Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de andradas - mg
Foram encontradas 337 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I- Após o surgimento da vacina tríplice bacteriana (DTP), o número de casos de difteria se tornou muito raro no Brasil. A vacina é a melhor, mais eficaz e principal forma de prevenir a difteria.
II- A difteria é causada pela bactéria Clostridium diphtheriae, que se hospeda na própria pessoa doente ou no portador, ou seja, aquele que tem a bactéria no organismo e não apresenta sintomas.
III- O diagnóstico diferencial da Difteria laríngea deve ser realizado com as seguintes patologias: crupe viral, laringite estridulosa, epiglotite aguda, inalação de corpo estranho.
Está correto o que se afirma em:
I- É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras. II- O câncer de pele melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Em pessoas de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés. III- A principal recomendação para a prevenção do câncer de pele é evitar a exposição ao sol, principalmente, nos horários em que os raios solares são mais intensos (entre 10h e 16h), bem como utilizar óculos de sol com proteção UV, roupas que protegem o corpo, chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda-sol.
Está correto o que se afirma em:
Leia o fragmento, a seguir:
“Logo, a escola não é apenas a agencia que reproduz as relações sociais, mas um espaço em que a sociedade produz elementos da sua própria contradição. É o locus em que as forças contraditórias, próprias do capitalismo, se defrontam. Na medida em que a educação é dialética e assume formas de regulação ou libertação, a escola é arena onde os grupos sociais lutam por legitimidade e poder”.
HORA, Dinair Leal da. Gestão Democrática na Escola. Papirus Editora.2007
Considerando a definição política da escola expressa no texto citado, analise as afirmativas a seguir:
I- A escola é um espaço de livre circulação de
ideologias onde a classe dominante espalha as
suas concepções.
II- A escola, como instituição, que deve procurar a socialização do saber, das ciências, da técnica e das artes, deve ser capaz de interpretar as carências reveladas pela sociedade.
III- A escola permite ação dos intelectuais rumo ao desenvolvimento de práticas educacionais em busca de democratização.
IV- A escola deve evitar discussões políticas para não comprometer a ordem social, e a formação da consciência política dos alunos.
Assinale a opção correta.
Leia o fragmento a seguir:
“Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias. Para que isso ocorra, faz-se necessário uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social”.
Referencial curricular nacional para a educação infantil, 1998, p. 47
Considerando o trecho acima, sobre o desenvolvimento
de capacidades na criança, analise as afirmativas a
seguir, e assinale V para a opção verdadeira, e F para
opção
falsa.
( ) As capacidades de inserção social estão associadas à possibilidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais.
( ) As capacidades de ordem afetiva estão associadas à possibilidade de produção artística.
( ) As capacidades de ordem estética estão associadas a possibilidade de construção de valores .
( ) As capacidades de ordem cognitiva estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar.
Assinale a opção correta.