Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de juru - pb
Foram encontradas 184 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. A partir da Constituição de 1934, a educação passou a ser compreendida como um direito gratuito e obrigatório, tendo sua responsabilidade dividida entre a família e o Estado.
II. Em 1961, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 4024/61) dedica seu terceiro capítulo à educação de portadores de necessidades especiais: Art. 88 - A educação de excepcionais deve no que for possível, enquadrar-se no sistema geral de ensino, a fim de integrá-lo na comunidade.
III. Foram feitas algumas campanhas no final da década de 1950, nomeadamente, para surdos, cegos e pessoas com questões da mente. Durante um longo período, a educação especial foi desenvolvida em instituições privadas com o apoio do governo.
IV.Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) instituiu a obrigatoriedade da educação a partir dos quatro anos de idade. É obrigatória a educação para todas as crianças, sem nenhum tipo de discriminação.
Estão CORRETAS:
(1) Hipoassimilação.
(2) Hiperassimilação.
(3) Hipoacomodação.
(4) Hiperacomodação.
( ) Pobreza de contato com o objeto, dificuldade na internalização de imagens, a criança sofreu a falta de estimulação ou o abandono.
( ) Predomínio da subjetivação, desrealização do pensamento, dificuldade para resignar-se.
( ) Pobreza de contato com o objeto, que redunda em esquemas de objeto empobrecidos, déficit lúdico e criativo.
( ) Pobreza de contato com a subjetividade, superestimulação da imitação, falta de iniciativa, obediência acrítica às normas, submissão.
A sequência CORRETA é:
I. É uma classificação sobre o esquema dos estados patológicos de aprendizagem.
II. Consiste no conjunto de operações clínicas que facilita a aparição e estabilização de condutas.
Sobre as assertivas, é CORRETO afirmar que:
O autor defende que a criança passa por algumas zonas de desenvolvimento, são elas:
I. Zona de desenvolvimento real: é o conhecimento que a criança já tem. Com ele, ela se sente preparada para realizar alguma tarefa sem a ajuda de um adulto. Por exemplo: se a criança já sabe ler, ela pode escolher um livro e ler sozinha.
II. Zona de desenvolvimento potencial: aqui, a criança tem a capacidade de encarar uma tarefa sendo ajudada por adultos ou colegas que já dominaram o assunto. Por exemplo: tirar dúvidas sobre exercícios de matemática de um novo conteúdo.
III. Zona do desenvolvimento avançado: nesta zona, a criança consegue perceber os avanços conquistado em sua aprendizagem.
IV. Zona de desenvolvimento proximal: é a distância entre as zonas anteriores, ou seja, é aquilo que a criança ainda não aprendeu, mas está quase lá.
Estão CORRETAS:
I. A primeira, denominada de preparação reflexa, que é quando certos processos mentais se transformarão em imitação. Na medida em que o reflexo se repete, ocorre a assimilação funcional, que tornará possível os condicionamentos.
II. A segunda fase é caracterizada quando os reflexos assimilam certas funções exteriores, ampliando-se em função da experiência, por exemplo quando a criança se acomoda a um novo som, desde que ele se identifique com os sons anteriores.
III. A terceira fase consiste na imitação sistemática de sons, já pertinentes à formação da criança e de movimentos executados anteriormente de maneira visível. Nesta fase o contágio vocal e a imitação esporádica dão lugar a uma imitação sistemática e intencional, de cada um dos sons conhecidos pela criança.
IV. Na quarta fase há a imitação de movimentos executados pelo sujeito, mas de maneira invisível para ele. Isso faz com que se torne capaz de assimilar os gestos de outrem aos de seu próprio corpo.
V. A quinta fase se caracteriza pela imitação sistemática de novos modelos, incluindo os que correspondem a movimentos invisíveis para o corpo.
VI. Na sexta e última fase é da imitação diferida, quando a criança se torna capaz de imitar interiormente uma série de modelos. A imitação atinge os primórdios do processo de representação, até mesmo porque esta acaba ocorrendo em função dos movimentos que lhe interessam.
Estão CORRETAS:
Sobre os axiomas da epistemologia convergente, podemos dizer que:
I. Interacionismo entende que a aprendizagem acontece a partir das interações do sujeito com o meio. A aprendizagem é entendida como um processo intrapsíquico, e a educação, como processo interpsíquico.
II. Estruturalismo entende que a aprendizagem não é função isolada, que se produz na relação entre a intensidade e a frequência do estímulo, mas decorre do compromisso total da personalidade, acontecendo somente na relação com o meio externo.
III. Construtivismo entende que aprendizagem é uma construção paulatina configurada na relação com o meio.
IV. Racionalismo entende que existe uma vertente da aprendizagem que defende a natureza inata das ideias e que todo o conhecimento verdadeiro advém da racionalidade.
Estão CORRETAS:
I. O indivíduo em processo de aprendizagem que apresenta dificuldades no aprender pode estar desenvolvendo um mecanismo único para suportar as alterações de sua história emocional. Assim, pode-se entender o fracasso como sendo um sintoma escolar (segundo a autora), ou seja, um tipo de obstáculo no aprender que desenvolve uma interseção de aspectos sociais, culturais, familiares, orgânicos, pedagógicos, como também fatores afetivos e intrapsíquicos.
II. No processo de aprendizagem, o sujeito aprendente está em contato com os recursos cognitivos, mas não somente estes, e não somente mentais. Estão em contato também com a sua história afetiva desejante, sua corporeidade, sua estrutura orgânica, suas relações com os colegas e professores.
III. O problema de aprendizagem não se origina na estrutura individual. O sintoma se funde em uma rede particular de vínculos familiares, que se entrecruzam com uma também particular estrutura individual. Esta condição interna de aprendizagem está ligada à história pessoal e familiar do sujeito aprendente. O não aprender por parte do aluno tem a ver com aspectos afetivo-relacionais vivenciados e que afetam a construção do conhecimento.
IV. Muitas vezes, o fracasso escolar pode intervir como fator desencadeante de um problema de aprendizagem que, de outro modo, não teria aparecido.
Está(ão) CORRETA(S):
I. Teve como primeira fonte inspiradora as ideias e práticas do psiquiatra Franco Basaglia, que revolucionou, a partir da década de 1960, as abordagens e terapias no tratamento de pessoas com transtornos mentais nas cidades italianas de Trieste e Gorizia.
II. Em 1978, na Divisão Nacional de Saúde Mental (Dinsam), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, profissionais denunciaram as condições de profunda degradação humana em que operava a maioria dos hospitais psiquiátricos no país. A crise, em pleno regime militar, levou à demissão da maioria dos denunciantes.
III. Em 1979, foi criado o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM) e em 1987, o movimento antimanicomial, dando continuidade à luta pela nova psiquiatria.
IV. O projeto de reforma psiquiátrica foi apresentado em 1989 pelo então deputado Paulo Delgado (MG). Após 12 anos, o texto foi aprovado e sancionado como Lei nº 10.216/2001, ficando conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, Lei Antimanicomial e Lei Paulo Delgado.
Estão CORRETAS:
O conceito refere-se à:
Dentre as mais populares, podemos citar, EXCETO:
I. A área I (o eu aberto) constitui o nosso comportamento em várias atividades, conhecido por nós e por qualquer um que nos observe. Esse comportamento não é o mesmo para todas as situações, mas difere conforme nossa estimativa do que é correto em um ambiente específico e com diferentes grupos de pessoas.
II. A área II (o eu cego) representa nossas características de comportamento que são facilmente percebidas pelos outros, mas de que geralmente não estamos cientes. Por exemplo, alguma demonstração de raiva ou de desprezo por aqueles que discordam de nós, etc. Podemos pensar que esses comportamentos permanecem desconhecidos para nós e, no entanto, são óbvios aos outros.
III. A área III (o eu secreto) representa as coisas sobre nós mesmos que conhecemos, mas que escondemos dos outros. Essas podem variar desde assuntos inconsequentes até os de grande importância. A pessoa que conta tudo sobre si mesma a alguém totalmente estranho, ou a um vizinho, pode estar agindo assim por incapacidade de comunicação satisfatória com pessoas que significam, afetivamente, muito para ela.
IV. A área IV (o eu desconhecido) inclui coisas das quais não estamos conscientes e das quais nem os outros o estão. Por exemplo, alguns assuntos que estão muito escondidos e talvez nunca se tornem conscientes.
Está(ão) CORRETA(S):
Sobre atividades essenciais envolvidas no processamento do alimento, é CORRETO afirmar que:
I. Ingestão - colocação do alimento na cavidade oral, ou seja, o ato de comer.
II. Quebra mecânica - movimentação do alimento pelo canal alimentar, incluindo a deglutição e a peristalse.
III. Digestão - quebra do complexo de moléculas alimentares em componentes químicos por enzimas.
IV. Absorção - transporte dos produtos da digestão (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e água) do canal alimentar para o sangue ou para a linfa.
V. Propulsão - inclui a mastigação, a mistura do alimento no estômago e a segmentação.
VI. Defecação - excreção de substâncias não digeridas do corpo
Estão CORRETAS:
I. Nódulos, pólipos e edemas das pregas vocais são as principais lesões orgânicas resultantes dos distúrbios funcionais da voz. Os nódulos são lesões bilaterais na transição entre 1/3 anterior e médio das pregas vocais, cujo tamanho, cor (esbranquiçados) e consistência dependem do tempo de instalação.
II. Os pólipos geralmente são lesões unilaterais que poderão se apresentar em qualquer porção dos terços anterior e médio das pregas vocais, de consistência mais gelatinosa e de aspecto mais ou menos delimitado, de acordo com a característica de seu conteúdo (sangue, por exemplo).
III. Os edemas são lesões de extensão e volume variável e, frequentemente, ligados à hiperemia (vermelhidão) das pregas vocais. Essas lesões podem ser provocadas pelo tabagismo, etilismo, associadas, ou não, às alterações hormonais, principalmente em mulheres, processos alérgicos e à presença de Refluxo Laringofaringeo (RLF).
IV. Os nódulos e pólipos apresentam os clássicos sinais de rouquidão, fadiga vocal, perda de extensão vocal (agudos e graves), podendo estar associada às tensões músculo esquelética (dor/tensão em pescoço, ombros e faringe). O nódulo, contudo, tem um caráter de perda funcional progressiva.
Estão CORRETAS:
A respeito dos tipos de Deficiência Auditiva, enumere corretamente:
1. Condutiva.
2. Sensório-Neural.
3. Mista.
4. Central ou Surdez Central
( ) Quando há uma alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo. O audiograma mostra geralmente limiares de condução óssea abaixo dos níveis normais, embora com comprometimento menos intenso do que nos limiares de condução aérea.
( ) Quando ocorre qualquer interferência na transmissão do som desde o conduto auditivo externo até a orelha interna. A grande maioria desta deficiência pode ser corrigida através de tratamento clínico ou cirúrgico. Esta deficiência pode ter várias causa, entre elas pode-se citar: Corpos estranhos no conduto auditivo externo, tampões de cera, otite externa e média, mal formação congênita do conduto auditivo, inflamação da membrana timpânica, perfuração do tímpano, obstrução da tuba auditiva, etc.
( ) Quando há uma impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da orelha interna ou do nervo auditivo. Este tipo de deficiência auditiva é irreversível. Essa deficiência pode ser de origem hereditária como problemas da mãe no pré-natal tais como a rubéola, sífilis, herpes, toxoplasmose, alcoolismo, toxemia, diabetes etc. Também podem ser causadas por traumas físicos, prematuridade, baixo peso ao nascimento, trauma de parto, meningite, encefalite, caxumba, sarampo etc.
( ) Este tipo de deficiência auditiva não é, necessariamente, acompanhado de diminuição da sensitividade auditiva, mas manifesta-se por diferentes graus de dificuldade na compreensão das informações sonoras. Decorre de alterações nos mecanismos de processamento da informação sonora no tronco cerebral (Sistema Nervoso Central).
A sequência CORRETA é:
Sobre os pontos de articulação, é correto afirmar que:
I. Palatal: o lábio inferior se move em direção ao lábio superior.
II. Lábio-dental: o lábio inferior se move em direção aos dentes superiores.
III. Dental: a ponta/lâmina da língua se move em direção aos dentes superiores.
IV. Alveolar: a ponta/lâmina da língua se move em direção aos alvéolos.
V. Alveopalatal: a parte anterior da língua se move na direção entre os alvéolos e o palato duro.
VI. Bilabial: a parte central da língua se move em direção ao palato duro.
VII. Velar: a parte posterior da língua se move na direção ao véu palatino.
VIII. Glotal: as pregas vogais se movem entre si, funcionando como articuladores ativo e passivo.
Estão CORRETAS:
Deve ser encaminhado para o Fonoaudiólogo:
I. Problemas nas funções orais como mastigação, respiração, deglutição.
II. Distúrbios na linguagem oral.
III. Gagueira ou dificuldades no ritmo da fala.
IV. Dificuldades na aprendizagem da leitura e/ou da escrita.
V. Na presença de deficiência auditiva, motora e mental que trazem alterações no desempenho global e comunicativo, a avaliação e o tratamento precoce são fundamentais.
Estão CORRETAS:
I. A linguagem oral, que é de fundamental importância para a qualidade da expressão oral e escrita.
II. A consciência fonológica, que é a capacidade de manipular e refletir sobre a estrutura sonora das palavras, sendo parte importante no processo de apropriação da leitura e da escrita.
III. A fluência leitora é uma competência central no processo de alfabetização, sendo preditora da compreensão de texto.
IV. A leitura e a escrita e os mecanismos que nela intervêm, incluindo o processamento visual, velocidade de pensamento, processos léxicos, semânticos, sintáticos e a compreensão do seu significado.
Estão CORRETAS:
Dentre as malformações congênitas mais prevalentes, estão, EXCETO:
Sobre a Assistência Fisioterapêutica no aleitamento materno, é CORRETO afirmar que:
I. No exame físico, o fisioterapeuta faz a avaliação das mamas, verificando-se a simetria mamária, observando se a protusão mamilar é suficiente para um eficiente processo de amamentação e, ainda, se existe presença de nódulos e outras alterações.
II. Exercícios para protrair os mamilos durante a gravidez, como espichar os mamilos e a manobra de Hoffman, são indicados e o uso de dispositivos para protrair os mamilos também têm se mostrado eficaz.
III. O fisioterapeuta deve orientar a gestante quanto à numeração do sutiã, que deve ser um número maior e que possua alças largas e reforço na parte inferior do bojo, adequado ao aumento das mamas, que ocorre desde na gravidez, pois há uma preparação da estrutura mamária para a lactação e um sutiã bem ajustado melhora a postura e pode minimizar a dor nas costas.
IV. A avaliação pós-natal deve ser realizada em uma hora conveniente dentro das primeiras 24 horas, o fisioterapeuta deve avaliar cada nova mãe para determinar as suas necessidades prioritárias. No entanto, a avaliação das mamas deve ser feita em um momento posterior, a fim de evitar constrangimento em um momento delicado da mulher.
V. As mulheres devem entender que um de seus primeiros exercícios pós-natais é o de saber como se sentar enquanto alimentam seus bebês. Os conselhos de tratamento das costas na amamentação devem ser debatidos, com a realização de alongamentos dos grupos musculares específicos e orientações quanto ao posicionamento correto ao segurar o bebê e amamentá-lo.