Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de bom sucesso - mg
Foram encontradas 49 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Assinale com D as ações que o condutor envolvido em acidente com vítima deve executar e com N as que não deve.
( ) Prestar ou providenciar socorro à vítima, caso possa fazê-lo.
( ) Adotar providências, para evitar perigo para o trânsito no local.
( ) Preservar o local, de forma a facilitar os trabalhos da polícia e da perícia.
( ) Não adotar providências para remover o veículo do local, quando determinadas por policial ou agente da autoridade de trânsito.
( ) Identificar-se ao policial e prestar informações necessárias à confecção do boletim de ocorrência.
Assinale a sequência correta.
Sobre as atitudes que cabem aos operadores, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Ao trabalhador é facultado o direito de descumprir as orientações relativas aos procedimentos seguros de operação, alimentação, abastecimento, limpeza, manutenção, inspeção, transporte, desativação, desmonte e descarte das máquinas e equipamentos.
( ) Ao trabalhador é facultado o direito de não realizar qualquer tipo de alteração nas proteções mecânicas ou dispositivos de segurança de máquinas e equipamentos, de maneira que possa colocar em risco a sua saúde e integridade física ou de terceiros.
( ) Ao trabalhador é facultado o direito de comunicar seu superior imediato se uma proteção ou dispositivo de segurança foi removido, danificado ou se perdeu sua função.
( ) Ao trabalhador é facultado o direito de não participar dos treinamentos fornecidos pelo empregador para atender às exigências / requisitos descritos na NR 12.
( ) Ao trabalhador é facultado o direito de colaborar com o empregador na implementação das disposições contidas na NR 12.
( ) A assinatura do infrator, sempre que possível, vale como notificação do cometimento da infração.
Assinale a sequência correta.
Assinale a alternativa que apresenta a definição de Equipamento de Proteção Individual – EPI.
Conforme a NR 12, assinale a alternativa que apresenta as medidas de proteção de acordo com a ordem de prioridade.
De acordo com a NR11, os operadores de equipamentos de transporte motorizado devem ser:
Relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as classificações das vias urbanas aos seus respectivos significados.
COLUNA I
1. Categoria “A”
2. Categoria “B”
3. Categoria “C”
4. Categoria “D”
5. Categoria “E”
COLUNA II
( ) Veículos automotores e elétricos, de quatro rodas cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista, contemplando a combinação de unidade acoplada, reboque, semirreboque ou articulada, desde que atenda à lotação e à capacidade de peso para a categoria.
( ) Veículos automotores e elétricos utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares; todos os veículos abrangidos nas categorias “B” e “C”.
( ) Todos os veículos automotores e elétricos utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3.500 kg; tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas, motor-casa, combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, semirreboque ou articulada, não exceda a 6.000 kg de PBT; todos os veículos abrangidos pela categoria “B”.
( ) Todos os veículos automotores e elétricos, de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.
( ) Combinação de veículos automotores e elétricos, em que a unidade tratora se enquadre nas categorias “B”, “C” ou “D”; cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, articulada, ou ainda com mais de uma unidade tracionada, tenha 6.000 kg ou mais, de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, enquadrados na categoria trailer; todos os veículos abrangidos pelas categorias “B”, “C” e “D”.
Assinale a sequência correta.
Acidentes de trânsito, em sua maioria, são resultados do comportamento humano. Assim, para ter um trânsito com um número reduzido de acidentes, ou mesmo eliminá-los, é necessário que os condutores e pedestres modifiquem suas atitudes. Por isso, utilizar a direção defensiva como a prática para a redução dos efeitos das condições adversas e, assim, para prevenção de acidentes, colabora para a segurança e a fluidez do trânsito.
A principal causa de colisão traseira está relacionada à distância do veículo de trás com relação ao da frente. Um dos aspectos necessários para a prevenção desse tipo de colisão é a distância de seguimento em relação à velocidade do veículo.
São fatores de velocidade em distância de seguimento, contidos na prática da direção defensiva:
Observe os órgãos e entidades a seguir.
I. Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, coordenador do Sistema e órgão máximo normativo e consultivo
II. Conselhos Estaduais de Trânsito – CETRAN e Conselho de Trânsito do Distrito Federal – CONTRANDIFE, órgãos normativos, consultivos e coordenadores
III. Órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios
IV. Órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios
V. Polícia Rodoviária Federal
VI. Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal
VII. Juntas Administrativas de Recursos de Infrações – JARI
Compõem o Sistema Nacional de Trânsito os órgãos e entidades
Analise as afirmativas a seguir sobre o armazenamento de medicamentos.
I. Os medicamentos devem ser armazenados de forma a garantir as características físico-químicas, a observação de prazo de validade e a manutenção da sua qualidade.
II. Deve-se estocar, em temperatura ambiente (15 a 30 ºC), os medicamentos que não exigem condições especiais de conservação, sendo ideal que a temperatura não seja superior a 25 ºC.
III. Caixas de medicamentos podem ser armazenadas diretamente sobre o piso desde que o empilhamento máximo permitido, segundo o fabricante, seja respeitado.
Estão corretas as afirmativas
Analise as afirmativas a seguir sobre o uso de medicamentos durante a gestação e lactação.
I. A gestação é considerada situação de alto risco e o uso de medicamentos nessa etapa de vida deve ser avaliado com cautela, uma vez que pode estar associado à ocorrência de aborto, prematuridade, morte neonatal ou anormalidades fetais.
II. O estágio de desenvolvimento fetal pode determinar a segurança do uso de medicamentos, sendo os três primeiros meses os mais significativos na formação do feto e que, portanto, requerem maior cautela.
III. Prematuros e lactentes mais jovens, sobretudo abaixo de seis meses de idade, estão mais susceptíveis aos riscos decorrentes da exposição aos fármacos durante a amamentação devido à sua imaturidade fisiológica.
Estão corretas as afirmativas
Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas. Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade.
-
Trechos da Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente (Estocolmo, 1972). Disponível em: https://brasil. un.org/pt-br/91223-onu-e-o-meio-ambiente. Acesso em: 15 mar. 2022.
-
A Organização das Nações Unidas convocou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia).
-
Sobre a preocupação expressa nos trechos da declaração da ONU, é correto afirmar:
-
Fontes: R.L.Carmo, A.L.R.0.Ojima, R.Ojima e TTNascimento; Hoekstra e Chapagain e Water Footprint Network
-
Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/curso-enem-play/escassez-hidrica-no-mundo-onde-a-falta-de-agua-ja-provocacrise/. Acesso em: 18 mar. 2022.
-
Sabe-se que a população mundial saltou de 2,5 bilhões de pessoas em 1950 para mais de 7 bilhões atualmente.
-
Essa imagem representa o seguinte impacto provocado por esse acelerado crescimento demográfico:
Considerando o alfabeto da língua portuguesa com 26 letras, observe a sequência a seguir.
-
-
Qual letra completa essa sequência?
Observe a sequência numérica a seguir.
-
-
Os números que completam essa sequência são, respectivamente,
A conta indicada a seguir é uma adição com três parcelas, sendo que a terceira parcela foi apagada.
-
-
Qual é o valor da parcela que foi apagada?
INSTRUÇÃO: Leia esta citação de Fernando Pessoa para responder às questões de 7 a 10.
-
“Considero a vida uma estalagem onde tenho que me demorar até que chegue a diligência do abismo. Não sei onde me levará, porque não sei nada. Poderia considerar esta estalagem uma prisão, porque estou compelido a aguardar nela; poderia considerá-la um lugar de sociáveis, porque aqui me encontro com outros. Não sou, porém, nem impaciente nem comum. Deixo ao que são os que se fecham no quarto, deitados moles na cama onde esperam sem sono; deixo ao que fazem os que conversam nas salas, de onde as músicas e as vozes chegam cômodas até mim. Sento-me à porta e embebo meus olhos e ouvidos nas cores e nos sons da paisagem, e canto lento, para mim só, vagos cantos que componho enquanto espero.”
-
Disponível em: www.livroecafe.com.
Acesso em: 27 mar. 2021.
A voz poética que se expressa em primeira pessoa no texto sugere identificar-se
INSTRUÇÃO: Leia o a seguir para responder às questões de 1 a 6.
-
A melhor vingança
-
O Vieirinha namorou durante dois anos a Xandoca; mas o pai dele, quando soube do namoro, fez intervir a sua autoridade paterna.
-
– A rapariga não tem eira nem beira, meu rapaz; o pai é um simples empregado público que mal ganha para sustentar a família! Foge dela antes que as coisas assumam proporções maiores, porque, se te casares com essa moça, não contes absolutamente comigo – faze de conta que morri, e morri sem te deixar vintém. Tu és bonito, inteligente, e tens a ventura de ser meu filho; podes fazer um bom casamento.
-
Não sei se o Vieirinha gostava deveras da Xandoca; só sei que depois dessa observação do Comendador Vieira nunca mais passou pela Rua Francisco Eugênio, onde a rapariga todas as tardes o esperava com um sorriso nos lábios e o coração a palpitar de esperança e de amor. O brusco desaparecimento do moço fez com que ela sofresse muito, pois que já se considerava noiva, e era tida como tal por toda a vizinhança; faltava apenas o pedido oficial. Entretanto, Xandoca, passado algum tempo, começou a consolar-se, porque outro homem, se bem que menos jovem, menos bonito e menos elegante que o Vieirinha, entrou a requestá-la seriamente, e não tardou a oferecer-lhe o seu nome. Pouco tempo depois estavam casados.
-
Dir-se-ia que Xandoca foi uma boa fada que entrou em casa desse homem. Logo que ele se casou, o seu estabelecimento comercial entrou num maravilhoso período de prosperidade.
-
Em pouco mais de dois anos, Cardoso – era esse o seu nome – estava rico; e era um dos negociantes mais considerados e mais adulados da praça do Rio de Janeiro. Ele e Xandoca amavam-se e viviam na mais perfeita harmonia, gozando, sem ostentação, os seus haveres e de vez em quando correndo mundo. Uma tarde em que D. Alexandrina (já ninguém a chamava Xandoca) estava à janela do seu palacete, em companhia do marido, viu passar na rua um bêbedo maltrapilho, que servia de divertimento aos garotos, e reconheceu, surpresa, que o desgraçado era o Vieirinha.
-
Ficou tão comovida, que o Cardoso suspeitou, naturalmente, que ela conhecesse o pobre diabo, e interrogou-a neste sentido.
-
– Antes de nos casarmos, respondeu ela, confessei-te, com toda a lealdade, que tinha sido namorada e noiva, ou quase noiva, de um miserável que fugiu de mim, sem me dar a menor satisfação, para obedecer a uma intimação do pai.
-
– Bem sei, o tal Vieirinha, filho do Comendador Vieira, que morreu há três ou quatro anos, depois de ter perdido em especulações da bolsa tudo quanto possuía.
-
– Pois bem, o Vieirinha ali está!
-
E Alexandrina apontou para o bêbado, que afinal caíra sobre a calçada, e dormia.
-
– Pois, filha, disse o Cardoso, tens agora uma boa ocasião de te vingares!
-
– Queres tu melhor vingança?
-
– Certamente, muito melhor, e, se me dás licença, agirei por ti.
-
– Faze o que quiseres, contanto que não lhe faças mal.
-
– Pelo contrário.
-
Quando no dia seguinte o Víeirinha despertou, estava comodamente deitado numa cama limpa e tinha diante de si um homem de confiança do Cardoso.
-
– Onde estou eu?
-
– Não se importe. Levante-se para tomar banho!
-
O Vieirínha deixou-se levar como uma criança. Tomou banho, vestiu roupas novas, foi submetido à tesoura e à navalha de um barbeiro, e almoçou como um príncipe. Depois de tudo isso, foi levado pelo mesmo homem a uma fábrica, onde, por ordem do Cardoso, ficou empregado. Antes de se retirar, o homem que o levava deu-lhe algum dinheiro e disse-lhe:
-
– O senhor fica empregado nesta fábrica até o dia em que torne a beber.
-
– Mas a quem devo tantos benefícios?
-
– A uma pessoa que se compadeceu do senhor e deseja guardar o incógnito. O Vieirinha atribuiu tudo a qualquer velho amigo do pai; deixou de beber, tomou caminho, não é mau empregado, e há de morrer sem nunca ter sabido que a sua regeneração foi uma vingança.
-
Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 27 mar. 2022.
Assinale a alternativa em que o advérbio destacado modifica uma palavra que está implícita no trecho.
De acordo com a publicação supracitada, não constitui um espaço que todo CRAS deve dispor: