Questões de Concurso

Foram encontradas 133 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2019 Banca: CONSULPLAN Órgão: CODESG - SP
Q1202564 Português
Entenda como o lixo chega até o Rio Tietê no trecho que passa por Salto  Mais uma vez a cidade de Salto (SP) ficou coberta por um “mar de lixo” depois que uma forte chuva atingiu a capital paulista.  O temporal que provocou estragos em São Paulo no fim de semana fez com que o volume de água do Rio Tietê aumentasse, carregando muito lixo que se acumulou na velha usina da cidade no interior de SP, mais especificamente no Memorial do Rio Tietê.  O lixo, que ficou sobre a água, transformou a paisagem nos pontos turísticos do rio, cartão postal da cidade. Segundo ambientalistas, depois da grande São Paulo, o trecho que passa por Salto é o mais poluído. No período de chuva, a preocupação de quem monitora a qualidade da água do Tietê aumenta. É que quanto mais água, maior o impacto da poluição nas cidades ribeirinhas.  A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado explicou que tem atuado para auxiliar na retirada do lixo e na despoluição das águas do Rio Tietê. De acordo com a secretaria, em 2018, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) recolheu 1,8 tonelada de resíduos acumulados nas usinas hidrelétricas ao longo do rio.  No mesmo período, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) informou que desassoreou um volume de 500 mil metros cúbicos de resíduos, dos quais 7% correspondem ao lixo retirado do fundo do rio.  A Prefeitura de Salto explicou que o alto volume de chuva faz com que o rio traga lixo e até outros materiais que vêm de cidades da grande São Paulo.  A administração informou ainda que a Secretaria de Meio Ambiente realiza o monitoramento do rio no trecho que passa pela cidade e que está se reunindo com os órgãos responsáveis para minimizar a carga de lixo que o trecho de Salto recebe constantemente.  (Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sorocabajundiai/noticia/2019/02/24/entenda-como-o-lixo-chega-ate-o-rio-tieteno-trecho-que-passa-por-salto.ghtml. Acesso em: 25/02/2019. Com adaptações.)
Assinale a alternativa a seguir em que todas as palavras estão escritas corretamente.
Alternativas
Q1150406 Segurança e Transporte
O Brasil adota a teoria do monopólio estatal da força, para constituir a garantia de segurança e liberdade. A autodefesa está adstrita à legítima defesa, exercício regular de direito, ou estado de necessidade ou, por fim, como medida preventiva, a contratação de segurança privada. As atividades de segurança privada, com números cláusulos, são reguladas e fiscalizadas pelo(a):
Alternativas
Q1150400 Direitos Humanos
Todos os seres humanos devem ter asseguradas, desde o nascimento, as mínimas condições necessárias para se tornarem úteis à humanidade, como também a possibilidade de receber os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar. Esse conjunto de condições e de possibilidades, que associa as características naturais dos seres humanos, e a capacidade natural de cada pessoa que pode valer-se como resultado da organização social, se refere aos direitos: 
Alternativas
Q1150398 Segurança e Transporte
Os sistemas de CFTV (Circuito Fechado de TV) digitais têm como principal objetivo atuar com recursos semelhantes aos equipamentos convencionais; porém, agregam recursos que os diferenciam dos sistemas analógicos. Considerando os equipamentos de CFTV, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) DVR (Digital Vídeo Recorder): trata-se de um servidor aberto de imagens de alta resolução com aplicativos diferenciados que captura, grava, faz tratamento e transmite imagens. ( ) Placa de captura: funciona como uma placa de áudio, que é espetada no slot do computador com uma configuração apropriada. Captura, trata, grava, exibe e transmite os áudios assim como o DVR; porém, com menos recursos e qualidade em suas gravações. A principal diferença entre as duas tecnologias está no custo, que é bem inferior para as placas de captura. ( ) Central de monitoramento: funciona com um grande olho e tem como principal função ver pontos que a segurança patrimonial não consegue. É de sua responsabilidade realizar backup de imagens importantes para investigação policial ou até mesmo para o controle de ocorrências. ( ) Quad: dividir a tela do monitor em quatro partes é a função deste equipamento, permitindo visualizá-las ao mesmo tempo. Pode ser em preto e branco ou colorido, dependendo do tipo de câmera instalada.
A sequência está correta em
Alternativas
Q1150397 Segurança e Transporte
O que chamamos de defesa pessoal se refere à elaboração do instrumento de preservação, que leva a resguardar a integridade física. São classificações da defesa pessoal, EXCETO:
Alternativas
Q1150383 Eletricidade
Um morador de uma certa residência atendida por tensão fase-fase de 220 V comprou um ar-condicionado de potência nominal de 1.500 W bifásico. Considere que o morador possui 4 disjuntores distintos comprados recentemente e que ainda não foram utilizados. De acordo com tais informações e considerando os disjuntores relacionados a seguir, qual é o adequado para instalar no circuito independente do ar-condicionado?
Alternativas
Q1150381 Eletricidade

Os equipamentos elétricos podem ser classificados também quanto à sua instalação, como fixos, estacionários, portáteis ou manuais. De acordo com tal classificação, analise as afirmativas a seguir.


I. Fixos: são instalados permanentemente em um local determinado, como um transformador em um poste, disjuntor em um quadro ou, mesmo, um condicionador de ar na parede.

II. Portáteis: são os fixos, ou sem alça para transporte, com massa, tal que não possam ser movimentados facilmente, como uma geladeira doméstica.

III. Estacionários: são equipamentos que podem ser movimentados quando em funcionamento, ou que podem ser facilmente deslocados de um lugar para outro, mesmo quando ligados à fonte de alimentação, como um aspirador de pó.

IV. Manuais: são os portáteis projetados para serem suportados pelas mãos durante sua utilização normal, como as ferramentas elétricas portáteis.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q1150372 Direito Administrativo
Segundo o art. 3º da Lei de Licitações e Contratos Administrativos, “a licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da _______________, a seleção da proposta mais ______________ para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os ________________ da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo dos que lhe são correlatos”. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q1150368 Direito Administrativo
A Lei sobre Licitações e Contratos Administrativos apresenta diversos termos e os significados atribuídos a cada um. Sobre este assunto, marque a alternativa que apresenta um conceito INCORRETO.
Alternativas
Q1150366 Engenharia Ambiental e Sanitária
“Os aterros sanitários concentram uma grande quantidade de um líquido altamente poluente que surge no processo de putrefação de toda matéria orgânica descartada no lixo. O processo de decomposição da matéria orgânica nestes aterros inclui substâncias físicas, químicas e biológicas que, misturadas à água, dão origem a esse poluente viscoso de cor escura e odor extremamente forte.” As informações se referem a:
Alternativas
Q1150357 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os Resíduos Sólidos da Construção e Demolição (RSCD) são aqueles gerados nos canteiros de obras. São popularmente chamados de “entulho” e provenientes de construções novas, reformas, reparos, demolições ou resultantes da preparação e da escavação de terrenos. São exemplos de problemas ocasionados pelo mau gerenciamento desses resíduos, EXCETO:
Alternativas
Q1150356 Direito Administrativo
“Dentre os poderes da administração, podemos destacar o poder ________________, que consiste em a administração punir internamente as infrações funcionais de seus agentes. Este poder deriva da hierarquia, pois a administração aplica uma sanção disciplinar a um agente público.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q1150355 Direito Constitucional
A expressão servidor público, em seu sentido amplo, é utilizada para identificar as pessoas físicas que mantêm relação funcional com o Estado. Sendo assim, são considerados servidores públicos: 
Alternativas
Q1150354 Direito Administrativo
De acordo com a Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), é considerado como agente público:
Alternativas
Q1150325 Conhecimentos Gerais
O Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que foi consumido pelas chamas de um incêndio, em 2 de setembro de 2018, abrigava mais de 15 milhões de itens. Sabe-se que 80% desse acervo foi perdido. Sobre o Museu Nacional, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1150323 Conhecimentos Gerais
A gigante petroleira saudita Aramco confirmou a sua entrada no mercado de ações, podendo transformá-la na maior do mundo e que mostra a vontade do príncipe herdeiro, Mohamed Bin Salman, de promover mudanças profundas na economia do reino. A empresa deverá apostar um total de 5% de seu capital, com um lançamento inicial de 2% na bolsa nacional saudita, em dezembro. A Arábia Saudita, cujo nome oficial é Reino da Arábia Saudita, é um país muçulmano localizado no continente:
Alternativas
Q1150322 Atualidades
O Prêmio Nobel é uma das mais prestigiadas premiações do mundo. Todos os anos, pessoas que fizeram pesquisas de grande valor para o bem do ser humano em diversas áreas, como Química, Física, Medicina, Literatura, Economia e Paz, são escolhidas e premiadas. A história do Prêmio se iniciou com o seu fundador, Alfred Nobel. Os ganhadores do Prêmio Nobel 2019 de Medicina apresentaram a pesquisa que envolve entender como as células detectam e se adaptam à disponibilidade de oxigênio. São eles:
Alternativas
Q1150320 Atualidades

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu condenar o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) e o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. A condenação está relacionada ao caso dos R$ 51 milhões encontrados em malas de dinheiro e caixas em um apartamento em Salvador, em 2017.

(Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/10/22/. Acesso em: 22/10/2019.)


De acordo com a Procuradoria-Geral da República, os R$ 51 milhões apreendidos em Salvador são de origem criminosa das propinas:

Alternativas
Q1150316 Noções de Informática
Meio físico utilizado para transmissão de dados, “compostos basicamente por um núcleo, que é uma mistura de vidro, plástico e gases, pelo qual trafegam pulsos de luz e não sinais elétricos”. Trata-se de:
Alternativas
Q1150315 Noções de Informática
No Microsoft Excel 2013, Configuração Local, Idioma Português-Brasil, há uma tecla de função que ativa e desativa as dicas de tecla; assinale-a.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: C
5: C
6: A
7: C
8: A
9: C
10: C
11: C
12: C
13: B
14: C
15: C
16: A
17: C
18: B
19: A
20: D