Questões de Concurso
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A educação inclusiva, direito garantido pela legislação brasileira, compreende um conjunto de processos político-pedagógicos que assegura o direito de todos à aprendizagem, com o comprometimento das comunidades escolares. A respeito da educação inclusiva, julgue o próximo item.
Estudantes com deficiência ou altas habilidades têm direito a atendimento educacional especializado, que deve ser ofertado preferencialmente em escolas especiais.
No que se refere à função social da escola, julgue o item a seguir, considerando, no que couber, as teorias sociológicas pertinentes.
A escola, quando funciona como instituição de reprodução e manutenção de classes, é vista como o único meio pelo qual a criança tem acesso à aprendizagem e aos saberes considerados válidos pelo sistema vigente.
No que se refere a alfabetização e letramento, aos processos cognitivos da alfabetização e à história da alfabetização, julgue o próximo item.
De acordo com a teoria da psicogênese da língua escrita, o chamado nível silábico refere-se à fase de descoberta da língua escrita, na qual a criança se expressa somente por meio de desenhos em garatujas, buscando estabelecer contexto entre o valor sonoro que identifica na língua falada e sua expressão escrita.
No que se refere à organização do trabalho pedagógico e da ludicidade na educação infantil, julgue o item seguinte.
O planejamento das ações pedagógicas deve ser dinâmico e flexível.
Com relação ao desenvolvimento da linguagem e da cognição, julgue o item que se segue.
Há evidências científicas de que o desenvolvimento da linguagem precede a verbalização das primeiras palavras.
Acerca dos teóricos da educação infantil e suas ideias, julgue o item a seguir.
Para Maria Montessori, o adulto deve fazer as coisas pela criança pequena até que ela seja capaz de fazer sozinha as tarefas do cotidiano.
Acerca dos teóricos da educação infantil e suas ideias, julgue o item a seguir.
Por meio dos estágios pelos quais explica o desenvolvimento da criança, Piaget propõe a tese da condição inata na aprendizagem.
Julgue o item subsequente, relativo às disposições da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o componente de matemática.
É recomendado que, no ensino fundamental, o trabalho em geometria seja focado na aplicação de fórmulas para o cálculo de área e volume, assim como na aplicação direta de teoremas relacionados ao paralelismo e do teorema de Pitágoras.
Julgue o item subsequente, relativo às disposições da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o componente de matemática.
Uma das competências previstas na BNCC se relaciona com a aplicação de ferramentas e métodos matemáticos com vistas a dispensar a necessidade de uso de tecnologias digitais para modelar e solucionar problemas das ciências exatas.
Canção para os fonemas da alegria
Thiago de Mello
Peço licença para algumas coisas.
Primeiramente para desfraldar
este canto de amor publicamente.
Sucede que só sei dizer amor
quando reparto o ramo azul de estrelas
que em meu peito floresce de menino.
Peço licença para soletrar,
no alfabeto do sol pernambucano,
a palavra ti-jo-lo, por exemplo,
e poder ver que dentro dela vivem
paredes, aconchegos e janelas,
e descobrir que todos os fonemas
são mágicos sinais que vão se abrindo
constelação de girassóis gerando
em círculos de amor que de repente
estalam como flor no chão da casa.
Às vezes nem há casa: é só o chão.
Mas sobre o chão quem reina agora é um homem
diferente, que acaba de nascer:
porque unindo pedaços de palavras
aos poucos vai unindo argila e orvalho,
tristeza e pão, cambão e beija-flor,
e acaba por unir
a própria vida no seu peito partida e repartida
quando afinal descobre num clarão
que o mundo é seu também, que o seu trabalho
não é a pena que paga por ser homem,
mas um modo de amar — e de ajudar
o mundo a ser melhor. Peço licença
para avisar que, ao gosto de Jesus,
este homem renascido é um homem novo:
ele atravessa os campos espalhando
a boa-nova, e chama os companheiros
a pelejar no limpo, fronte a fronte,
contra o bicho de quatrocentos anos,
mas cujo fel espesso não resiste
a quarenta horas de total ternura.
Peço licença para terminar
soletrando a canção de rebeldia
que existe nos fonemas da alegria:
canção de amor geral que eu vi crescer
nos olhos do homem que aprendeu a ler.
Thiago de Mello. Faz escuro mas eu canto. São Paulo: Global Editora, 2017.
Na décima estrofe, a palavra “melhor” classifica-se gramaticalmente como advérbio.
Canção para os fonemas da alegria
Thiago de Mello
Peço licença para algumas coisas.
Primeiramente para desfraldar
este canto de amor publicamente.
Sucede que só sei dizer amor
quando reparto o ramo azul de estrelas
que em meu peito floresce de menino.
Peço licença para soletrar,
no alfabeto do sol pernambucano,
a palavra ti-jo-lo, por exemplo,
e poder ver que dentro dela vivem
paredes, aconchegos e janelas,
e descobrir que todos os fonemas
são mágicos sinais que vão se abrindo
constelação de girassóis gerando
em círculos de amor que de repente
estalam como flor no chão da casa.
Às vezes nem há casa: é só o chão.
Mas sobre o chão quem reina agora é um homem
diferente, que acaba de nascer:
porque unindo pedaços de palavras
aos poucos vai unindo argila e orvalho,
tristeza e pão, cambão e beija-flor,
e acaba por unir
a própria vida no seu peito partida e repartida
quando afinal descobre num clarão
que o mundo é seu também, que o seu trabalho
não é a pena que paga por ser homem,
mas um modo de amar — e de ajudar
o mundo a ser melhor. Peço licença
para avisar que, ao gosto de Jesus,
este homem renascido é um homem novo:
ele atravessa os campos espalhando
a boa-nova, e chama os companheiros
a pelejar no limpo, fronte a fronte,
contra o bicho de quatrocentos anos,
mas cujo fel espesso não resiste
a quarenta horas de total ternura.
Peço licença para terminar
soletrando a canção de rebeldia
que existe nos fonemas da alegria:
canção de amor geral que eu vi crescer
nos olhos do homem que aprendeu a ler.
Thiago de Mello. Faz escuro mas eu canto. São Paulo: Global Editora, 2017.
No trecho, “quando afinal descobre num clarão / que o mundo é seu também, que o seu trabalho / não é a pena que paga por ser homem” (último verso da oitava e primeiro e segundo versos da nona estrofe), identificam-se tanto o processo de subordinação quanto o de coordenação entre orações.
Canção para os fonemas da alegria
Thiago de Mello
Peço licença para algumas coisas.
Primeiramente para desfraldar
este canto de amor publicamente.
Sucede que só sei dizer amor
quando reparto o ramo azul de estrelas
que em meu peito floresce de menino.
Peço licença para soletrar,
no alfabeto do sol pernambucano,
a palavra ti-jo-lo, por exemplo,
e poder ver que dentro dela vivem
paredes, aconchegos e janelas,
e descobrir que todos os fonemas
são mágicos sinais que vão se abrindo
constelação de girassóis gerando
em círculos de amor que de repente
estalam como flor no chão da casa.
Às vezes nem há casa: é só o chão.
Mas sobre o chão quem reina agora é um homem
diferente, que acaba de nascer:
porque unindo pedaços de palavras
aos poucos vai unindo argila e orvalho,
tristeza e pão, cambão e beija-flor,
e acaba por unir
a própria vida no seu peito partida e repartida
quando afinal descobre num clarão
que o mundo é seu também, que o seu trabalho
não é a pena que paga por ser homem,
mas um modo de amar — e de ajudar
o mundo a ser melhor. Peço licença
para avisar que, ao gosto de Jesus,
este homem renascido é um homem novo:
ele atravessa os campos espalhando
a boa-nova, e chama os companheiros
a pelejar no limpo, fronte a fronte,
contra o bicho de quatrocentos anos,
mas cujo fel espesso não resiste
a quarenta horas de total ternura.
Peço licença para terminar
soletrando a canção de rebeldia
que existe nos fonemas da alegria:
canção de amor geral que eu vi crescer
nos olhos do homem que aprendeu a ler.
Thiago de Mello. Faz escuro mas eu canto. São Paulo: Global Editora, 2017.
A diferença de sentido entre a expressão “acaba por unir” (primeiro verso da oitava estrofe), a forma verbal “unindo” (primeiro verso da sétima estrofe) e a locução “vai unindo” (segundo verso da sétima estrofe) está relacionada ao tempo e ao modo verbais.
Canção para os fonemas da alegria
Thiago de Mello
Peço licença para algumas coisas.
Primeiramente para desfraldar
este canto de amor publicamente.
Sucede que só sei dizer amor
quando reparto o ramo azul de estrelas
que em meu peito floresce de menino.
Peço licença para soletrar,
no alfabeto do sol pernambucano,
a palavra ti-jo-lo, por exemplo,
e poder ver que dentro dela vivem
paredes, aconchegos e janelas,
e descobrir que todos os fonemas
são mágicos sinais que vão se abrindo
constelação de girassóis gerando
em círculos de amor que de repente
estalam como flor no chão da casa.
Às vezes nem há casa: é só o chão.
Mas sobre o chão quem reina agora é um homem
diferente, que acaba de nascer:
porque unindo pedaços de palavras
aos poucos vai unindo argila e orvalho,
tristeza e pão, cambão e beija-flor,
e acaba por unir
a própria vida no seu peito partida e repartida
quando afinal descobre num clarão
que o mundo é seu também, que o seu trabalho
não é a pena que paga por ser homem,
mas um modo de amar — e de ajudar
o mundo a ser melhor. Peço licença
para avisar que, ao gosto de Jesus,
este homem renascido é um homem novo:
ele atravessa os campos espalhando
a boa-nova, e chama os companheiros
a pelejar no limpo, fronte a fronte,
contra o bicho de quatrocentos anos,
mas cujo fel espesso não resiste
a quarenta horas de total ternura.
Peço licença para terminar
soletrando a canção de rebeldia
que existe nos fonemas da alegria:
canção de amor geral que eu vi crescer
nos olhos do homem que aprendeu a ler.
Thiago de Mello. Faz escuro mas eu canto. São Paulo: Global Editora, 2017.
No primeiro verso da sétima estrofe, o sujeito da oração “unindo pedaços de palavras” remete, semanticamente, ao sintagma “um homem / diferente”, na estrofe anterior.
Canção para os fonemas da alegria
Thiago de Mello
Peço licença para algumas coisas.
Primeiramente para desfraldar
este canto de amor publicamente.
Sucede que só sei dizer amor
quando reparto o ramo azul de estrelas
que em meu peito floresce de menino.
Peço licença para soletrar,
no alfabeto do sol pernambucano,
a palavra ti-jo-lo, por exemplo,
e poder ver que dentro dela vivem
paredes, aconchegos e janelas,
e descobrir que todos os fonemas
são mágicos sinais que vão se abrindo
constelação de girassóis gerando
em círculos de amor que de repente
estalam como flor no chão da casa.
Às vezes nem há casa: é só o chão.
Mas sobre o chão quem reina agora é um homem
diferente, que acaba de nascer:
porque unindo pedaços de palavras
aos poucos vai unindo argila e orvalho,
tristeza e pão, cambão e beija-flor,
e acaba por unir
a própria vida no seu peito partida e repartida
quando afinal descobre num clarão
que o mundo é seu também, que o seu trabalho
não é a pena que paga por ser homem,
mas um modo de amar — e de ajudar
o mundo a ser melhor. Peço licença
para avisar que, ao gosto de Jesus,
este homem renascido é um homem novo:
ele atravessa os campos espalhando
a boa-nova, e chama os companheiros
a pelejar no limpo, fronte a fronte,
contra o bicho de quatrocentos anos,
mas cujo fel espesso não resiste
a quarenta horas de total ternura.
Peço licença para terminar
soletrando a canção de rebeldia
que existe nos fonemas da alegria:
canção de amor geral que eu vi crescer
nos olhos do homem que aprendeu a ler.
Thiago de Mello. Faz escuro mas eu canto. São Paulo: Global Editora, 2017.
No terceiro verso da terceira estrofe, “ti-jo-lo” apresenta-se separado em suas unidades mínimas significativas, denominadas sílabas.
Ainda no que concerne ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem, inclusive no ensino de língua inglesa, julgue o item a seguir.
Segundo a abordagem construtivista proposta por Jean Piaget, a tecnologia deve ser utilizada de forma passiva pelos alunos.
Maya Angelou (1928-2014) had a broad and distinguished career both inside and outside the literary realm. She is most famous for her work as a poet, memoirist, and civil rights activist, working with Dr. Martin Luther King Jr. and Malcolm X. She also worked in entertainment as a singer, a dancer, an actor, and a director. Her poetry was inspired and informed by her life and work, and this personal connection made her poems profound and powerful. Over the course of a career spanning the 1960s to her death in 2014, she captured, provoked, inspired, and ultimately transformed American people and culture.
Internet: <poetryfoundation.org> (adapted).
About the preceding text, its linguistic features and the meanings it conveys, as well as the reading strategies that apply to it, judge the item that follow.
The comma after “memoirist”, in the second sentence of the text, is incorrect because of the use of “and” after it.
Maya Angelou (1928-2014) had a broad and distinguished career both inside and outside the literary realm. She is most famous for her work as a poet, memoirist, and civil rights activist, working with Dr. Martin Luther King Jr. and Malcolm X. She also worked in entertainment as a singer, a dancer, an actor, and a director. Her poetry was inspired and informed by her life and work, and this personal connection made her poems profound and powerful. Over the course of a career spanning the 1960s to her death in 2014, she captured, provoked, inspired, and ultimately transformed American people and culture.
Internet: <poetryfoundation.org> (adapted).
About the preceding text, its linguistic features and the meanings it conveys, as well as the reading strategies that apply to it, judge the item that follow.
“Her”, in “Her poetry”, and “this”, in “this personal connection”, are examples of determiners used in the text.
Maya Angelou (1928-2014) had a broad and distinguished career both inside and outside the literary realm. She is most famous for her work as a poet, memoirist, and civil rights activist, working with Dr. Martin Luther King Jr. and Malcolm X. She also worked in entertainment as a singer, a dancer, an actor, and a director. Her poetry was inspired and informed by her life and work, and this personal connection made her poems profound and powerful. Over the course of a career spanning the 1960s to her death in 2014, she captured, provoked, inspired, and ultimately transformed American people and culture.
Internet: <poetryfoundation.org> (adapted).
About the preceding text, its linguistic features and the meanings it conveys, as well as the reading strategies that apply to it, judge the item that follow.
Using prediction strategies, one can anticipate from the first words of the text that it is biographical.
Maya Angelou (1928-2014) had a broad and distinguished career both inside and outside the literary realm. She is most famous for her work as a poet, memoirist, and civil rights activist, working with Dr. Martin Luther King Jr. and Malcolm X. She also worked in entertainment as a singer, a dancer, an actor, and a director. Her poetry was inspired and informed by her life and work, and this personal connection made her poems profound and powerful. Over the course of a career spanning the 1960s to her death in 2014, she captured, provoked, inspired, and ultimately transformed American people and culture.
Internet: <poetryfoundation.org> (adapted).
About the preceding text, its linguistic features and the meanings it conveys, as well as the reading strategies that apply to it, judge the item that follow.
The sentence “She also worked in entertainment as a singer, a dancer, an actor, and a director.” could be correctly rewritten as Additionally, she worked in entertainment as an actor, a singer, a dancer, and a director.
Maya Angelou (1928-2014) had a broad and distinguished career both inside and outside the literary realm. She is most famous for her work as a poet, memoirist, and civil rights activist, working with Dr. Martin Luther King Jr. and Malcolm X. She also worked in entertainment as a singer, a dancer, an actor, and a director. Her poetry was inspired and informed by her life and work, and this personal connection made her poems profound and powerful. Over the course of a career spanning the 1960s to her death in 2014, she captured, provoked, inspired, and ultimately transformed American people and culture.
Internet: <poetryfoundation.org> (adapted).
About the preceding text, its linguistic features and the meanings it conveys, as well as the reading strategies that apply to it, judge the item that follow.
The predominant verb tense used in the text is the simple past.