Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de viçosa - mg
Foram encontradas 128 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Acerca do papel do supervisor / coordenador no processo educativo escolar, de acordo com o autor, assinale a alternativa incorreta.
Com base nisso, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre as tendências filosófico-políticas da Educação e as características correspondentes a cada uma.
COLUNA I
1. Educação como redenção da sociedade
2. Educação como reprodução da sociedade
3. Educação como transformação da sociedade
COLUNA II
( ) Concebe a educação como meio para a realização de um projeto de sociedade.
( ) Busca a manutenção e a conservação da sociedade, realizando a integração dos indivíduos no todo social.
( ) Refere-se à educação como uma instância dentro da sociedade, estando essa de modo exclusivo ao seu serviço.
( ) A educação é considerada um componente da própria sociedade, sendo definida por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos.
( ) A educação é dirigida para a formação da personalidade dos indivíduos, o desenvolvimento de habilidades e a difusão dos valores éticos essenciais ao convívio social.
( ) Visa à compreensão da educação dentro de seus condicionantes e à atuação de modo estratégico para a sua transformação.
Assinale a sequência correta.
Acerca das exigências e dos efeitos dessas transformações nas escolas, de acordo com Moran, é incorreto afirmar que
Considerando as ideias de Vasconcellos sobre o PPP, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O PPP é constituído, em sua totalidade, por três partes que articulam entre si: Marco Referencial, Diagnóstico e Programação.
( ) Tanto a elaboração do PPP quanto a do Regimento Escolar são de competência da escola, sendo que o PPP deverá ser feito a partir do Regimento Escolar, embora não haja distinção entre ambos.
( ) O Marco Situacional refere-se à análise da realidade, de modo mais abrangente, em que a escola está inserida.
( ) A Programação deverá ser restrita ao critério básico referente à necessidade da ação, atendendo às reais necessidades das pessoas (no sentido coletivo) e da escola.
Assinale a sequência correta.
Em relação ao papel dos professores na criação de novos ambientes escolares, de acordo com Nóvoa, é incorreto afirmar que
Sobre o uso de processos deliberativos para garantir a responsabilidade, um dos elementos sinalizados pelas autoras, é incorreto afirmar:
Conforme as ideias das autoras, referentes à cultura de paz, assinale a alternativa incorreta.
Analise as afirmativas a seguir, relativas às práticas interculturais, com base nas reflexões da autora.
I. Na articulação entre igualdade e diferença nos processos educativos, a igualdade não deve se opor à diferença, mas à desigualdade, e nem a diferença deve estar em oposição à igualdade e sim à padronização, à produção em série, à uniformização.
II. A educação intercultural propõe a consolidação da suposta “universalidade” dos conhecimentos, valores e práticas que constituem as ações educativas e a promoção de experiências de interação eventuais com os “outros”, com suas diferentes formas de viver e de se expressar.
III. As práticas socioeducativas, referentes à interculturalidade, contribuem para dinâmicas participativas, processos de diferenciação pedagógica, o uso de múltiplas linguagens e incentivam a construção coletiva.
Estão corretas as afirmativas
Não é uma estratégia de construção da autonomia escolar considerada pela autora:
Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_mg.pdf. Acesso em: 1 set. 2023.
Nesse processo, o ser humano articula duas dimensões que o constituem, denominadas
REVISTA SENSO. Princípio Pluralista: aplicações. Edição 25. 2023. Disponível em: https://revistasenso.com.br/principio-pluralista/ contribuicoes-do-principio-pluralista-para-o-ensino-religioso-as-aulas-de-religiao-nas-escolas-publicas-a-partir-da-perspectivadecolonial/. Acesso em: 12 set. 2023.
O princípio pluralista está sendo aplicado nos estudos das religiões e para orientar as aulas de Ensino Religioso.
Essa perspectiva valoriza, nas aulas de Ensino Religioso, a noção de
Qual é o nome do lugar sagrado localizado em Meca para onde os muçulmanos realizam essa peregrinação sagrada?
De acordo com o budismo, a causa do sofrimento é
Disponível em: https://www.estadao.com.br/internacional/ ramada-conheca-o-mes-sagrado-dos-muculmanos-quecomeca-nesta-quarta/. Acesso em: 22 ago. 2023.
Com relação à origem do mês sagrado do Ramadã, nono mês do calendário islâmico, assinale a alternativa correta.
Esses escritos de ensinamentos e tradições que não estão na Bíblia Hebraica formam um conjunto de livros chamado de
“Umbanda e candomblé são religiões mágicas. Ambas pressupõem o conhecimento e o uso de forças sobrenaturais para intervenção neste mundo, o que privilegia o rito e valoriza o segredo iniciático.”
Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/ tFh5DWhR8wWVWNsXL4Z9yxv/. Acesso em: 21 ago. 2023.
Com relação à magia no candomblé e na umbanda, assinale a alternativa correta.
COLUNA I
1. Universalizar o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos de idade e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.
2. Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
3. Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos de idade, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último ano de vigência deste Plano, para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% (vinte e cinco por cento) mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
4. Oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos Fundamental e Médio, na forma integrada à educação profissional.
5. Valorizar os profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.
COLUNA II
( ) Promover busca ativa de jovens fora da escola pertencentes a diferentes grupos populacionais, em parceria com as áreas de assistência social, saúde e proteção à juventude.
( ) Ampliar a assistência financeira específica da União aos entes federados para implementação de políticas de valorização dos profissionais do magistério, em particular o piso salarial nacional profissional.
( ) Criar mecanismos para o acompanhamento individualizado dos alunos do Ensino Fundamental.
( ) Fomentar a oferta pública de formação inicial e continuada para trabalhadores e trabalhadoras articulada à educação de jovens e adultos, em regime de colaboração e com apoio de entidades privadas de formação profissional vinculadas ao sistema sindical e de entidades sem fins lucrativos de atendimento à pessoa com deficiência, com atuação exclusiva na modalidade.
( ) Implantar, ao longo deste PNE, salas de recursos multifuncionais e fomentar a formação continuada de professores e professoras para o atendimento educacional especializado nas escolas urbanas, do campo, indígenas e de comunidades quilombolas.
Assinale a sequência correta.