Questões de Concurso
Foram encontradas 547 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Para endereçar redes com diferentes topologias e/ou arquiteturas, utiliza-se o equipamento denominado
I é um comando importante para o gerenciamento de processos, pois por intermédio dele é possível saber quais os processos encontram-se em execução. Quando acompanhado do parâmetro KK II exibe o nome do usuário que iniciou determinado processo e a hora em que isso ocorreu e, com o acréscimo do parâmetro KK
III mostra os processos que não estão associados a terminais.
Preenchem correta e respectivamente as lacunas I, II e III:
I. As testemunhas comparecerão à audiência independentemente de notificação ou intimação, e as que não comparecerem serão intimadas ex oficio ou a requerimento da parte, ficando sujeitas à condução coercitiva se não atenderem a intimação sem justo motivo.
II. As testemunhas não poderão sofrer qualquer desconto pelas faltas ao serviço ocasionadas pelo seu comparecimento para depor, quando devidamente arroladas ou convocadas.
III. A testemunha que for parente até o terceiro grau civil, amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes não prestará compromisso, e seu depoimento valerá como simples informação.
IV. Cada uma das partes não poderá indicar mais de duas testemunhas, salvo quando se tratar de inquérito, fase em que esse número poderá ser elevado a três.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, é correto o que se afirma APENAS em:
Um paciente do sexo masculino, com oitenta e dois anos de idade, portador de mal de Alzheimer em estágio intermediário para avançado, pouco colaborador, compareceu ao atendimento odontológico apresentando o seguinte quadro: gengivite; quase todos os dentes presentes na boca; recessões gengivais generalizadas; cáries radiculares extensas; e grande acúmulo de placa. O paciente tinha uma dieta essencialmente pastosa e rica em carboidratos fermentáveis, e a higiene bucal era realizada por ele próprio.
No tratamento desse paciente, além de orientações para a família ou ao cuidador acerca da dieta e de cuidados diários de higiene bucal, deve-se indicar fluorterapia aplicada em consultório e o tratamento das cavidades cariosas utilizando
Um paciente idoso, em atendimento em consultório odontológico, apresentava-se febril, com pré-insuficiência renal (clearance de creatinina entre 60-89 mL/min.), pressão arterial de 140 mmHg × 90 mmHg e com enfartamento ganglionar na região submandibular. Clinicamente, o dente 36 apresentava abscesso periapical e sem possibilidade de reabilitação, o que indicava a necessidade de exodontia.
Considerando-se que o paciente desse caso clínico não apresentava histórico de alergias, o anestésico local e a prescrição medicamentosa (analgésica e antimicrobiana) devem incluir, preferencialmente,
Após um desentendimento de ordem pessoal com o responsável legal de um paciente com quinze anos de idade, o cirurgião-dentista decidiu renunciar ao atendimento do paciente.
Para que a sua decisão não configure uma infração ética, é necessário que o cirurgião-dentista
Uma família composta de dois adultos e três crianças, com idade entre três e oito anos de idade, procurou orientação profissional a respeito de cuidados preventivos, devido ao fato de eles estarem prestes a se mudar para uma região onde, de acordo com informações, não existe fluoretação das águas de abastecimento. As crianças não apresentam lesões de cárie, e os adultos estão sob controle, já que não apresentam novas lesões de cárie há mais de cinco anos.
Considerando esse caso clínico, o profissional deve
Caso clínico 5A7AAA
Uma criança, de três anos de idade, deu entrada no pronto atendimento com quadro clínico de febre alta, irritabilidade, dor na boca e dor de cabeça, sintomas iniciados havia mais de quarenta e oito horas. No exame físico, observou-se que a mucosa oral da criança estava vermelha e edematosa, com numerosas úlceras cobertas com pseudomembranas amarelo-acinzentadas e circundadas por um halo eritematoso.
Caso clínico 5A7AAA
Uma criança, de três anos de idade, deu entrada no pronto atendimento com quadro clínico de febre alta, irritabilidade, dor na boca e dor de cabeça, sintomas iniciados havia mais de quarenta e oito horas. No exame físico, observou-se que a mucosa oral da criança estava vermelha e edematosa, com numerosas úlceras cobertas com pseudomembranas amarelo-acinzentadas e circundadas por um halo eritematoso.
Um paciente do sexo masculino, com oito anos de idade, apresentava o seguinte quadro clínico no atendimento odontológico: gengivite marginal, principalmente nos dentes em processo de erupção; dentes 16 e 26, na arcada superior, com erupção parcial e lesão de mancha branca opaca nas vertentes das cúspides próximas às cicatrículas; dentes 55, 54, 53 e 63 sem sinais clínicos de lesão de cárie dentária; dentes 12, 11, 21 e 22 com erupção parcial; dentes 36 e 46, na arcada inferior, com lesão de cárie oclusal cavitada; dentes 75 e 74 com lesão interproximal ativa ultrapassando o limite amelodentinário; dentes 73, 83, 84 e 85 sem sinais clínicos de lesão de cárie dentária; dentes 31, 32, 41, 42 hígidos e em processo final de erupção.
Com base nesse caso clínico, assinale a opção correta.
Caso clínico 5A4AAA
Uma criança de oito anos de idade foi levada pela mãe
à clínica odontológica. A mãe, que levou o dente 11 inteiro
da criança dentro de um copo com leite, relatou que o dente havia
caído quando a criança estava na escola e que o dente foi, então,
lavado em água corrente para retirar a sujeira, tendo sido esfregado
com os dedos e colocado no copo com leite. A mãe relatou que
o acidente ocorreu havia aproximadamente duas horas. Adotou-se,
então, o seguinte procedimento clínico: tratamento da superfície
radicular com fluoreto de sódio a 2%, reimplantação do dente
em infraoclusão, estabilização com esplintagem flexível
(por quatro semanas), administração de tetraciclina e indicação
de tratamento endodôntico após trinta dias.
Adolescente de quinze anos de idade compareceu à clínica odontológica após levar uma cotovelada na boca em um jogo de basquete queixando-se de que o dente da frente estava mole. No exame clínico, constatou-se que o dente apresentava sensibilidade ao toque, mobilidade aumentada, sem deslocamento e resposta negativa ao teste de vitalidade pulpar. Observou-se um pequeno sangramento no sulco gengival. No exame radiográfico não foi encontrada nenhuma alteração.
Nesse caso clínico, os sinais e sintomas descritos caracterizam