Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de caeté - mg
Foram encontradas 42 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Micro-organismos presentes em alimentos crus podem se disseminar para outros produtos durante a fase de preparação. A contaminação ocorre preferencialmente pelas mãos dos manipuladores e dos utensílios de cozinha. Tábuas para corte, facas, cortadores, moedores, recipientes e panos de limpeza constituem veículos comuns para a transmissão de agentes de toxinfecções alimentares.
II. Para comercialização, muitos alimentos cozidos são mantidos quentes em mesas com vapor, banho-maria, dentre outros, até o momento de serem vendidos ou servidos. Entretanto, quando o equipamento de aquecimento é malconservado ou utilizado de modo inadequado, o intervalo de tempo entre o preparo e o consumo favorece a incubação de eventuais agentes microbianos patogênicos, possibilitando sua multiplicação ou produção de toxinas.
III. O reaquecimento inadequado de alimentos servidos um ou mais dias após a preparação ou daqueles que restam da refeição anterior é pouco identificado como veículo de toxinfecções, pois o alimento já sofreu a cocção inicial, eliminando todas as formas vegetativas das bactérias.
Está correto o que se afirma em
1. Sadismo. 2. Nenhuma. 3. Imperdoavelmente. 4. Sardenta. 5. Mas.
( ) Adjetivo. ( ) Substantivo. ( ) Pronome. ( ) Conjunção. ( ) Advérbio.
A sequência está correta em
(Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br. Adaptado.)
São consideradas algumas medidas que podem ser tomadas para evitar ou minimizar os efeitos e a exposição a esse produto:
(Disponível em: www.pravaler.com.br. Adaptado.)
Dentre as principais mudanças, que, certamente, afetarão os padrões de acesso à vida acadêmica, podemos apontar:
(Disponível em: tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/junho. Adaptado.)
A divisão desse financiamento é baseada, entre outros critérios:
(Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2022/ 06/16. Adaptado.)
Doença que existe, ainda, nos dias de hoje; porém, não em sua forma pandêmica, sendo normalmente proveniente de uma bactéria que vive em alguns animais, principalmente roedores. Trata-se de:
(Brasil celebra 200 anos de independência com site, livros e exposições. Disponível em: msn.com. Adaptado.)
Além de ser proclamada a independência, era necessário que o nosso país fosse reconhecido, internacionalmente, como nação soberana, o que ocorreu:
O Governo Federal, a Eletrobras e a B3 realizaram a cerimônia de capitalização da companhia, principal empresa do setor elétrico brasileiro. Segundo informações, a privatização da companhia vai aumentar sua capacidade de investimento a sua capitalização viria na sequência de uma reestruturação na companhia em 2016, após um dos períodos mais difíceis de sua história.
(Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/06/14/ governo-realiza-cerimonia-de-privatizacao-da-eletrobras.)
Com a aprovação do Tribunal de Contas da União e a conclusão dessa operação:
A ideia do projeto é reanimar a economia do país, que tem enfrentado escassez de trabalhadores, especialmente no setor de hospitalidade e turismo. O objetivo é acelerar a emissão de vistos de imigrantes para trabalhadores estrangeiros, membros de países lusófonos, estudantes universitários e nômades digitais para ajudar a combater a escassez de mão de obra e reanimar a economia do país. A ministra de Assuntos Parlamentares anunciou a criação de um novo tipo de visto para buscadores de emprego, que permite a entrada em território nacional português de estrangeiros buscando trabalho em até 180 dias.
(Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/06/16/ portugal-deve-acelerar-emissao-de-vistos-para-atrair-maistrabalhadores.ghtml. Adaptado.)
Sobre os “países lusófonos”, é correto afirmar que são:
Ariano Vilar Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, na Parahyba do Norte, capital da Paraíba que mais tarde passaria a se chamar ‘João Pessoa’. Nome que o poeta paraibano se recusava a verbalizar por carregar o sangue e a dor que a família carrega até hoje. Mesmo marcado pelo ressentimento, os fatos e acontecimentos que marcaram o ano de 1930 na Paraíba, notadamente a vida de seu pai, João Suassuna, de familiares e de aliados políticos, associado às raízes culturais do Sertão, são as bases da obra literária de Ariano Suassuna, composta de romances, poemas, peças de teatro, pinturas, iluminuras e desenhos. Já dizia Suassuna: “O poeta morre, mas, se fizer uma coisa bonita, ele fica. Esta é a busca de todo artista: a imortalidade por meio da arte. A arte é uma espécie de protesto contra a morte”.
(Disponível em: jornaldaparaiba.com.br.)
Sobre Ariano Suassuna, trata-se de uma de suas obras mais famosas, que o projetou nacionalmente e, posteriormente, e foi transformada em filme:
(Ministro da Educação participa do Fórum Mundial de Educação em Londres. Disponível em: uol.com.br. Adaptado.)
É considerado o principal objetivo do Fórum Mundial da Educação 2022:
( ) Em “[...] concluo que haverá quem pense que, minutos antes do fechamento da edição, [...]”, (5º§) a palavra “que”, nos dois casos, desempenha a mesma função sintática e é classificada, morfologicamente, como conjunção integrante.
( ) Em “[...] pelo menos no tempo em que não havia escolas de comunicação [...].”, (1º§) o verbo “haver” deveria estar flexionado no plural, para concordar com o sintagma “escolas de comunicação”, o qual desempenha a função sintática de sujeito.
( ) Em “Além disso, o fato de eu ser acadêmico me rende uma fiscalização zelosa e irritadiça.”, (5º§) o conectivo “além disso” explicita uma relação semântica de adição em relação à informação que o antecede, portanto, poderia ser substituído por “isto é”, sem provocar prejuízo semântico.
( ) Em “Vejam que frase esquisita acabo de escrever: quando acabar o jogo de ontem, estranhíssima contradição em termos, pois é óbvio que o jogo de ontem só pode ter acabado, [...].”, (6º§) a contradição a que o cronista se refere é de natureza semântica, provocada pelo uso de verbo do futuro do subjuntivo, associado a um advérbio que indica tempo passado.
A sequência correta está em