Questões de Concurso
Foram encontradas 93 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O ciclo de uma política pública é normalmente dividido em cinco etapas:
I- Análise.
II- Formulação.
III- Escolha.
IV- Implementação.
V- Avaliação de Resultados.
Assinale a alternativa correta.
Para Bartik e Bingham (1995), a avaliação é um processo contínuo que caminha de uma forma mais simples (monitorando as tarefas diárias e avaliando as atividades do programa) para métodos mais complexos (avaliando o impacto sobre o problema). A avaliação deve ser realizada em pontos definidos no cronograma do programa. De acordo com quadro abaixo a avaliação de processos fornece informações sobre como melhorar um programa e a avaliação de resultados investiga se o programa é bem-sucedido.
Tipos de avaliação por níveis de complexidade
Avaliação de processo |
Avaliação de resultados |
||||
Monitorar as tarefas diárias |
Avaliar as atividades do programa |
Enumerar os resultados |
Medir a eficácia do programa |
Analisar a relação custo-benefício |
Avaliar o impacto sobre o problema |
Fonte: Bartik e Bingham (1995).
Para Resende (2015) esses seis níveis fornecem uma estrutura de avaliação para as políticas regionais e também para as demais políticas públicas. Analise abaixo as funções de cada tipo de avaliação e quais perguntas cada tipo de avaliação busca responder e assinale a alternativa correta.
I- Monitorar as tarefas diárias: As obrigações contratuais estão sendo alcançadas? Os integrantes da equipe de trabalho estão trabalhando onde e quando deveriam? O programa é administrativamente adequado? As tarefas diárias são realizadas de forma eficiente? Funcionários estão treinados adequadamente para o seu trabalho?
II- Avaliar as atividades do programa: Que atividades estão ocorrendo? Quem é o alvo do programa (empresas, cidades etc.)? Quais problemas ou necessidades existem? Como o programa está sendo implementado?
III- Enumerar os resultados: Qual é o resultado das atividades descritas no processo de avaliação? O que aconteceu com a população-alvo? Como a população está diferente de antes? Ocorreram resultados imprevistos e eles são desejáveis? Os objetivos do programa foram alcançados? Como os beneficiários do programa são diferentes do que eram antes?
IV- Analisar a relação custo-benefício: Os benefícios do programa superam os custos do programa?
V- Medir a eficácia do programa: O que teria acontecido na ausência do programa? O programa funciona? Quais são os outros fatores que podem ter contribuído para mudanças nos beneficiários? Para responder a essas perguntas deve ser estabelecida uma relação de causa e efeito entre o programa e os resultados. Será que o subsídio “causou” um aumento do emprego na empresa-alvo?
VI- Avaliar o impacto sobre o problema: Quais alterações que são evidentes no problema? O problema foi reduzido como um resultado da implementação do programa? Qual o conhecimento gerado para a sociedade sobre o problema ou os caminhos para resolvê-lo?
Com relação aos instrumentos derivativos, assinale a alternativa correta.
I- Este derivativo possibilita aos usuários reduzir o custo dos passivos e elevar a rentabilidade dos ativos, bem como alcançar proteção quanto a flutuações adversas de taxas. Trata-se do Contrato de Swap.
II - É uma operação de compra ou venda de moeda estrangeira, em data futura, por paridade predeterminada. Trata-se do Contrato a Termo de Moeda sem entrega física.
III- Contrato que permite ao titular comprar ou vender determinada quantidade de ativo (commodity) a preço e data de exercício acordados pelas partes e sem entrega física. Trata-se das Opções Flexíveis de Mercadorias.
IV- Permite que os participantes realizem operações de compra e venda de ativo-objeto (commodity), sem previsão de entrega física, referenciadas em preços praticados no mercado futuro em bolsas de mercadorias nacionais e internacionais. Trata-se do Termo de Mercadorias.
V- Permite o registro simultâneo de quantidades idênticas de opções flexíveis de compra (call) e venda (put) sobre taxa de câmbio, respectivamente, com limite de alta e limite de baixa. Trata-se do Termo Opções sobre Taxa de Câmbio.
Considere as seguintes afirmações:
I- O gerenciamento de tráfego de redes Ethernet é baseado no sistema CSMA/CD.
II- O shapefile é um formato para bases de dados geoespaciais e vetoriais em sistemas GIS (Geographic Information System).
Pode-se afirmar que:
Considere as seguintes afirmações:
I- Em uma rede TCP/IP, o protocolo FTP (File Transfer Protocol) oferece uma configuração dinâmica de terminais, com concessão automática de endereços IP. Com esse protocolo, um cliente recebe, de forma dinâmica, um endereço IP automaticamente definido pela rede.
II- PGP é um sistema de criptografia de dados que pode ser utilizado para troca de informações pela Internet.
Pode-se afirmar que:
Considere as seguintes afirmações:
I- ITIL é um conjunto de boas práticas que podem ser aplicadas no gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação.
II- O algoritmo RSA é empregado em Criptografia de informações e baseia-se na construção de chaves públicas e privadas, com o uso de números primos.
Pode-se afirmar que:
Considere as seguintes afirmações:
I- No sistema operacional Linux, podemos simular um servidor de arquivos Windows, por meio do software SAMBA.
II- No sistema operacional Linux, o serviço DNS pode ser implementado através do software BIND.
Pode-se afirmar que:
Ao se criar o cronograma de um projeto de software, inicia-se com um conjunto de tarefas (a estrutura de subdivisão do trabalho). Dados de esforço, duração e data de início são então definidos para cada tarefa. Além disso, as tarefas podem ser atribuídas a indivíduos específicos. Como resultado dessas informações, pode-se criar um gráfico de:
Desenvolvimento de software computacional é uma tarefa complexa, principalmente se envolver muitas pessoas trabalhando por um tempo relativamente longo. Por isso, projetos de software precisam ser gerenciados. Um elemento-chave de qualquer processo de Engenharia é a medição. Dentre as diversas métricas de software, destaca-se uma que pode ser usada efetivamente como meio para se medir a funcionalidade fornecida por um sistema. Essa métrica é independente da linguagem utilizada e de qualquer tecnologia. Por meio dessa métrica, pode-se otimizar a avaliação de um projeto. Os dados coletados por essa métrica baseiam-se no número de entradas externas, saídas externas, consultas externas e número de arquivos envolvidos com o sistema. Com esses dados, associa-se um valor de complexidade em cada contagem. Nessa métrica, ao invés de se contar as linhas de código, concentra-se na funcionalidade do software. Essa métrica é conhecida por:
Para sair do software Microsoft Access, o usuário poderá utilizar o atalho:
No Microsoft PowerPoint, para se iniciar a apresentação a partir do primeiro slide, pode-se empregar a tecla:
No software Microsoft Excel, para se obter a média aritmética dos valores armazenados entre as células A1 e A4 e armazená-la na célula A6, pode-se entrar, na célula A6, com a função:
No software Microsoft Word, para se iniciar uma nova página, pode-se entrar com o atalho:
Na Engenharia de Software, cada vez que um novo módulo é acrescentado a um sistema, o software se modifica. Novos caminhos de fluxos de dados são estabelecidos. Podem ocorrer novas entradas e saídas e nova lógica de controle é implementada. Essas alterações podem causar problemas em funções que antes funcionavam corretamente. Para contornar essa situação, pode-se reexecutar um mesmo subconjunto de testes, que já foram antes executados, para se assegurar que as alterações não tenham propagado efeitos colaterais indesejados. Esse teste de software é conhecido por teste de:
Na Engenharia de Software, um processo de software é o conjunto de atividades que são consideradas para o desenvolvimento de um sistema computacional. Dentre os diversos modelos de processos de software, destaca-se um no qual seu nome foi atribuído em razão da sequência das fases, onde cada fase só se inicia quando a anterior termina. Esse modelo de processo de software é conhecido por:
A Análise Estruturada utiliza uma representação gráfica do fluxo de dados de um sistema de informação, modelando seus aspectos de processo. Essa representação gráfica é materializada por meio de um diagrama que fornece uma visão estruturada das funções de um sistema. Esse diagrama é conhecido por:
No Microsoft SQL Server, a criação de uma stored procedure pode ser feita pelo comando:
No Modelo Entidade-Relacionamento (MER), a quantidade de ocorrências de uma entidade que podem estar associadas às ocorrências de outra entidade, é conhecida por:
No Microsoft SQL Server, o agendamento de tarefas pode ser feito pelo serviço:
No Microsoft SQL Server, para se adicionar uma nova coluna em uma tabela, pode-se usar o comando SQL: