Questões de Concurso
Foram encontradas 635 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
[ ] A história, como ramo independente do conhecimento humano, existe a partir do século XV.
[ ] O tipo de fazer historiográfico da antiguidade carecia de métodos precisos e de um instrumental teórico.
[ ] A história científica surge na virada do século XVIII para o século XIX, momento em que a ciência como um todo passa a avançar consideravelmente em pouco tempo.
[ ] Na história científica, que aparece após a Revolução Francesa, exige-se menos rigor no trato das fontes, em que a prática passa a ocupar papel fundamental para a interpretação dos acontecimentos do passado narrado pelo historiador, agora profissionalizado.
I - A história da Grécia Antiga e da Roma Antiga exerce influência de forma significativa no desenvolvimento científico, cultural e político do Ocidente.
II – O Império Romano foi cenário para o surgimento da democracia e de pensadores filósofos que ficaram conhecidos até os dias de hoje, como Platão e Aristóteles.
III - O império, a monarquia e a república foram as três principais fases políticas da civilização grega.
IV – Os povos maias, incas e astecas são civilizações americanas da Antiguidade Clássica.
É verdadeiro o que se afirma em:
I - A ruptura com Portugal, em 1822, iniciou longo período de discussões, confrontos e definições acerca do liberalismo a ser implantado no país independente.
II - A proliferação da imprensa ampliou a difusão e o debate dos preceitos liberais, delineando-se, ao menos até o início do Segundo Reinado, as principais características do liberalismo no Brasil.
III - O pensamento liberal no século XIX definia o papel da educação no sentido da formação do cidadão produtivo e obediente às leis, mesmo quando impedido de exercer direitos políticos.
IV - A análise das propostas educacionais apresentadas no Brasil no século XIX e mesmo da legislação efetivamente aprovada permite-nos uma aproximação com o movimento intelectual do período, demonstrando ressonância integral na vida cotidiana.
É falso o que se afirma em:
I - planaltos em bacias sedimentares
II - planaltos em intrusões e coberturas residuais de plataforma
III - planaltos em núcleos cristalinos arqueados
IV - planaltos em cinturões orogênicos
No Brasil, são encontrados:
I - O astrônomo grego Hiparco (século 11 a.C.) foi quem dividiu, pela primeira vez, a circunferência da Terra em 360o e, depois, cobriu o globo com uma rede de paralelos e meridianos equidistantes. Assim, foi criado o sistema de coordenadas geográficas, utilizando-se da matemática e da observação dos astros celestes nos mesmos parâmetros que temos hoje, de latitude e longitude.
II - A partir das coordenadas métricas e com a contribuição de Hiparco, surgiram as coordenadas geográficas, que se estruturam, também, como um sistema de localização por meio de linhas imaginárias, as quais são paralelas entre elas, indo nos sentidos Norte-Sul e LesteOeste.
Analisando especificamente a Bacia do Paraná, ela estende-se pelos estados descritos abaixo, EXCETO:
I - Num primeiro momento, a criança percebe o espaço no qual vive por meio das noções topológicas de vizinhança, ordem, separação, envolvimento e continuidade. Isso passa pelo processo percepção – imagem mental – memorização. A noção de localização diz respeito ao espaço próximo da criança.
II - A noção de localização apresenta duas vertentes (ou galhos de sua árvore conceitual): a localização precisa (o nó, a coordenada) e a relativa (o sítio, a situação geográfica).
Essa última corresponde à noção de espaço.
[ ] A avaliação é considerada uma atividade que envolve legitimidade técnica e legitimidade política na sua realização.
[ ] O avaliador, seja ele o professor, o coordenador, o diretor etc., deve realizar a tarefa com a legitimidade técnica que sua formação profissional lhe confere.
[ ] Se a escola é o lugar da construção da autonomia e da cidadania, a avaliação dos processos, sejam eles das aprendizagens, da dinâmica escolar ou da própria instituição, deve ficar restrito a um determinado profissional.
[ ] Há a avaliação da aprendizagem dos estudantes, em que o professor tem um protagonismo central, mas há também a necessária avaliação da instituição como um todo.
Analise os enunciados abaixo:
I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho.
II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.
III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.
Em relação ao texto proposto pela LDB, é verdadeiro o que se afirma em:
I – Regras formais - estão no papel.
II – Normas de convivência – são baseadas no diálogo entre gestores, professores, alunos e famílias.
III – Regras formais – são diferentes de acordo com os grupos que as elaboram.
IV – Regras de convivência – o cumprimento é checado pela autoridade.
É verdadeiro o que se afirma em: