Questões de Concurso

Foram encontradas 4.281 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3068538 Sociologia
A relação entre a Sociologia e a questão ambiental remete-nos à Sociologia Ambiental. Lenzi (2006) salienta que Catton e Dunlap, no final dos anos 70, cunharam a expressão Sociologia Ambiental, que, posteriormente, dividiu-se em três ramos: Modernização Ecológica, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade de Risco.
Fonte: Silva, J. R. B. da, & Zucchetti, D. T. (2015). Sociologia Ambiental: Estudo na Perspectiva da Sociedade de Risco e Bioética na Esfera da Educação. Revista Conhecimento Online.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o aspecto em que o conceito de Modernização Ecológica está centrado:
Alternativas
Q3067254 Sociologia
Na essência do debate acerca da objetividade e da subjetividade nas ciências sociais residem duas possibilidades de alcance da realidade social. Tais perspectivas elucidam duas abordagens distintas de esclarecer e decodificar os fenômenos, por meio de preceitos individualistas e holistas, que sugerem epistemologias correspondentes e, o mais fundamental, formas diversas de aquisição de conhecimento (Braga; Martins, 2015). Sobre os preceitos do individualismo metodológico, analise as assertivas a seguir.
I- A fenomenologia é a base filosófica do individualismo metodológico e, nessa perspectiva, os fenômenos são considerados como consequência da natureza egoísta e individualista dos atores sociais.
II- Do ponto de vista epistemológico, o individualismo metodológico realiza microanálises, a partir de microfundamentos, buscando alcançar a regularidade e os padrões estáveis nos eventos, para a formulação de leis gerais.
III- Para descrever as ações dos atores sociais, o individualismo metodológico não toma como unidade básica de análise conceitos coletivos como grupo, estado, economia etc., já que não é a partir deles que a compreensão da sociedade se estabelece.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3058632 Sociologia
Para muitos juristas, o objeto de estudo do Direito são as relações sociais, as quais eles denominam de relações jurídicas. Vale dizer, quando a Sociologia elege como objeto de estudo o fato social, a ação social, a vida social, a interação social ou a relação social, esse interesse também é partilhado por outras ciências, inclusive pela ciência jurídica. Há, portanto, muitos pontos de contato entre Sociologia e Direito, fato que ressalta o aspecto interdisciplinar dessas duas áreas do conhecimento e justifica, nos seus estudos, o interesse de uma área pela outra.
KÜMPEL, Vitor Frederico et. al. Noções gerais de direito e formação humanística. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 135.

Acerca da interação entre Sociologia e Direito, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3037209 Sociologia

Leia os textos a seguir, e assinale:


1. Cidadania.

2. Participação Social.

3. Participação Cidadã.

4. Participação Comunitária.


( ) È considerada na Constituição Federal uma das formas mais avançadas de democracia, pois determina uma nova relação entre o Estado e a Sociedade, de maneira que as decisões sobre as ações na saúde deverão ser negociadas com os representantes da sociedade, uma vez que eles conhecem a realidade da saúde das comunidades.

( ) Significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. 

( ) É a redistribuição de poder que permite aos cidadãos, excluídos dos processos políticos e econômicos, serem ativamente incluídos.

( ) É um termo que lança um olhar mais amplo sobre o tema, em que a comunidade pode participar na política, economia, saúde, etc. O fruto dessa participação é um benefício universal.


Assinale a sequência CORRETA é:

Alternativas
Q3029015 Sociologia
Leia o texto a seguir.

“(...) refere-se às formas estabelecidas de distribuição dos meios de produção e do produto, e o tipo de divisão social do trabalho numa dada sociedade e em um período histórico determinado. Ele expressa o modo como os homens se organizam entre si para produzir; que formas existem naquela sociedade de apropriação de ferramentas, tecnologia, terra, fontes de matéria-prima e de energia, e eventualmente de trabalhadores; quem toma decisões que afetam a produção; como a massa do que é produzido é distribuída, qual a proporção que se destina a cada grupo, e as diversas maneiras pelas quais os membros da sociedade produzem e repartem o produto.”

QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. rev. amp. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.p. 32 e 33)
Qual conceito de Karl Marx está descrito no texto acima?
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: E
5: D