes interessadas e recursos para sua preservação, revitalização e promoção. O objetivo é garantir o direito dos Povos Indígenas de preservar, revitalizar e promover suas línguas e integrar a diversidade linguística e os aspectos do multilinguismo nos esforços de desenvolvimento sustentável.
(Fonte: UNESCO — Adaptado.)
A história de uma língua é inseparável da história de seus falantes, daqueles que a herdaram, modificaram e recriaram ao longo do tempo. A história da língua portuguesa falada no Brasil é profundamente marcada pelo contato com outros povos e culturas, seja dos povos originários que aqui viviam séculos antes, seja dos povos escravizados, bem como daqueles que para cá migraram nos últimos séculos.
(Fonte: Museu da Língua Portuguesa — Adaptado.)
A respeito das línguas indígenas brasileiras em perspectiva comparada com o ensino-aprendizagem da língua portuguesa no ensino fundamental, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As línguas indígenas brasileiras integram o multilinguismo no país, juntamente com a língua portuguesa, a Libras, as línguas ou dialetos regionais, as línguas dos povos escravizados e as línguas dos imigrantes, razão pela qual é prescindível que o professor de língua portuguesa aborde o acervo linguístico desses povos originários em suas práticas pedagógicas.
( ) Existem muitos vocábulos ou expressões originadas de línguas indígenas que compõem o léxico do português do Brasil, sendo estas passíveis de produtivas abordagens pedagógicas nas aulas de língua portuguesa, tendo como exemplo o estudo da toponímia e da flora e fauna brasileiras.
( ) É papel da escola estimular e mobilizar reflexão sistemática sobre a nossa diversidade linguística indígena, inclusive visando à consolidação de um olhar linguístico em prol do desenvolvimento sustentável e da convivência multicultural.
Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem (1ª parte). Assume-se, na BNCC de Língua Portuguesa, uma perspectiva de progressão de conhecimentos que vai das regularidades às irregularidades e dos usos mais frequentes e simples aos menos habituais e mais complexos (2ª parte).
A sentença está:
I. Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
II. Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
III. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, invariável, homogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidade de seus usuários e da comunidade.
Está(ão) CORRETO(S):
Se o raio da embalagem esférica for aumentado em 3 vezes o seu valor original, o aumento no volume da esfera será de:
Assinalar a alternativa CORRETA:
A unidade temática ____________ tem como finalidade o desenvolvimento de um tipo especial de pensamento, este, é essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos.
Australia’s first people—known as Aboriginal Australians— have lived on the continent for over 50,000 years. Diverse and culturally distinctive, they are represented by more than 250 distinct language groups spread throughout Australia. About 3 percent of Australia’s population has Aboriginal heritage. But the origins, and fate, of Australia’s native peoples are still the subject of heated debates—ranging from social disparities to legal representation, and even whether their genocide can really be considered a genocide.
(Source: National Geographic — adaptation.)
I’m ____ the bus stop waiting because I need to go to work. I’m sweating quite a lot. My town, ____ the summer, is very hot, so I usually avoid the sun. I prefer to stay _____ the shade.
Assinalar a alternativa que apresenta a tradução CORRETA para o trecho abaixo:
The children are playing at the park, and I’m cooking dinner.