Questões de Concurso

Foram encontradas 229 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1649047 Enfermagem
Segundo o Ministério da Saúde (2010), no seu manual “Orientações para o atendimento à saúde do adolescente”, alguns pontos, no atendimento à saúde do adolescente, devem ser considerados na abordagem clínica, dentre os quais se inclui:
Alternativas
Q1649046 Enfermagem
O Ministério da Saúde (2006), na publicação intitulada “Manual de rotinas para assistência de adolescentes vivendo com HIV/ AIDS”, nos casos de imunização de adolescentes vivendo com HIV/AIDS, recomenda:
Alternativas
Q1649045 Enfermagem
A adolescência é um processo universal que assume peculiaridades de acordo com a cultura vigente, sendo influenciado por gênero, sexualidade, autoestima, relacionamentos, independência dos pais e impacto psicológico das mudanças físicas sobre o jovem. Sabe-se também que a infecção pelo HIV está associada a uma mudança na vida dos indivíduos, acarretando custos emocionais, financeiros e perdas de perspectivas de futuro. Nesse sentido, o Ministério da Saúde (2006), no “Manual de rotinas para assistência de adolescentes vivendo com HIV/AIDS”, afirma que para a realização do processo de aconselhamento pré-teste, nesses pacientes, é necessário:
Alternativas
Q1649044 Enfermagem
Segundo o Ministério da Saúde (2010) na sua publicação intitulada “Orientações para o atendimento à saúde da adolescente”, na avaliação das adolescentes, durante a puberdade deve-se observar o aparecimento de mamas e pelos. Ademais, a puberdade pode se iniciar dos 8 aos 13 anos, e deve ser considerado o seguinte aspecto:
Alternativas
Q1649043 Enfermagem
De acordo com as afirmativas do Ministério da Saúde (2001) contidas no manual “Parto, Aborto, Puerpério - Assistência Humanizada a Mulher”, na literatura científica, são descritos vários métodos psicoprofiláticos e de relaxamento que podem ser iniciados no pré-natal. Muitos profissionais pressupõem que a utilização desses métodos resulte na redução do medo, da tensão e da dor. Como exemplos desses métodos, podemos citar os de:
Alternativas
Q1649042 Enfermagem
Para o Ministério da Saúde (2010), no manual “Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso”, a AIDS é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua gravidade. Sendo assim, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1649041 Enfermagem
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente. Ademais, o manejo clínico da dengue deverá contemplar a realização da prova do laço para estadiamento e tratamento dos casos. Nesse sentido, de acordo com orientações do Ministério da Saúde (2010) contidas no manual “Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso”, o profissional de enfermagem deverá atentar para alguns cuidados na execução desse procedimento, que incluem desenhar um quadrado de:
Alternativas
Q1649040 Enfermagem
Segundo Lima (2010), entende-se por esterilização o procedimento que promove a:
Alternativas
Q1649039 Enfermagem
Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, promulgado pela Resolução COFEN 311/2007, o aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional. Sob essa ótica, no que diz respeito às relações com as organizações empregadoras, constitui proibição:
Alternativas
Q1649038 Enfermagem
Segundo Giovani (2011), a graduação de seringas de 3 ml é feita por intervalos de:
Alternativas
Q1649037 Enfermagem
Para Lima (2010), o traumatismo raquimedular pode variar desde uma concussão transitória a uma transecção completa da medula. Nesses casos, o profissional deverá adotar o seguinte cuidado de enfermagem:
Alternativas
Q1649036 Enfermagem
Segundo Lima (2010), nos casos em que está indicada a restrição dos movimentos, o profissional de enfermagem deverá estar atento ao seguinte cuidado:
Alternativas
Q1649005 Educação Física
Uma importante percepção do professor no processo de aprendizagem em educação física na concepção da cultura corporal é a análise das limitações e potencialidades dos alunos. Nos PCNs (1998), o tema aborda a questão do êxito e do fracasso como componentes essenciais deste processo, pois:
Alternativas
Q1649003 Educação Física
A capoeira, enquanto manifestação cultural popular, é diversificada e multifacetada, tendo-se desenvolvido de diferentes formas, em diferentes regiões. Contudo, apenas dois estilos, com diferenças expressivas entre eles, alcançaram reconhecimento significativo na atualidade: o Regional e o Angola.
Segundo Darido e Souza Jr., o estilo Regional é conhecido pela:
Alternativas
Q1649000 Educação Física
Conforme os PCNs (1998), existem 3 aspectos fundamentais para a prática pedagógica: o princípio da inclusão, o princípio da diversidade e as categorias de conteúdos. Neste último aspecto, observa-se um cuidado em minimizar e reavaliar a construção de atitudes e valores do senso comum na formação dos jovens, denominado de “currículo oculto”. Tal preocupação encontra-se nos conteúdos:
Alternativas
Q1648996 Educação Física
Jeferson, de 10 anos, pede ao seu professor de Educação Física que lhe ensine a “pegar peso pra ficar grande que nem aquele cara, pra ele passar a me respeitar”. O professor explica ao aluno que, de acordo com Wilmore (2010), com o treinamento ele pode ficar mais forte mas não ficará “grande” porque o ganho de força em crianças pré-púberes é devido, em grande parte, aos seguintes fatores:
Alternativas
Q1648995 Educação Física
As danças são conteúdos da Educação Física Escolar com inúmeras possibilidades de abordagem. Danças como o carimbó, o maculelê, o coco de zambê, o samba de roda e o jongo passaram a se justificar mais fortemente, enquanto conteúdos curriculares da Educação Física, a partir das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que alteram a LDB de 1996, com o argumento legal de que:
Alternativas
Q1648992 Educação Física

“Enquanto avaliamos, exercemos um ato político, mesmo quando não o pretendemos. Tanto as ações individualizadas quanto a omissão na discussão dessa questão reforçam a manutenção das desigualdades sociais.”

(HOFFMANN, 2002, p. 91)


Com base nessa afirmativa, a autora aponta que a ação avaliativa que tem como enfoque principal o educando, enquanto ser social e político, tem como características ser:

Alternativas
Q1648991 Educação Física
Ao tratar do esporte-educação, Tubino (2001) lembra que as competições escolares deveriam ter um sentido educativo e, não, simplesmente reproduzirem o esporte de rendimento com seus vícios. Citando Teotônio Lima, Tubino diz que uma orientação educativa do esporte vincular-se-ia obrigatoriamente a três áreas de atuação pedagógica. São elas:
Alternativas
Q1648990 Educação Física
Denominadas de “abordagens críticas” (PCN’s 1998), essas tendências pedagógicas pautam-se numa educação física comprometida com as transformações sociais, políticas e econômicas, com vistas à superação da desigualdade social. Na questão específica da seleção de conteúdos, tais abordagens sugerem que se considerem os seguintes itens:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: C
5: D
6: E
7: A
8: D
9: C
10: E
11: A
12: B
13: E
14: A
15: C
16: E
17: C
18: D
19: B
20: D