Questões de Concurso

Foram encontradas 236 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1821519 Pedagogia
O que caracteriza o cotidiano escolar é a relação entre as culturas; relação atravessada por tensões e conflitos. Isso se acentua quando as culturas crítica, acadêmica, social e institucional, profundamente articuladas, tornam-se hegemônicas e tendem a ser absolutizadas em detrimento da cultura experiencial, que, por sua vez, possui profundas raízes socioculturais. Em vez de preservar uma tradição hegemônica, a escola está sendo chamada a: I. Lidar com a pluralidade de culturas, reconhecer os diferentes sujeitos socioculturais presentes em seu contexto, abrir espaços para a manifestação e valorização das diferenças. II. Silenciar e neutralizar a pluralidade e a diferença, pois se sente mais confortável com a homogeneização e a padronização. III. Abrir espaços para a diversidade, a diferença; para o cruzamento de culturas constitui o grande desafio a fim de estabelecer uma tradição monocultural. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1821518 Pedagogia
O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos. Tal concepção:
Alternativas
Q1821517 Pedagogia
A Andragogia corresponde à ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender. É preciso considerar que a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem de adultos. Estes, por sua vez, são motivados a aprender, conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará em sua vida. O modelo andragógico se baseia nos seguintes princípios:
Alternativas
Q1821516 Pedagogia
De acordo com o RCNEI, uma parte significativa da autoestima advém do êxito conseguido diante de diferentes tipos de desafios. Neste sentido, a obtenção de êxito, por parte das crianças, na realização de algumas ações é um ponto que merece atenção. Para que se possa garantir que as crianças tenham êxito em suas ações, é preciso:
Alternativas
Q1821515 Pedagogia
As matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas. São um instrumento a mais, porque importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo, especialmente a vivência dos mecanismos de participação crítica. Os conteúdos propriamente ditos são os que resultam das necessidade e interesses manifestos pelo grupo e que não são, necessária e nem indispensavelmente, as matérias de estudo. Tal conceito acerca dos conteúdos de ensino é relativo à tendência pedagógica:
Alternativas
Q1821514 Pedagogia
O papel da Educação Infantil é de proporcionar um ambiente rico em desafios, respeitar a espontaneidade e a criatividade da criança, favorecer informações sobre o mundo que a cerca, satisfazer necessidades emocionais, sociais e físicas. A alfabetização, quando não estimulada, é consequência destas oportunidades vivenciadas na Educação Infantil. A este respeito, analise as afirmativas a seguir. I. Uma criança de 4 ou 5 anos, que cresce em um ambiente urbano, no qual vai encontrar textos escritos em qualquer lugar, não faz nenhuma ideia a respeito da natureza deste objeto cultural até ter 6 anos e uma professora à sua frente. II. Quanto mais se oferecer à criança o contato com diferentes linguagens, maior será seu universo cultural. As escolas precisam estar atentas ao momento certo de começar a introduzir a alfabetização. III. A escola deve priorizar atividades que envolvam o desenhar, recortar, colar, pintar, modelar, correr, ouvir, cantar, dentre outras, para que as crianças possam desenvolver as habilidades do ler e escrever. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1821513 Pedagogia
Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é imprescindível que o educador conheça profundamente o estudante para que possa desenvolver uma prática que responda às necessidades de cada um, em que os erros sejam explicados e possibilitem intervenções no processo como um todo, garantindo o sucesso através de uma avaliação que tenha este caráter também formativo. Dessa forma, podemos afirmar que a avaliação enquanto relação dialógica, EXCETO:
Alternativas
Q1821511 Pedagogia
O conhecimento escolar tem características próprias que o distingue de outras formas de conhecimento. Ou seja, vemos o conhecimento escolar como um tipo de conhecimento produzido pelo sistema escolar e pelo contexto social e econômico mais amplo, produção esta que se dá em meio a relações de poder estabelecidas no aparelho escolar e entre este aparelho e a sociedade. O currículo, nesta perspectiva, constitui:
Alternativas
Q1821510 Pedagogia
A brincadeira infantil constitui-se em uma atividade em que as crianças sozinhas ou em grupo procuram compreender o mundo e as ações humanas, devendo ser concebida, no cotidiano de uma proposta educativa para as crianças pequenas, como inerente ao processo de construção de conhecimento, de comunicação, de trocas e de experiência de cultura. Um trabalho de educação infantil que tem as manifestações infantis como centro de sua proposta não pode deixar de: I. Considerar a linguagem como eixo que perpassa todas as instâncias, sendo esta entendida enquanto enunciação, expressão e manifestação da subjetividade, o que significa uma proposta que abre espaço para a voz da criança, suas narrativas, suas formas de ver, sentir e conhecer o mundo, e para seus registros feitos com o corpo – nas ações, dramatizações e brincadeiras – com desenhos, pinturas, colagens, modelagens e escritas. II. Considerar a linguagem como fator que abre espaço também para a escuta de diferentes vozes e manifestações culturais, ampliando o universo cultural dos seus atores. III. Compreender os espaços como espaços sociais onde o educador tem um papel decisivo, não só na organização e na disposição dos recursos, mas também na sua postura, na forma de mediar as relações, de se relacionar com as crianças, de ouvi-las e de instigá-las na busca de conhecimentos. Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1821481 Português
Texto para responder à questão.

Carta aberta a Lourenço Diaféria*
   Dom Lourenço:
  Sou um assíduo leitor. Leio tudo e continuamente. No banheiro, no ônibus, no quintal, na calçada; de madrugada, tarde, noite; livros, livretos, folhetins, revistas, cartazes, pichações, jornais, jornalecos, folhas soltas, propagandas, guias telefônicos, bulas, portas de banheiro e até uma ou outra palma da mão.
   Sou um leitor.
   Sou um leitor por imagem refletida, como num espelho ou numa montanha de ecos, pois o que eu queria mesmo era ser escritor. Vã esperança. Louco sonho. Não fui ou não aconteci, como se diz agora. Daí virei leitor; não virei, nasci leitor... Mas, desgraça minha – ou sorte –, não sou um leitor técnico, erudito, de análise. Não, não consigo sequer desvendar normas gramaticais, estilos, influências... Dir-se-ia leitor cru? E como não bastasse: gringo, estrangeiro, Tupac-Amaru. Sou apenas um glutão de imagens, sentimentos, emoções e vibrações. Sou um leitor de nó na garganta e lágrimas fáceis. Sinto nas palavras, por outros escritas, aquilo tudo que está dentro de mim, que queria expressar e não consigo; que sinto e não sei transmitir.
   Ah! Dom Lourenço... É a mesma coisa que ter um balão dentro da gente que vai enchendo de emoções, emoções, emoções, pronto a explodir, e, quando acontece, estoura o peito e espalha aquelas palavras todas – imagens e sentimentos – salpicando todos em volta, pintando-os todos multicolores, floridos, irmanando-os, tornando os homens mais humanos, mais compreensivos, mais amigos, mais altos, mais nobres e mais puros. 
   Sou um leitor. E como tal tenho um aferido e aguçado “sentimentômetro” de revoluções mil, de pique e médias, de luzes amarelas, verdes e vermelhas. E meu particular aparelho de medir sentimentos há muito não acusava pressão máxima. Há muito eu não sentia a faixa vermelha, o assobio estridente, a pulsação acelerada, o lacre de segurança quebrado, que anuncia próxima e inadiável explosão. Mas ao ler Morte sem colete o aparelho funcionou e senti em mim a caldeira de pressão, o rio sem barragem, a sombra fresca, cântaro na fonte, grito de liberdade, toque de recolher, queda e consciência...
   Gracias, muchas gracias, por nos tornarmos irmãos no sentir e transmitir. 
   *Lourenço Carlos Diaféria foi um contista, cronista e jornalista brasileiro.
(MEYER, Luís Aberto. In: Magistrando a Língua Portuguesa: literatura
brasileira, redação, gramática, metodologia do ensino e literatura
infantil. Rose Sordi. São Paulo: Moderna, 1991.)
Tendo em vista as variedades linguísticas e a linguagem como instrumento de comunicação, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1816433 Pedagogia
Na concepção democrático-participativa, segundo Libâneo (2004, p. 101), “o processo de tomada de decisão se dá coletivamente e participativamente”. Considerando a gestão democrática e participativa, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1816432 Pedagogia

A dislexia é um distúrbio neurobiológico caracterizado pela dificuldade no reconhecimento preciso ou fluente das palavras, com dificuldade de soletrar e recodificar os sinais gráficos em sons.


Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Ramon M. Cosenza, Leonor B. Guerra.)


Considerando a dislexia, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q1816431 Pedagogia
Para Libâneo (2007, p. 309), “o grande objetivo das escolas é a aprendizagem dos alunos e a organização escolar necessária é a que leva a melhorar a qualidade desta aprendizagem”. Considerando professor e aluno em um processo educacional mediado pelas tecnologias, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1816430 Pedagogia
O Art. 31, Inciso I, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelece que na Educação Infantil a avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. Sobre a avaliação na Educação Infantil, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1816429 Pedagogia

Nas crianças que sofrem de discalculia, a capacidade de adquirir as habilidades matemáticas está seriamente prejudicada.


(Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Ramon M. Cosenza, Leonor B. Guerra.)


Sobre a discalculia, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q1816428 Pedagogia
Para Cipriano (2007), “a avaliação formativa reforça a ideia de que a avaliação, no desenvolvimento global do currículo, é uma ocasião a mais de aprendizagem e não uma interrupção da mesma (...)”. Com relação à avaliação formativa, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1816427 Pedagogia

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é mais evidente na fase escolar, pois é nesta época que familiares e educadores percebem que a criança não consegue prestar atenção no que é ensinado, determinando dificuldades escolares diversas e, também, distúrbios no seu relacionamento.


(Psicopedagogia: um portal para a inserção social. ABPP. Silvia Amaral de Mello Pinto. Coord.)


Tendo como referência o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, analise as afirmativas a seguir.


I. Um dos fatores envolvidos na origem destes distúrbios é a hereditariedade, atingindo mais meninas e, normalmente, estas crianças apresentam inteligência abaixo da média.

II. Em adolescentes, os sintomas de hiperatividade aparecem sob a forma de inquietação interior e, no adulto, se caracteriza por desorganização no local de trabalho.

III. Não existem exames complementares que permitam o diagnóstico de certeza deste quadro; portanto, o diagnóstico é essencialmente clínico.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q1816426 Pedagogia

Mantoan (2003) afirma que “a escola inclusiva precisa redefinir seus planos frente a uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diversidades”. Analise as afirmativas a seguir sobre inclusão escolar.


I. Compreende-se, pela perspectiva da inclusão, que todos os sujeitos são diferentes e que as instituições escolares precisam ser transformadas para atender às pessoas com ou sem deficiência, respeitando as suas diferenças.

II. A proposta de educação inclusiva tem a escola como um espaço em que todos constroem conhecimentos, segundo suas capacidades e se desenvolvem como cidadãos nas suas diferenças.

III. As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores são consideradas como alicerce no processo inclusivo nas escolas; a responsabilidade é somente do professor.

IV. A educação inclusiva tem a perspectiva de promover a transformação da sociedade e a participação qualificada tão somente dos alunos com deficiência nas instituições de ensino regular.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q1816425 Pedagogia

O Ministério da Educação foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios, como saúde, esporte, educação e meio ambiente. (...) Somente em 1995, a instituição passa a ser responsável apenas pela área da educação.

(Disponível em: portal.mec.gov.br.)


O Ministério da Educação, órgão da administração federal direta, tem como área de competência a educação em geral que compreende, dentre outros, EXCETO:

Alternativas
Q1816424 Pedagogia

A intensa expansão do uso social das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) sob a forma de diferentes dispositivos móveis conectados à internet sem fio, utilizados em diferentes espaços, tempos e contextos, observada na segunda década do século XXI, gerou e continua gerando mudanças sociais que provocam a dissolução de fronteiras entre espaço virtual e espaço físico e criam um espaço híbrido de conexões.


(Bacich & Moran. ORGS. Metodologias ativas para uma educação inovadora.)


A metodologia ativa se caracteriza:


I. Pela inter-relação meramente entre educação e cultura.

II. É desenvolvida por meio de métodos ativos e criativos.

III. Centraliza na atividade da sociedade com a intenção de propiciar a aprendizagem de um mundo globalizado.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: B
5: A
6: C
7: D
8: D
9: A
10: A
11: B
12: D
13: A
14: B
15: D
16: B
17: D
18: D
19: A
20: C