Questões de Concurso
Comentadas para cetem
Foram encontradas 25 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Curva de calibração em métodos instrumentais de análise é
O que a espectroscopia UV/Vis mede em uma amostra?
Qual é uma etapa crítica na análise gravimétrica?
Qual teste é comumente usado para identificar a presença de íons de ferro (Fe3+) em uma amostra?
Os ácidos comumente utilizados na digestão ácida de amostras minerais são
O objetivo da digestão ácida no tratamento de amostras minerais e ambientais é
Um agente redutor é uma substância que
Uma solução tampão é uma solução que
Assinale a alternativa que indique corretamente a relação entre o pH e a concentração de íons H+ em uma solução.
É correto afirmar que o princípio que rege o equilíbrio ácido-base é o Princípio
Água “dura” contém aproximadamente 2.10-3 mol L-1 de íons Ca2+. A adição de íons fluoreto à água de distribuição é uma medida preventiva contra cáries. Sabendo que para CaF₂ o Kps é 4,0.10-11, a concentração máxima de íons fluoreto, que pode ser adicionada à água dura, sem que ocorra formação de precipitados em mol L-1 é, aproximadamente,
Um pesquisador pesou 10,0000 g de CaCO₃, cuja densidade é 2,71 g/cm³, numa balança analítica e transferiu quantitativamente (sem perda de massa) para um recipiente que continha 1,0 L de água, a 25°C. Depois de agitar bem, percebeu visualmente que o sólido solubilizou muito pouco, pois o sólido decantou no fundo do recipiente. De maneira cuidadosa, para evitar perda de massa, ele filtrou o sistema, secou e pesou o material retido no filtro. O valor da massa do material retido no filtro foi 9,9907 g. A solubilidade desse sal, em g/L, é aproximadamente igual a
Um analista recebeu uma amostra que contém HCl em uma concentração desconhecida. O cliente pediu o resultado da concentração de HCl em g L-1. Uma alíquota de 10,00 mL da amostra foi usada para preparar 250,00 mL de uma solução de HCl diluído. Alíquotas de 25,00 mL dessa solução diluída foram tituladas pelo método de Volhard. Para isso, adicionaram-se 50,00 mL de uma solução 0,1168 mol L-1 de AgNO3 e titulou-se com KSCN (0,1531 mol L-1), sendo gasto um volume médio de 18,55 mL.
Dados: MM (HCl): 36,45 g mol-1; MM (AgNO₃): 169,89 g mol-1; MM (KSCN): 97,18 g mol-1
A concentração de HCl da amostra expressa em g/L é
Uma amostra de soda cáustica comercial foi analisada a fim de conhecer o teor de NaOH e a possível quantidade de Na₂CO₃ presente no produto como resultado da absorção de umidade e CO₂ do ar. Para isso, uma massa de 0,4903 g da amostra foi dissolvida, transferida quantitativamente para um balão volumétrico de 250 mL e o volume se completou com água destilada. Alíquotas de 25,00 mL foram tituladas com HCl 0,0510 mol L-1 gastando 20,40 mL até a mudança de cor da fenolftaleína e mais 2,10 mL para a virada do alaranjado de metila.
Dados: MM (NaOH): 40,00 g mol-1; MM (Na₂CO₃): 106,00 g mol-1
A porcentagem (% p/p) de NaOH e de Na₂CO₃ na amostra são, respectivamente,
Em uma indústria produtora de óleo vegetal de soja, situada no Estado da Bahia, um analista, durante o turno A, preparou uma solução de forma errônea, não seguindo o procedimento operacional padrão. Durante o Turno B, um outro analista utilizou a solução preparada no turno A para determinar o Teor de Alcalinidade Combinada presente no óleo da produção, mas os valores foram acima dos aceitáveis para o controle de qualidade de rotina hora a hora. O responsável pela produção dirigiu-se até ao laboratório para entender mais sobre o resultado obtido, antes de modificar algum procedimento na produção. O texto externa algo sobre um erro ocorrido durante a realização de uma técnica muito comum em laboratórios que trabalham com óleos vegetais.
A esse respeito assinale a alternativa correta que corresponde a essa técnica.
Um pesquisador solicitou a um técnico que preparasse soluções de sais de sódio utilizando os ácidos listados na tabela a seguir com uma concentração inicial de 0,500 M.
Nessa situação, a solução que terá o pH mais alto e será a mais básica é(são)
Muitas indústrias utilizam caldeiras a vapor, onde ocorrem vários problemas de obstruções devido à qualidade da água. Portanto, um dos parâmetros de controle de qualidade é a dureza da água. Um operador de indústria que processa celulose coletou uma amostra de água da caldeira e enviou ao laboratório de águas para determinação do teor de cálcio em ppm. O analista utilizou 15 mL da amostra de água, 50 mL de Eriocromo T, utilizou um tampão para chegar ao pH 10; na titulação ele gastou 5,9 mL de solução padrão de EDTA 0,02 M.
Assinale a alternativa que apresente corretamente o valor obtido de dureza da amostra de água por meio do teor de cálcio em mg/mL.
A titulação de um ácido forte e uma base fraca pode ser ilustrado pela reação do HCl e NH₄OH, conforme representada abaixo:
HCl + NH₄OH ⇄ NH₄Cl + H₂O
Assinale a alternativa que apresente corretamente o indicador mais apropriado para a titulação.
A concentração de íon sulfato em água natural pode ser determinado medindo-se a turbidez que resulta quando um excesso de BaCl₂ é adicionado a uma quantidade determinada de amostra. Um turbidímetro, o instrumento usado para esta análise, foi calibrado com uma série de soluções padrão de Na₂SO₄. Os dados que seguem forma obtidos na calibração:
ppm de |
Leitura do turbidímetro, R |
0,00 |
1,96 |
5,00 |
1,91 |
10,00 |
1,88 |
15,0 |
1,94 |
Com base na tabela, considerando os dados da leitura do turbidímetro, à média, o desvio-padrão absoluto e o coeficiente de variação para os dados, são, respectivamente,
O ato de medir é, em essência, um ato de comparar, e essa comparação envolve erros de diversas origens (instrumentais, pessoais, metodológicos, entre outros). O erro está sempre presente em qualquer medida. Não existe uma medida perfeita.
A respeito dos erros de medição, analise as afirmativas a seguir:
I. Os erros sistemáticos têm um valor definido, têm uma causa determinável e são de mesmo sinal e magnitude para cada repetição da medida realizada do mesmo modo.
II. Os erros metodológicos são frequentemente introduzidos pelo comportamento não ideal, físico e químico dos reagentes e das reações nas quais a análise está baseada. São mais fáceis de detectar e corrigir que os erros pessoais e instrumentais.
III. Os erros pessoais são aqueles introduzidos em uma medida pelas apreciações do experimentador e pelas decisões que ele deve tomar.
IV. Os erros instrumentais são facilmente detectáveis e corrigidos por calibração com padrões adequados e levam ao que chamamos de tendência de uma técnica de medida.
É correto o que se afirma somente em