Questões de Concurso

Foram encontradas 43 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2062356 Administração Pública
O objetivo da mensuração de ativos e passivos é selecionar bases que reflitam de modo mais adequado o custo dos serviços, a capacidade operacional e a capacidade financeira da entidade, de forma que seja útil para a prestação de contas, responsabilização (accountability) e tomada de decisão. Sobre as bases de mensuração de ativos e passivos, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q2062352 Português
O jeitin mineiro de falar

Já disse o cronista Felipe Peixoto Braga Netto, “Sotaque mineiro: é ilegal, imoral ou engorda?”. É... Nós mineiros temos um jeitinho de falar que é só nosso, assim como os gaúchos, os cariocas, os baianos e os paulistas. Mas somente os mineiros, tem esse “jeitim bunitim” de falar que deixa todo mundo de boca aberta! Qué vê só?

Aqui em Minas sempre se termina uma frase com “sô” e é impressionante como se consegue colocar o “uai” em quase tudo. O emprego do “uai” é uma ciência. Não é todo mundo que sabe a hora de encaixar o “uai” numa frase. Num é assim não, uai! Cêbêsta sô! O mesmo acontece com o trem. Esta palavra significa tudo. [...]

Disponível em: <http://www.soubh.com.br/materias/turismo/o-jeitin-mineiro-de-falar/>.
Acesso em: 23 jan. 2019.
A respeito dos elementos empregados na elaboração do texto lido, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q2062343 Português
Gravidez na adolescência

Drauzio Varella

Por um capricho da natureza feminina, a idade da primeira menstruação diminuiu progressivamente desde o início do século 20.

Em 1900, as moças menstruavam pela primeira vez ao redor dos 17 anos. Hoje, nem bem completam 11 ou 12 anos e já menstruam. Ninguém sabe ao certo a razão desse fenômeno biológico; é provável que esteja ligado à melhor nutrição das crianças atuais.

Até a geração de nossas avós, as mulheres casavam cedo, geralmente antes de entrar na fase reprodutiva. Mais tarde, menstruavam e vinham os filhos, um atrás do outro, até a menopausa. Viviam em sociedades com taxas altas de mortalidade infantil, nas quais dar à luz dez vezes era a estratégia reprodutiva mais sensata para criar cinco ou seis sobreviventes.

Na era da informática, ao contrário, o investimento na educação de uma ou duas crianças consome tanta energia, que os casais responsáveis planejam com extremo cuidado o tamanho de suas famílias.

Nas camadas de nível educacional mais alto, as mulheres brasileiras seguem de perto a tendência internacional de completar os estudos, conseguir trabalho e independência financeira antes de pensar em filhos. Nas maternidades particulares, há muito não causam espanto as primigestas com mais de 40 anos.

Paradoxalmente, no entanto, ao lado dessa característica dos novos tempos, convivemos com o antigo problema da gravidez na adolescência, agravado agora pelo início mais precoce da fase fértil das mulheres. Enquanto as taxas gerais de fecundidade nas décadas de 1970 e 1980 caíram no país inteiro, o número de adolescentes de 15 a 19 anos grávidas aumentou 26%.

A Pesquisa Nacional em Demografia e Saúde, realizada em 1996, mostrou que 14% das meninas dessa faixa etária já tinham pelo menos um filho e que as jovens mais pobres apresentavam fecundidade dez vezes maior.

Entre as parturientes atendidas pela rede do SUS no período de 1993 a 1998, houve aumento de 31% dos casos de meninas entre 10 e 14 anos. Nesses cinco anos, 50 mil adolescentes foram parar nos hospitais públicos devido a complicações de abortos clandestinos. Quase 3 mil estavam na faixa dos 10 aos 14 anos.

Como não poderia deixar de ser, a situação é especialmente grave nas regiões mais pobres do país: no Norte e no Nordeste, de cada três partos, uma das mães tem de 10 a 19 anos. Mas, mesmo no Sul e no Sudeste, o número de parturientes nessa faixa etária é inaceitável: cerca de 25%.

Muitos especialistas em saúde pública calculam que os índices de mortalidade infantil poderiam diminuir significativamente, se houvesse prevenção da gravidez na adolescência, no Brasil.

Grande parte das crianças assim nascidas são filhas de homens que não assumem os deveres inerentes à paternidade. Impunes à lei, simplesmente abandonam os filhos aos cuidados da mãe despreparada, com a conivência silenciosa da sociedade machista e discriminatória em relação às mulheres.

O argumento de que esses homens são irresponsáveis por serem eles também muito jovens nem sempre é verdadeiro, dado o interesse que as adolescentes costumam despertar nos homens mais velhos.

Ficar grávida ainda criança é uma das consequências mais perversas da incompetência de nosso sistema educacional.Amenina pobre, sem instrução, que começa a vida com um bebê no colo, dificilmente conseguirá mudar seu destino de miséria e ignorância. 

[...]

Parece que o Ministério da Saúde está decidido a dedicar mais atenção à prevenção da gravidez na adolescência. Entre as medidas adotadas estão a preparação de profissionais para atendimento, divulgação de material educativo, acesso a métodos anticoncepcionais e aos preservativos, além do estímulo à promoção de atividades culturais e esportivas.

Embora essas intervenções sejam fundamentais, a solução do problema não é tarefa exclusiva do governo. A menina que fica grávida aos 12 anos não o faz por decisão prévia, voluntária; engravida por falta de informação, desvantagem econômica ou armadilha da natureza. Se receber orientação adequada, saberá se defender, como demonstram os estudos publicados nessa área.

Ainda que não seja por solidariedade ou economia de recursos, pelo menos por prudência é preciso agir. Afinal, quantos marginais que nos tiram a tranquilidade nas cidades brasileiras descendem de meninas engravidadas em idade de brincar com boneca? 

Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/gravidez-na-adolescencia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Leia o trecho a seguir.
“Parece que o Ministério da Saúde está decidido a dedicar mais atenção à prevenção da gravidez na adolescência. Entre as medidas adotadas estão a preparação de profissionais para atendimento, divulgação de material educativo, acesso a métodos anticoncepcionais e aos preservativos, além do estímulo à promoção de atividades culturais e esportivas.
Embora essas intervenções sejam fundamentais, a solução do problema não é tarefa exclusiva do governo”.
A conjunção destacada, pela relação que estabelece entre o parágrafo anterior e aquele que ela inicia, é denominada
Alternativas
Q2056058 Meio Ambiente
Segundo a norma ABNT NBR 10 004, sobre os resíduos sólidos, a periculosidade de um resíduo é o que o caracteriza baseado em suas propriedades físicas, químicas ou infectocontagiosas.
Sobre esses resíduos perigosos, é correto afirmar que um resíduo mutagênico é
Alternativas
Q2056057 Meio Ambiente
O planeta tem sido bastante afetado por problemas ambientais que alteram direta e / ou indiretamente a flora, a fauna, os solos, o ar, etc.
Sobre os principais problemas ambientais atuais e suas respectivas causas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2056056 Meio Ambiente
Hoje em dia, há uma grande preocupação com o gerenciamento de resíduos sólidos, pois a gestão inadequada deles pode acarretar a degradação dos solos e consequentemente sua contaminação. Os contaminantes dos solos podem chegar aos lençóis freáticos por meio de lixiviação, diminuindo os recursos naturais disponíveis.
Sobre os resíduos sólidos lixiviáveis, é correto afirmar que são contaminantes inorgânicos dos solos, mesmo em pequenas concentrações,
Alternativas
Q2056055 Meio Ambiente
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é um órgão colegiado que garante subsídios para ao governo avaliar e adotar ações que garantam preservação do meio ambiente.
São objetivos do Conama, exceto:
Alternativas
Q2056054 Meio Ambiente
São vários os problemas ambientais que ocorrem nos grandes centros urbanos brasileiros e que decorrem de degradação do meio ambiente. As atividades do homem, assim como seus estilos de consumo e produção, são os grandes responsáveis pela degradação ambiental.
Sobre a degradação ambiental nos centros urbanos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Para o Ministério do Meio Ambiente, o principal problema de degradação ambiental são as mudanças climáticas seguidas pelo desmatamento e depois o grande desperdício de água. ( ) Quando uma população de um centro urbano é deslocada de palafitas para uma nova área adequadamente urbanizada, o impacto ambiental nesse caso é chamado de positivo. ( ) A formação de chuvas ácidas é considerada um impacto ambiental direto, pois esse fenômeno é resultado do instante em que se dá a ação, ou seja, se provoca a poluição atmosférica. ( ) A extração mineral afeta a especiação química de alguns metais, favorecendo, em meio ácido, a mobilidade de algumas espécies.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2056053 Meio Ambiente
A região metropolitana de São Paulo é abastecida por vários mananciais, que englobam diversos cursos d’água e represas. Muitos desses sistemas não fornecem água própria para consumo, pois vários poluentes e microrganismos podem ser encontrados nas águas desses mananciais. Vários fatores contribuem para a poluição dessas águas e o certo é que quase todos estão relacionados a atividades humanas. Para caracterizar uma água é necessário considerar parâmetros que podem caracterizar física e / ou quimicamente a água.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o principal parâmetro que permite avaliar a potabilidade da água.
Alternativas
Q2056052 Meio Ambiente
Com o mercado de frangos favorável, um microempresário resolveu expandir seus negócios montando outra loja fora do seu município. Nesse sentido, o empresário procurou a prefeitura da cidade para saber qual órgão do município era responsável pelo meio ambiente, a fim de conseguir uma licença para o seu empreendimento. Os processos de licenciamento ambiental são, por lei, instituídos por três tipos de licenças: licença prévia, licença de instalação e licença de operação.
Sobre os processos de licenciamento ambiental necessários a um empreendimento, analise as seguintes afirmativas.
I. A etapa de implantação do empreendimento deve gerar o mínimo de imapcto ao meio ambiente, e esse processo necessita de uma licença de operação. II. A partir da licença prévia, o empreendedor verifica se o local do seu empreendimento é o mais adequado possível para a atividade. III. A licença de instalação aponta como deve ser construído o empreendimento e determina as condições para o funcionamento dele. IV. Sob certas condições, é possível ao empreendedor adquirir uma licença ambiental simplificada para pequenos empreendimentos em que as licenças prévia, de instalação e operação são concedidas com a emissão de apenas um documento.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2056051 Meio Ambiente
Esgoto é o termo usado para caracterizar os despejos provenientes de diversos usos da água, e pode ser doméstico, comercial, industrial, agrícola, etc. As estações de tratamento de esgotos reduzem sua carga poluidora antes do lançamento deles nos corpos d’água receptores. A água captada nessas estações através de bombas é armazenada em tanques onde recebem adições de reagentes químicos que atuam em processos conhecidos como floculação e coagulação.
Os principais reagentes químicos utilizados no Brasil na etapa de tratamento da água em que se realizam esses processos são
Alternativas
Q2056050 Meio Ambiente
Os indicadores ambientais nacionais são informações utilizadas como ferramentas de avaliação de determinados fenômenos, apresentando suas tendências e progressos que se alteram ao longo do tempo. Os indicadores são também instrumentos de avaliação e se agregam em temas.
São temas utilizados como indicadores ambientais, exceto:
Alternativas
Q2056049 Meio Ambiente
O gerenciamento de áreas ambientais faz parte da agenda de qualquer órgão dessa natureza, visando mitigar impactos ambientais e controlando, assim, riscos de desastres. Nesse sentido, torna-se fundamental a aplicação de técnicas de controle, tratamento e gerenciamento de áreas de risco à saúde. Para isto, torna-se necessário que se elabore planos de intervenção tendo em vista critérios e conceitos do gerenciamento de riscos.
Considerando os termos utilizados nos planos e mitigação, é correto afirmar que remediação pode ser definida como
Alternativas
Q2056048 Meio Ambiente
Do ponto de vista de gestão ambiental, os resíduos sólidos são normalmente classificados conforme a sua origem. Um resíduo domiciliar gerado nas residências, por exemplo, é classificado como um resíduo de origem urbana, já os produzidos em hospitais, clínicas médicas e veterinárias são classificados como de serviços de saúde.
Sobre os resíduos de serviço de saúde, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2056047 Meio Ambiente
Para um produto ser considerado “verde”, ou seja, produto que causa menos impacto ao meio ambiente, é importante avaliar qual destino ecológico deve ter esse material após sua utilização.
O modelo de aproveitamento de um produto pós-utilização por meio do qual este vira matéria-prima novamente e atravessa uma nova cadeia produtiva é chamado de
Alternativas
Q2056046 Meio Ambiente
Pode-se afirmar que a poluição do ar está relacionada aos componentes químicos dispersos na atmosfera em concentrações suficientes para causar danos nos seres humanos, nos animais, nos vegetais ou em materiais.
Um poluente do ar originado dos processos de combustão que, em condições ambientais, se encontra no estado sólido ou líquido é o
Alternativas
Q2056045 Meio Ambiente
O combate eficaz aos problemas ambientais requer muito mais do que a adesão a acordos internacionais. Para que se cumpram as metas nesses encontros, torna-se necessário criar leis nacionais que amparem os procedimentos de proteção ao meio ambiente. Os estudos de impactos ambientais (EIA) são um instrumento de política ambiental defendido pela ISSO 14001, que se estabelece como ingrediente fundamental de um sistema de gestão ambiental.
Sobre os EIA, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2056044 Meio Ambiente
Os elementos essenciais à vida estão disponíveis no meio ambiente, sendo encontrados na forma molecular ou iônica, dependendo das espécies químicas envolvidas. Esses elementos recebem o nome de nutrientes e são chamados de micro ou macronutrientes, entre os quais pode-se citar carbono, oxigênio, enxofre, nitrogênio.
A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os nutrientes a seus respectivos ciclos biogeoquímicos.
COLUNA I
1. Carbono 2. Oxigênio 3. Enxofre 4. Nitrogênio
COLUNA II
( ) Nutriente utilizado atualmente como um dos principais fertilizantes na agricultura. ( ) Em certas condições, esse nutriente pode ser reduzido seu estado de oxidação, formando um composto com hidrogênio que é um gás letal à maioria dos seres vivos. ( ) O principal reservatório desse nutriente é a atmosfera na forma de óxido, e ele está presente nos hidrocarbonetos e participa dos processos de fotossíntese. ( ) Nutriente mais abundante em massa na crosta terrestre e de extrema importância pela oxidação de moléculas e produção de energia.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2056043 Noções de Informática
Analise as afirmativas a seguir sobre o Microsoft Windows 10.
I. O painel de controle é usado para alterar as configurações do Windows. II. A Central de Segurança do Windows Defender oferece um conjunto robusto de recursos de segurança que mantêm o dispositivo seguro. III. O menu Iniciar tem várias opções de personalização, sendo uma delas remover ou editar um bloco fixado.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2056042 Noções de Informática
Sobre a função MÁXIMO do Microsoft Excel 2016, é incorreto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: B
5: D
6: C
7: D
8: C
9: B
10: B
11: A
12: B
13: A
14: C
15: B
16: C
17: B
18: A
19: D
20: C