Questões de Concurso

Foram encontradas 215 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2541515 Medicina
A deficiência causa anemia megaloblástica, danos à substância branca da medula espinhal e encéfalo e neuropatia periférica. O diagnóstico se faz pela medida plasmática e o teste de Schilling ajuda a determinar a etiologia. Em idosos, a absorção inadequada mais comumente resulta da diminuição da secreção ácida.
A qual quadro clínico corresponde essa caracterização?
Alternativas
Q2541514 Medicina
Consiste em lesão física ao tecido cerebral que, temporária ou permanentemente, incapacita a função cerebral. O diagnóstico é suspenso clinicamente e confirmado por imagens (primariamente TC). Inicialmente, o tratamento consiste em suporte respiratório e manutenção adequada de ventilação, oxigenação e pressão arterial (PA). Com frequência, a cirurgia é necessária em pacientes com lesões mais graves para a colocação de monitores a fim de medir a elevação da pressão intracraniana, descomprimir o cérebro se a pressão intracraniana estiver aumentada ou remover hematomas intracranianos. Nos primeiros dias após a lesão, é importante manter a perfusão e oxigenação cerebral adequadas e prevenir complicações de alteração do sensório. Subsequentemente, muitos pacientes requerem reabilitação.
De qual urgência neurológica trata essa descrição?
Alternativas
Q2541513 Medicina
Na atuação em emergências neurológicas, os médicos devem estar familiarizados com diversos protocolos que visam garantir um atendimento rápido, preciso e eficiente. Tais protocolos são essenciais para realizar o diagnóstico correto, estabilizar o paciente e encaminhá-lo para tratamento especializado.
No caso de emergências neurológicas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), existem protocolos específicos. A opção que aborda uma conduta para o caso mencionado anteriormente é:
Alternativas
Q2541512 Medicina
A antibioticoterapia foi a mais revolucionária mudança ocorrida na história da medicina no campo das doenças infecciosas. Os antibióticos são substâncias químicas produzidas por microrganismos vivos ou obtidos em laboratório por síntese, capazes de inibir ou destruir o crescimento de microrganismos patogênicos, sendo utilizados para prevenir (profilaxia antibiótica) ou combater uma infecção causada por um determinado microrganismo.
Contudo, nem sempre a antibioticoterapia é indicada, sendo importante ressaltar que o uso prolongado e irracional dos antimicrobianos, além da multirresistência, pode elevar o risco de toxicidade, de interações medicamentosas e de diarreia por Clostridium difficile. Dentre as opções abaixo, assinale a que apresenta uma indicação adequada de antibioticoterapia: 
Alternativas
Q2541510 Medicina
Os distúrbios hidroeletrolíticos constituem-se em eventos extremamente comuns na prática médica pediátrica, principalmente em situações de emergência, quando, dependendo da magnitude, podem representar risco de vida ou de sequelas para o paciente. A desidratação, independentemente da etiologia, tem sua importância definida pela intensidade das perdas líquidas (1º, 2º e 3º graus) e pela proporção de perdas salinas em relação à perda de água (isotônica, hipotônica e hipertônica), devendo ser corretamente caracterizada, de modo a orientar um tratamento adequado.
Que tipo de distúrbio se caracteriza pelo risco de arritmias cardíacas e, portanto, requer atenção especial e tratamento cuidadoso? 
Alternativas
Q2541508 Medicina
Indique a opção que descreve um quadro de Tromboembolismo Venoso.
Alternativas
Q2541507 Medicina
É sabido que pacientes que sofrem uma parada cardiorrespiratória e recebem reanimação cardíaca imediata podem dobrar e até triplicar a chance de sobrevivência. Nessa perspectiva, a reanimação cardiopulmonar (RCP) é uma sequência organizada de ações, em resposta a uma parada cardíaca.
Sobre as técnicas de RCP para profissionais de saúde, qual a conduta no caso de RCP em adulto e com apenas um socorrista?
Alternativas
Q2541506 Medicina
Diz respeito à perda súbita da capacidade dos rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do sangue, que pode ficar fora de equilíbrio, sendo comum em pacientes que já estão no hospital com alguma outra condição.
A qual quadro clínico se relaciona a descrição?
Alternativas
Q2541504 Medicina
Ainda sobre o Transporte Médico em Urgências, assinale a descrição equivalente ao transporte do TIPO C - Ambulância de Resgate. 
Alternativas
Q2541503 Medicina
Os veículos utilizados para transporte de viajantes enfermos ou suspeitos devem possuir minimamente os requisitos contidos no item 2.1 da Portaria nº. 2.048/02 do Ministério da Saúde.
Que tipo de veículo deve ser utilizado para o atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências préhospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos? 
Alternativas
Q2541501 Medicina
Uma paciente de 69 anos deu entrada no Pronto Atendimento do hospital apresentando dor no peito (angina), falta de ar e um inchaço considerável dos pés. Além disso, encontra-se em sobrepeso e tem histórico clínico de diabetes e hipertensão.
 O exame físico apresentou o seguinte resultado:
Regular estado geral, corada, hidratada, afebril, anictérica, acianótica, sem turgência jugular, edemas ou linfonodomegalias. PA 120×70 mmHg; FC 83 bpm; FR 17 irpm; SatO2 92%. Ritmo cardíaco regular, com bulhas cardíacas hipofonéticas, com sopro diastólico em foco de base. Tórax simétrico, com expansibilidade preservada. Murmúrio vesicular presente em ambos hemitóraces, sem ruídos adventícios. Abdome plano, flácido, sem lesões ou herniações. Timpânico, com ruídos hidroaéreos normais. Indolor à palpação superficial e profunda. Pulsos palpáveis e simétricos. Ausência de cianose e edema. Tempo de enchimento capilar < 2 segundos. Pulsos palpáveis e simétricos. 
Quanto aos exames complementares, obteve-se o seguinte resultado:
Hemograma, glicemia e função renal sem alterações Na: 130 mmol/L (VR: 135-145 mmol/L) K: 4,2 mmol/L (VR: 3,5-5,5 mmol/L) CKMB: 8,0 ng/ml (VR: < 5,0 ng/ml) Troponina: 4,3 ng/ml (VR: < 0,04 ng/ml)
CATETERISMO: Circulação coronariana com padrão obstrutivo triarterial: CD com lesão 90% terço médio; DA com lesão de 99% terço médio; CX com múltiplas lesões, sendo a mais importante 90% do terço médio.
A partir desse histórico, qual é o diagnóstico sugestivo desse caso clínico?
Alternativas
Q2541465 Pedagogia
Com base nos artigos 205 a 214 da Constituição Federal de 1988, que tratam da legislação na educação, assinale a alternativa que melhor descreve o objetivo primordial do Estado em relação à educação no Brasil, conforme estabelecido nesses dispositivos constitucionais:
Alternativas
Q2541464 Pedagogia
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, conforme estabelecido pela Lei nº 13.146/2015, o papel das escolas regulares é:
Alternativas
Q2541463 Pedagogia
Marque a alternativa que indica corretamente o principal objetivo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, estabelecida pela Lei nº 13.146/2015:
Alternativas
Q2541462 Pedagogia
Acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), complete a frase e assinale a alternativa correta.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período ____________, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal. Dessa forma, é fundamental que o Estado assegure o acesso a serviços de saúde mental para mulheres nesse período delicado da vida.
Alternativas
Q2541461 Pedagogia
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) busca a garantia da proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil. Com base nessa premissa legal, assinale a alternativa que indica corretamente o período de vida que o ECA estabelece como o da infância e adolescência:
Alternativas
Q2541460 Pedagogia
Identifique os dois autores que são reconhecidos internacionalmente por suas contribuições significativas para a área da Psicologia na Educação, desenvolvendo a Teoria Sociocultural e do Desenvolvimento Cognitivo. 
Alternativas
Q2541459 Pedagogia
Quais são as competências e habilidades destacadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta o currículo escolar no Brasil?
Alternativas
Q2541458 Pedagogia
Como a educação profissional e técnica influencia positivamente o desenvolvimento socioeconômico do Brasil? 
Alternativas
Q2541457 Pedagogia
Considerando as práticas educativas na saúde, bem como a sua importância, marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
A educação em saúde desempenha um papel de suma importância na comunidade, especialmente ao focar na promoção de _____________, que contribui para a prevenção de doenças e a melhoria contínua da qualidade de vida.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: D
5: B
6: D
7: C
8: E
9: B
10: D
11: B
12: B
13: D
14: C
15: B
16: E
17: B
18: A
19: A
20: B