Questões de Concurso
Foram encontradas 184 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Nossos velhos
Pais heróis e mães rainhas do lar.
Passamos boa parte da nossa existência cultivando estes estereótipos. Até que um dia o pai herói começa a passar o tempo todo sentado, resmunga baixinho e puxa uns assuntos sem pé nem cabeça. A rainha do lar começa a ter dificuldade de concluir as frases e dá pra implicar com a empregada. O que papai e mamãe fizeram para caducar de uma hora para ou…tra? Fizeram 80 anos. Nossos pais envelhecem. Ninguém havia nos preparado pra isso. Um belo dia eles perdem o garbo, ficam mais vulneráveis e adquirem umas manias bobas.
Estão cansados de cuidar dos outros e de servir de exemplo: agora chegou a vez de eles serem cuidados e mimados por nós, nem que pra isso recorram a uma chantagenzinha emocional. Têm muita quilometragem rodada e sabem tudo, e o que não sabem eles inventam. Não fazem mais planos a longo prazo, agora dedicam-se a pequenas aventuras, como comer escondido tudo o que o médico proibiu. Estão com manchas na pele. Ficam tristes de repente. Mas não estão caducos: caducos ficam os filhos, que relutam em aceitar o ciclo da vida. É complicado aceitar que nossos heróis e rainhas já não estão no controle da situação.
Estão frágeis e um pouco esquecidos, têm este direito, mas seguimos exigindo deles a energia de uma usina. Não admitimos suas fraquezas, seu desânimo. Ficamos irritados se eles se atrapalham com o celular e ainda temos a cara-de-pau de corrigi-los quando usam expressões em desuso: calça de brim? frege? auto de praça? Em vez de aceitarmos com serenidade o fato de que as pessoas adotam um ritmo mais lento com o passar dos anos, simplesmente ficamos irritados por eles terem traído nossa confiança, a confiança de que seriam indestrutíveis como os super-heróis. Provocamos discussões inúteis e os enervamos com nossa insistência para que tudo siga como sempre foi. Essa nossa intolerância só pode ser medo. Medo de perdê-los, e medo de perdermos a nós mesmos, medo de também deixarmos de ser lúcidos e joviais. É uma enrascada essa tal de passagem do tempo.
Nos ensinam a tirar proveito de cada etapa da vida, mas é difícil aceitar as etapas dos outros, ainda mais quando os outros são papai e mamãe, nossos alicerces, aqueles para quem sempre podíamos voltar, e que agora estão dando sinais de que um dia irão partir sem nós.
(Martha Medeiros. Disponível em: http://www.viva50.com.br/nossos-velhos-cronica-de-martha-medeiros/. Acesso em: 24/06/2016. Adaptado.)
Assinale, entre as palavras transcritas do texto, a única que se encontra no diminutivo.
O corrimento vaginal, chamado leucorreia, é representado pela saída de secreção de coloração e abundância variável. A leucorreia fisiológica é uma secreção normalmente produzida pelas mucosas vulvares, endocervical, ectocervical e, sobretudo, vaginal. Considera-se como vulvovaginites todas as manifestações inflamatórias e/ou infecciosas, de caráter agudo ou crônico que podem acometer a vulva, a vagina ou o colo uterino. São os órgãos que podem ser acometidos pelas vulvovaginites, EXCETO:
O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) brasileiro é o mais democrático do mundo, todos têm o mesmo nível de acesso, e quase 100% dos transplantes são realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS). O “doador vivo” é considerado uma pessoa em boas condições de saúde – de acordo com avaliação médica – capaz juridicamente e que concorda com a doação. Por lei, pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos podem ser doadores. Não parentes podem ser doadores somente com autorização judicial. São órgãos e tecidos que podem ser obtidos de um doador vivo, EXCETO:
Material cirúrgico é todo o conjunto de objetos, instrumentos e equipamentos que entram em contato direto ou indireto com a região operatória, utilizados para a execução de determinado procedimento cirúrgico. Sua classificação é de acordo com a sua função ou uso principal, visto que muitos equipamentos têm mais de uma utilidade. Basicamente, um procedimento cirúrgico segue três etapas principais: corte, bisturi e tesoura que fazem parte da etapa:
“Marcos, 56 anos, chega ao posto de saúde queixando de dormência no braço esquerdo, dor nas costas, apresenta palidez, suor frio e pressão alta. Viciado em cigarro por mais de dez anos, no último exame apresentou colesterol alto.” Os sintomas mencionados estão relacionados com:
A crise convulsiva é a forma mais conhecida pelas pessoas e é identificada como “ataque epiléptico”. Nesse tipo de crise, a pessoa pode cair ao chão, apresentar contrações musculares em todo o corpo, mordedura da língua, salivação intensa, respiração ofegante e, às vezes, até urinar. São procedimentos corretos durante a crise convulsiva, EXCETO:
Em situação de atenção à urgência e emergência, o acolhimento deve estar associado a uma classificação de risco. Existem no mundo vários modelos de classificação de risco ou triagem na urgência. No Brasil, os modelos adotados foram o canadense (CTAS), o norte-americano (ESI) e o do Sistema Manchester (MTS). São os resultados esperados com a implantação da classificação de risco com acolhimento, EXCETO:
O ser humano sempre utilizou as fontes naturais de energia para realizar suas atividades. Atualmente, as fontes de energia são, em grande parte, provenientes da exploração de combustíveis fósseis. NÃO é considerada uma fonte de combustível fóssil:
Parentes ainda resistem em autorizar doação de órgãos
Poucas pessoas sabem, mas o Brasil é destaque no contexto mundial de doação de órgãos e tecidos, principalmente por ter o maior sistema público de transplantes do mundo. Porém, a alta taxa de recusa familiar para doação de órgãos é um problema grave no país. Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 40% da população brasileira não aceita doar órgãos de parentes falecidos com diagnóstico de morte cerebral, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.
Na opinião do médico Leonardo Borges de Barros e Silva, coordenador da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), os motivos para a recusa familiar são diversos: desde crenças religiosas até o desconhecimento e não aceitação da morte encefálica, que faz com que muitos familiares acreditem que o fato de o ente querido manter o corpo quente e o coração batendo seja um indicativo de que ele sobreviverá.
Realmente, para a grande maioria das pessoas, é muito difícil diferenciar um corpo em morte cerebral de um corpo em sono profundo na cama de um hospital: em ambos, o abdômen se move normalmente na respiração, os batimentos cardíacos aparecem no monitor e há urina no recipiente plástico. A temperatura também permanece normal.
“O diagnóstico de morte encefálica – conhecida também como morte cerebral – é irreversível, ou seja, o paciente perde todas as funções vitais, como a consciência e capacidade de respirar. O coração permanece batendo e os demais órgãos, funcionando. Com exceção das córneas, pele, ossos, vasos e valvas do coração, é somente nessa situação que os órgãos podem ser utilizados para transplante”, observa o especialista.
O que acontece é que enquanto o coração tem oxigênio, ele pode continuar a bater. O ventilador providencia esse suporte por várias horas. Sem o socorro artificial, o coração deixaria de bater.
O consentimento informado é a forma oficial de manifestação à doação. A retirada de tecidos, órgãos e partes do corpo de pessoas falecidas para transplantes ou outra finalidade terapêutica depende da autorização do cônjuge ou parente maior de idade, obedecida a linha sucessória, firmada em documento subscrito por duas testemunhas presentes à verificação da morte.
“Evidentemente, a manifestação em vida da pessoa a favor ou contra a doação de seus órgãos e tecidos para transplante pode ou não favorecer o consentimento após a morte, mas, de acordo com a lei, é a vontade da família que deve prevalecer”, explica o médico Leonardo Borges de Barros e Silva.
De acordo com números do Ministério da Saúde, em 2015, mais de 23 mil transplantes foram realizados no Brasil, sendo a córnea o tecido mais transplantado. No ano passado, o transplante de rins foi o mais realizado, seguido pelos de fígado, coração e pulmão. Mas, enquanto algumas famílias ainda têm receio de autorizar a doação dos órgãos de parentes falecidos, cerca de 40 mil pessoas, entre crianças e adultos, estão na fila de espera por um transplante no Brasil.
(CONTE, Juliana. Informações da Agência Ex Libris Comunicação Integrada e Ministério da Saúde. Publicado em: 21/06/2016. Adaptado.)
Assinale, entre as palavras seguintes, a que se encontra no aumentativo.
As gimnospermas são plantas que, além de possuírem folhas destinadas à fotossíntese, apresentam também folhas reprodutoras, chamadas esporófilas. Em geral, elas estão reunidas em estruturas chamadas estróbilos, que possuem esporângios. No estróbilo masculino encontram-se as microsporófilas contendo os microsporângios, que em seu interior tem
A sequência inteira pelas quais células germinativas primitivas se transformam em espermatozoides é conhecida por espermatogênese. Ao contrário do que ocorre na ovogênese, que começa a maturação no período fetal e termina logo após a puberdade, este é um processo de que tem início de sua maturação na puberdade e continua até a velhice. Portanto, de acordo com o processo de gametogênese, assinale a alternativa correta.
Para a avaliação do crescimento infantil, devem-se considerar algumas medidas antropométricas e a evolução de certas estruturas físicas conhecidas como indicadores do crescimento, sendo os mais comuns o fechamento das fontanelas e suturas, a erupção dentária, o peso, a estatura, os Perímetros Cefálicos (PC) torácico e braquial e, eventualmente, a idade óssea da criança. Porém, dentre elas, o Ministério da Saúde considera como medidas antropométricas básicas para avaliar o crescimento infantil:
Em geral, os invertebrados digerem o alimento através da quebra das moléculas orgânicas complexas, em moléculas menores, com o auxílio da água e enzimas digestivas. Por isso se diz que a digestão desses animais é conhecida como hidrólise enzimática dos alimentos. A respeito do processo de nutrição desses animais, é correto afirmar que:
Nos sistemas biológicos, a permeabilidade à água é inseparável da permeabilidade aos gases, e os anfíbios dependem da respiração cutânea para uma parcela significativa de suas trocas gasosas. Embora o tegumento permita o movimento passivo da água e dos gases, ele controla também o movimento de outros compostos como:
Coll et al (2000) definem conteúdo como uma seleção de formas ou saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses, modelos de conduta etc., cuja assimilação é considerada essencial para que se produzam desenvolvimento e socialização adequados no aluno. É preciso lembrar que, ao longo da história da educação física, determinados tipos de conteúdos, sobretudo aqueles ligados ao “saber fazer”, propiciaram uma visão bastante prática e mecânica para as aulas deste componente curricular nas escolas brasileiras. Tal fato pode ser considerado como um dos principais argumentos para justificar o absenteísmo discente nas aulas de educação física. Segundo as dimensões de conteúdos propostas pela teoria em questão, assinale a alternativa que apresenta uma prática pedagógica baseada na dimensão atitudinal para uma aula sobre o tema “atividade física, saúde e bem-estar”.
A partir da promulgação da Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o status da educação física mudou, passando a ser considerada um componente curricular como os demais (português, matemática, ciências etc.). Segundo Darido (2015), tornar a educação física aos olhos da lei componente curricular obrigatório é reconhecer que o seu ensino tem objeto de ensino e conhecimentos próprios presentes nos jogos, esportes, ginásticas, lutas, danças, capoeira e conhecimento sobre o corpo, constituindo, então, a base que mantém a escola. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno, EXCETO:
Sobre as abordagens pedagógicas da educação física, esta proposta foi inicialmente divulgada para os programas de escolas que atendiam alunos portadores de deficiência física e mental; inaugura uma nova fase de preocupação para o professor, que extrapola os limites biológicos e de rendimento corporal; o autor que mais influenciou esse pensamento no nosso país foi o francês Jean Le Boulch; e, buscou o desenvolvimento da criança a partir de uma formação integral pelos aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores. As características descritas referem-se à abordagem
As regras da ginástica artística não são exatamente simples. Este esporte envolve a prática de evoluções especiais em aparelhos, numa combinação de elementos que exigem força, equilíbrio e precisão, e também inclui apresentações de exercícios no solo. O programa de ginástica artística nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, incluiu as seguintes provas para o sexo masculino, EXCETO:
O profissional de educação física é um profissional em nível de graduação, responsável por desenvolver hábitos físicos, prescrever atividades, orientar e acompanhar nestas atividades todos aqueles que se inserem no âmbito da prática da atividade física ou desportiva. Sobre o processo de construção e elaboração do Código de Ética dos Profissionais de educação física, assinale a afirmativa correta.
Relacione adequadamente as duas colunas associando as principais manifestações folclóricas do Espírito Santo às suas respectivas descrições/características.
1. Alardo.
2. Folia de Reis.
3. Jongo.
4. Ticumbi.
( ) Envolve canto, dança e percussão de tambores. Considerado a raiz mais primitiva do samba, difundiu-se nas regiões cafeicultoras, fato que explica a sua existência quase que exclusiva no sudeste do país. Doze mulheres, vestindo blusa branca, saia e lenço azul na cabeça são seus componentes. Fazem parte também três homens, que tocam tambores e um reco-reco. Também pode ser conhecido como caxambu e corimá.
( ) Folguedo/dança típica existente no norte do Espírito Santo, há mais de 200 anos. A dramatização do auto é simples: “Reis de Congo” e “Reis de Bamba”, duas majestades negras, querem fazer, separadamente, a festa de São Benedito. Há embaixadas de parte a parte, com desafios atrevidos declamados pelos “Secretários” que desempenham o papel de embaixadores. O ritmo das encenações é regido por pandeiros e chocalhos de lata, chamados de “ganzás” ou “canzás”. A viola dá o tom no momento que os guerreiros cantam.
( ) Com o nome de bate-flechas ou dança das flechas, a expressão folclórica, de intenção religiosa, louva São Sebastião e São João Batista. O grupo, formado por homens e mulheres, sem número determinado, se apresenta em terreiro, e pode ser integrado também pelos assistentes. Em geral, a roupa é a comum, mas há os que se vestem como índios, com saias de palmito, penachos coloridos, colares de contas, adornos de pena nos braços e tornozelos. O instrumental se assemelha ao de uma pequena banda musical, mas alguns conjuntos adotam apenas os tambores. Cada dançador porta duas flechas que servem para embelezar as evoluções e funcionam como marcadoras de ritmo, acompanhando as batidas de pés.
( ) É um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal que, trazido para o Brasil, ganhou força no século XIX, nas regiões onde a cafeicultura prosperou. A tradição da visitação das casas é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e da sanfona. As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção das tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde se realizam animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê.
A sequência está correta em