Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de caeté - mg

Foram encontradas 73 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2255331 Nutrição
A edificação e as instalações devem ser projetadas de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos em todas as etapas da preparação de alimentos e a facilitar as operações de manutenção, limpeza e, quando for o caso, desinfecção. Sobre edificação e instalações dos serviços de alimentação, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2255330 Nutrição
O queijo é um alimento de alto valor nutricional, de fácil conservação, consistindo em uma forma de preservação do leite, um alimento muito perecível, por períodos mais longos. Normalmente, referenciado como sendo um concentrado proteico-gorduroso, embora o teor de gordura varie com o tipo de queijo. Assinale, a seguir, o queijo com maior teor de gordura.
Alternativas
Q2255329 Nutrição
Cardápio é a relação de preparações ou alimentos que serão consumidos em uma ou mais refeições. A sua estruturação deverá possuir uma sequência ordenada pela qual é servido. “_______________ são preparações produzidas à base de cereais e leguminosas como arroz, feijão e alimentos que compõem os hábitos alimentares da coletividade, como farinha e pão.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2255328 Saúde Pública
No contexto da vigilância sanitária de alimentos, as toxinfecções ocupam lugar de destaque em função do grande número de micro-organismos envolvidos, da diversidade de períodos de incubação, da variabilidade dos quadros clínicos e, principalmente, pela elevada quantidade de produtos de origem animal ou vegetal que podem veicular estes agentes. “Durante a maior parte do século XX, a indústria de alimentos considerou a contaminação por ____________________, meramente, como um problema relacionado a práticas insatisfatórias de higiene, contaminação de origem fecal. Todavia, nas últimas décadas, comprovou-se que muitos tipos das bactérias eram altamente patogênicas para o homem e podiam provocar infecções graves, levando até o óbito. Esta bactéria é encontrada, normalmente, nos intestinos dos animais e do homem. Representa 80% da flora intestinal aeróbia, sendo eliminada nas fezes, o que propicia a contaminação do solo e das águas. A carne bovina moída (hambúrguer) é a maior responsável pela ocorrência de surtos de tal bactéria, sobretudo quando consumida crua ou insuficientemente cozida. Os produtos lácteos, especialmente o leite cru, e em menor extensão os queijos, são vias de transmissão importantes para o patógeno.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2255327 Nutrição
Segundo Molenda (1989) todos se alimentam; entretanto, muitas pessoas sabem pouco sobre as doenças transmitidas por alimentos. Isso resume uma problemática de âmbito mundial e de especial importância em países em desenvolvimento. Entre os procedimentos que favorecem as toxinfecções, analise as afirmativas a seguir.
I. Micro-organismos presentes em alimentos crus podem se disseminar para outros produtos durante a fase de preparação. A contaminação ocorre preferencialmente pelas mãos dos manipuladores e dos utensílios de cozinha. Tábuas para corte, facas, cortadores, moedores, recipientes e panos de limpeza constituem veículos comuns para a transmissão de agentes de toxinfecções alimentares.
II. Para comercialização, muitos alimentos cozidos são mantidos quentes em mesas com vapor, banho-maria, dentre outros, até o momento de serem vendidos ou servidos. Entretanto, quando o equipamento de aquecimento é malconservado ou utilizado de modo inadequado, o intervalo de tempo entre o preparo e o consumo favorece a incubação de eventuais agentes microbianos patogênicos, possibilitando sua multiplicação ou produção de toxinas.
III. O reaquecimento inadequado de alimentos servidos um ou mais dias após a preparação ou daqueles que restam da refeição anterior é pouco identificado como veículo de toxinfecções, pois o alimento já sofreu a cocção inicial, eliminando todas as formas vegetativas das bactérias.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2255326 Nutrição
O planejamento físico da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) depende de sua perfeita operacionalização. Ao construir ou reformar as instalações da cozinha e áreas adjacentes, o dimensionamento de área e equipamentos deve ser definido com base nas necessidades de organização, fluxos dos processos e técnicas específicas a serem empregadas em cada tipo de serviço prestado. Sobre planejamento e aspectos físicos dos serviços de nutrição e dietética, analise as afirmativas a seguir.
I. As áreas de produção devem ser bem ventiladas, especialmente as dos locais com equipamentos que produzam excessivo calor ou vapor no ambiente. As janelas e outras aberturas devem conter telas milimétricas, que devem ser removíveis para facilitar a limpeza periódica.
II. É preferível que a localização da unidade seja no pavimento térreo, apresente construção horizontal, assim como em bloco isolado de outras construções. A configuração geométrica mais indicada é a quadrada.
III. A iluminação mais recomendada é a natural sendo a artificial utilizada como complemento. Para aumentar a iluminação natural, um artifício é o uso de claraboias no teto.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2255325 Nutrição
Favorecem as toxinfecções todos os procedimentos em que há risco de contaminação dos alimentos, os processos que permitem a sobrevivência de micro-organismos patogênicos e as práticas de armazenamento que possibilitam a multiplicação microbiana. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Matérias-primas de origem clandestina, como leite não pasteurizado e carnes não inspecionadas, são responsáveis pela veiculação das mais variadas espécies de micro-organismos, muitos deles patogênicos para o homem.
II. A contaminação de alimentos secos pode ocorrer durante o processo de reconstituição, pela água dos recipientes e utensílios contaminados e pelos próprios manipuladores.
III. Quando os alimentos descongelados permanecem à temperatura ambiente, durante várias horas, ou em refrigerador por vários dias, podem multiplicar bactérias psicrófilas e mesófilas patogênicas.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2255324 Nutrição
No setor alimentício, quando se fala em qualidade, também se fala em inocuidade, em ausência de perigos físicos, químicos e biológicos em níveis que possam ocasionar dano à saúde do consumidor, o que reforça a importância da adoção de procedimentos de higienização adequados e eficazes. A higienização visa eliminar ou reduzir a contaminação, diminuindo a probabilidade de transmissão de agentes causadores de doenças e, do ponto de vista conceitual, divide-se em duas etapas distintas: limpeza e desinfecção. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Pode-se considerar a higienização eficiente como sendo o resultado da inter-relação entre as energias química, mecânica e térmica, além do tempo de duração do procedimento. De modo geral, a limpeza e a desinfecção estão baseadas em quatro operações, na seguinte sequência: pré- -lavagem → limpeza com detergentes → desinfecção → enxágue.
( ) A pré-lavagem visa à redução da quantidade de resíduos presentes nas superfícies dos equipamentos e utensílios, usando apenas água. Em certos casos, quando não é possível o uso da água para este fim, pode-se realizar a redução de resíduos mais grosseiros com uma simples raspagem (ação mecânica) da superfície.
( ) A etapa da desinfecção visa à eliminação de micro-organismos patogênicos e redução de alteradores, até níveis considerados seguros, nas superfícies de equipamentos e utensílios. Um equipamento que não tenha sido adequadamente limpo não poderá ser desinfetado com eficiência, pois resíduos remanescentes protegerão os micro-organismos da ação do agente desinfetante.

A sequência está correta em
Alternativas
Q2255323 Nutrição
Os itens em estoque, através da Curva ABC, devem ser classificados em ordem decrescente de importância, devendo refletir a dificuldade de controle de cada um e o impacto deste item sobre os custos e a rentabilidade. Os produtos considerados como classe A merecem um tratamento administrativo preferencial no que diz respeito à aplicação de políticas de controle de estoques e de compras. Em contrapartida, os itens tidos como classe C podem receber tratamento administrativo mais simples. Os itens classificados como classe B poderão ser submetidos a um sistema de controle administrativo intermediário, entre o A e o C. Assinale a alternativa que apresenta um item da classe C.
Alternativas
Q2255322 Nutrição
Quando os alimentos são de origem animal e vegetal, faz-se necessário considerar as características dos tecidos animais e vegetais que afetam o desenvolvimento de micro-organismos. Considerando as características fundamentais dos alimentos e a contaminação dos micro-organismos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Todos os alimentos podem apresentar, desde a origem, contaminação pelos mais diversos tipos de micro-organismos, os quais fazem parte de suas floras habituais. Para manter o processo de multiplicação, também referido como crescimento, esses micro-organismos necessitam de condições favoráveis, representadas por múltiplos fatores.
( ) A maioria dos alimentos apresentam pH alcalino. As frutas possuem o pH mais ácido, que impede o desenvolvimento bacteriano, sendo as leveduras e os bolores os agentes de deterioração mais importantes.
( ) Um dos procedimentos mais antigos para conservação dos alimentos é a secagem ou dissecação. A carne seca, por exemplo, possui menor atividade aquosa do que a carne fresca, logo, menor risco de deterioração.
( ) Como alimentos mais frequentemente relacionados a surtos de toxinfecções alimentares destacam-se as carnes bovinas e de frango, responsáveis pela veiculação principalmente de enterobactérias, estafilococos e clostrídios. A maionese também se destaca como a principal veiculadora de salmonelas.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q2255319 Direito Administrativo
As atividades da Administração Pública obedecerão aos seguintes princípios, EXCETO:
Alternativas
Q2255309 Português
Felicidade clandestina

        Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse, enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.
       Pouco aproveitava. E nós menos ainda: até para aniversário, em vez de pelo menos um livrinho barato, ela nos entregava em mãos um cartão-postal da loja do pai. Ainda por cima era de paisagem do Recife mesmo, onde morávamos, com suas pontes mais que vistas. Atrás escrevia com letra bordadíssima palavras como “data natalícia” e “saudade”.
       Mas que talento tinha para crueldade. Ela era toda pura vingança, chupando balas com barulho. Como essa menina devia nos odiar, nós que éramos imperdoavelmente bonitinhas, esguias, altinhas, de cabelos livres. Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo. Na minha ânsia de ler, eu nem notava as humilhações a que ela me submetia: continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela não lia...
        Até que veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa. Como casualmente, informou- -me que possuía “As reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato. Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o. E completamente acima de minhas posses. Disse-me que eu passasse pela sua casa no dia seguinte e que ela o emprestaria. Até o dia seguinte eu me transformei na própria esperança de alegria: eu não vivia, nadava devagar num mar suave, as ondas me levavam e me traziam.
        No dia seguinte fui à sua casa, literalmente correndo. Ela não morava num sobrado como eu, e sim numa casa. Não me mandou entrar. Olhando bem para meus olhos, disse-me que havia emprestado o livro a outra menina, e que eu voltasse no dia seguinte para buscá-lo. Boquiaberta, saí devagar, mas em breve a esperança de novo me tomava toda e eu recomeçava na rua a andar pulando, que era o meu modo estranho de andar pelas ruas de Recife. Dessa vez nem caí: guiava-me a promessa do livro, o dia seguinte viria, os dias seguintes seriam mais tarde a minha vida inteira, o amor pelo mundo me esperava, andei pulando pelas ruas como sempre e não caí nenhuma vez.         

(LISPECTOR, Clarice. Os melhores contos. São Paulo, 1996. Adaptado.)
Podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode, também, se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira. Considerando o trecho “No dia seguinte fui à sua casa, literalmente correndo.” (5º§), é possível deduzir que o termo em destaque exprime circunstância de:
Alternativas
Q2255307 Português
Felicidade clandestina

        Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse, enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.
       Pouco aproveitava. E nós menos ainda: até para aniversário, em vez de pelo menos um livrinho barato, ela nos entregava em mãos um cartão-postal da loja do pai. Ainda por cima era de paisagem do Recife mesmo, onde morávamos, com suas pontes mais que vistas. Atrás escrevia com letra bordadíssima palavras como “data natalícia” e “saudade”.
       Mas que talento tinha para crueldade. Ela era toda pura vingança, chupando balas com barulho. Como essa menina devia nos odiar, nós que éramos imperdoavelmente bonitinhas, esguias, altinhas, de cabelos livres. Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo. Na minha ânsia de ler, eu nem notava as humilhações a que ela me submetia: continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela não lia...
        Até que veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa. Como casualmente, informou- -me que possuía “As reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato. Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o. E completamente acima de minhas posses. Disse-me que eu passasse pela sua casa no dia seguinte e que ela o emprestaria. Até o dia seguinte eu me transformei na própria esperança de alegria: eu não vivia, nadava devagar num mar suave, as ondas me levavam e me traziam.
        No dia seguinte fui à sua casa, literalmente correndo. Ela não morava num sobrado como eu, e sim numa casa. Não me mandou entrar. Olhando bem para meus olhos, disse-me que havia emprestado o livro a outra menina, e que eu voltasse no dia seguinte para buscá-lo. Boquiaberta, saí devagar, mas em breve a esperança de novo me tomava toda e eu recomeçava na rua a andar pulando, que era o meu modo estranho de andar pelas ruas de Recife. Dessa vez nem caí: guiava-me a promessa do livro, o dia seguinte viria, os dias seguintes seriam mais tarde a minha vida inteira, o amor pelo mundo me esperava, andei pulando pelas ruas como sempre e não caí nenhuma vez.         

(LISPECTOR, Clarice. Os melhores contos. São Paulo, 1996. Adaptado.)
Relacione as colunas, de acordo com a classe gramatical dos vocábulos.
1. Sadismo. 2. Nenhuma. 3. Imperdoavelmente. 4. Sardenta. 5. Mas.
( ) Adjetivo. ( ) Substantivo. ( ) Pronome. ( ) Conjunção. ( ) Advérbio.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2255306 Português
Felicidade clandestina

        Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse, enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.
       Pouco aproveitava. E nós menos ainda: até para aniversário, em vez de pelo menos um livrinho barato, ela nos entregava em mãos um cartão-postal da loja do pai. Ainda por cima era de paisagem do Recife mesmo, onde morávamos, com suas pontes mais que vistas. Atrás escrevia com letra bordadíssima palavras como “data natalícia” e “saudade”.
       Mas que talento tinha para crueldade. Ela era toda pura vingança, chupando balas com barulho. Como essa menina devia nos odiar, nós que éramos imperdoavelmente bonitinhas, esguias, altinhas, de cabelos livres. Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo. Na minha ânsia de ler, eu nem notava as humilhações a que ela me submetia: continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela não lia...
        Até que veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa. Como casualmente, informou- -me que possuía “As reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato. Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o. E completamente acima de minhas posses. Disse-me que eu passasse pela sua casa no dia seguinte e que ela o emprestaria. Até o dia seguinte eu me transformei na própria esperança de alegria: eu não vivia, nadava devagar num mar suave, as ondas me levavam e me traziam.
        No dia seguinte fui à sua casa, literalmente correndo. Ela não morava num sobrado como eu, e sim numa casa. Não me mandou entrar. Olhando bem para meus olhos, disse-me que havia emprestado o livro a outra menina, e que eu voltasse no dia seguinte para buscá-lo. Boquiaberta, saí devagar, mas em breve a esperança de novo me tomava toda e eu recomeçava na rua a andar pulando, que era o meu modo estranho de andar pelas ruas de Recife. Dessa vez nem caí: guiava-me a promessa do livro, o dia seguinte viria, os dias seguintes seriam mais tarde a minha vida inteira, o amor pelo mundo me esperava, andei pulando pelas ruas como sempre e não caí nenhuma vez.         

(LISPECTOR, Clarice. Os melhores contos. São Paulo, 1996. Adaptado.)
No trecho “Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.” (1º§), os dois-pontos têm como objetivo:
Alternativas
Q2255303 Português
Felicidade clandestina

        Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse, enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.
       Pouco aproveitava. E nós menos ainda: até para aniversário, em vez de pelo menos um livrinho barato, ela nos entregava em mãos um cartão-postal da loja do pai. Ainda por cima era de paisagem do Recife mesmo, onde morávamos, com suas pontes mais que vistas. Atrás escrevia com letra bordadíssima palavras como “data natalícia” e “saudade”.
       Mas que talento tinha para crueldade. Ela era toda pura vingança, chupando balas com barulho. Como essa menina devia nos odiar, nós que éramos imperdoavelmente bonitinhas, esguias, altinhas, de cabelos livres. Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo. Na minha ânsia de ler, eu nem notava as humilhações a que ela me submetia: continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela não lia...
        Até que veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa. Como casualmente, informou- -me que possuía “As reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato. Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o. E completamente acima de minhas posses. Disse-me que eu passasse pela sua casa no dia seguinte e que ela o emprestaria. Até o dia seguinte eu me transformei na própria esperança de alegria: eu não vivia, nadava devagar num mar suave, as ondas me levavam e me traziam.
        No dia seguinte fui à sua casa, literalmente correndo. Ela não morava num sobrado como eu, e sim numa casa. Não me mandou entrar. Olhando bem para meus olhos, disse-me que havia emprestado o livro a outra menina, e que eu voltasse no dia seguinte para buscá-lo. Boquiaberta, saí devagar, mas em breve a esperança de novo me tomava toda e eu recomeçava na rua a andar pulando, que era o meu modo estranho de andar pelas ruas de Recife. Dessa vez nem caí: guiava-me a promessa do livro, o dia seguinte viria, os dias seguintes seriam mais tarde a minha vida inteira, o amor pelo mundo me esperava, andei pulando pelas ruas como sempre e não caí nenhuma vez.         

(LISPECTOR, Clarice. Os melhores contos. São Paulo, 1996. Adaptado.)
Levando em consideração que o adjetivo se flexiona em gênero, número e grau, caracteriza ou particulariza o substantivo, com quem mantém relação direta, assinale a afirmativa transcrita do texto que NÃO apresenta tal classe gramatical:
Alternativas
Q1945249 Direito Administrativo
Sobre as Licitações e Contratos, conforme dispõe a nova Lei de Licitações e Contratos, Lei nº 14.133/2021, considera-se:
Alternativas
Q1945247 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Considerando o procedimento de adoção de crianças e adolescentes, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1945246 Direito Constitucional
Sobre o sistema tributário nacional no âmbito da Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1945245 Direito Constitucional
Sobre os servidores públicos no âmbito da Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1945244 Direito Constitucional
Considerando os Crimes de Responsabilidade, nos moldes da Lei nº 1.079/1950, são classificados como crimes de responsabilidade contra o livre exercício dos poderes legislativo e judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B
5: B
6: C
7: A
8: C
9: A
10: A
11: A
12: A
13: A
14: C
15: A
16: B
17: D
18: D
19: C
20: B