Questões de Concurso
Foram encontradas 236 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A dislexia é um distúrbio neurobiológico caracterizado pela dificuldade no reconhecimento preciso ou fluente das palavras, com dificuldade de soletrar e recodificar os sinais gráficos em sons.
Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Ramon M. Cosenza, Leonor B. Guerra.)
Considerando a dislexia, assinale a afirmativa correta.
Nas crianças que sofrem de discalculia, a capacidade de adquirir as habilidades matemáticas está seriamente prejudicada.
(Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Ramon M. Cosenza, Leonor B. Guerra.)
Sobre a discalculia, é INCORRETO afirmar que:
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é mais evidente na fase escolar, pois é nesta época que familiares e educadores percebem que a criança não consegue prestar atenção no que é ensinado, determinando dificuldades escolares diversas e, também, distúrbios no seu relacionamento.
(Psicopedagogia: um portal para a inserção social. ABPP. Silvia Amaral de Mello Pinto. Coord.)
Tendo como referência o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos fatores envolvidos na origem destes distúrbios é a hereditariedade, atingindo mais meninas e, normalmente, estas crianças apresentam inteligência abaixo da média.
II. Em adolescentes, os sintomas de hiperatividade aparecem sob a forma de inquietação interior e, no adulto, se caracteriza por desorganização no local de trabalho.
III. Não existem exames complementares que permitam o diagnóstico de certeza deste quadro; portanto, o diagnóstico é essencialmente clínico.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Mantoan (2003) afirma que “a escola inclusiva precisa redefinir seus planos frente a uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diversidades”. Analise as afirmativas a seguir sobre inclusão escolar.
I. Compreende-se, pela perspectiva da inclusão, que todos os sujeitos são diferentes e que as instituições escolares precisam ser transformadas para atender às pessoas com ou sem deficiência, respeitando as suas diferenças.
II. A proposta de educação inclusiva tem a escola como um espaço em que todos constroem conhecimentos, segundo suas capacidades e se desenvolvem como cidadãos nas suas diferenças.
III. As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores são consideradas como alicerce no processo inclusivo nas escolas; a responsabilidade é somente do professor.
IV. A educação inclusiva tem a perspectiva de promover a transformação da sociedade e a participação qualificada tão somente dos alunos com deficiência nas instituições de ensino regular.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
O Ministério da Educação foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios, como saúde, esporte, educação e meio ambiente. (...) Somente em 1995, a instituição passa a ser responsável apenas pela área da educação.
(Disponível em: portal.mec.gov.br.)
O Ministério da Educação, órgão da administração federal direta, tem como área de competência a educação em geral que compreende, dentre outros, EXCETO:
A intensa expansão do uso social das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) sob a forma de diferentes dispositivos móveis conectados à internet sem fio, utilizados em diferentes espaços, tempos e contextos, observada na segunda década do século XXI, gerou e continua gerando mudanças sociais que provocam a dissolução de fronteiras entre espaço virtual e espaço físico e criam um espaço híbrido de conexões.
(Bacich & Moran. ORGS. Metodologias ativas para uma educação inovadora.)
A metodologia ativa se caracteriza:
I. Pela inter-relação meramente entre educação e cultura.
II. É desenvolvida por meio de métodos ativos e criativos.
III. Centraliza na atividade da sociedade com a intenção de propiciar a aprendizagem de um mundo globalizado.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)