Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de areal - rj

Foram encontradas 673 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1650733 Meio Ambiente
Com base na Resolução CONAMA nº 01/86, dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do SEMA em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como:
I. Oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgotos sanitários; II. Linhas de transmissão de energia elétrica, acima de 250 Kv; III. Projetos urbanísticos, acima de 100 ha ou em áreas consideradas de relevante interesse ambiental a critério da SEMA e dos órgãos municipais e estaduais competentes.
Dos itens acima:
Alternativas
Q1650732 Meio Ambiente
O método de remediação aeração in situ (Air Sparging) é utilizado para extrair compostos voláteis e semi-voláteis que se encontram na zona saturada do solo. Em relação a esse método, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1650730 Biologia
Bioindicadores são espécies, grupos de espécies ou comunidades biológicas cuja presença, abundância e condições são indicativos biológicos de uma determinada condição ambiental. Assinale a alternativa correta que corresponde a uma espécie de ambientes anóxicos.
Alternativas
Q1650729 Biologia
Os seres vivos podem relacionar-se uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos, ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.
A relação na qual duas espécies apresentam o mesmo nicho ecológico e, portanto, disputam alimentos, abrigo e outros recursos comuns às duas é denominado:
Alternativas
Q1650728 Biologia
Bioindicadores são indicadores biológicos da qualidade de um ambiente e/ou de mudanças sofridas por ele ao longo do tempo, sejam elas de origem antropogênica ou natural. Sua principal aplicação é possibilitar a quantificação dos impactos das atividades humanas nos ecossistemas. Podem servir como bioindicadores processos que ocorrem dentro de um indivíduo, de espécies ou até mesmo comunidades inteiras.
São características desejáveis para uma espécie ser considerada como bioindicadora, EXCETO:
Alternativas
Q1650726 Meio Ambiente
A base para a abordagem que sustenta um sistema de gestão ambiental é fundamentada no conceito Plan-Do-Check-Act (PDCA). O ciclo PDCA pode ser aplicado a um sistema de gestão ambiental e a cada um dos seus elementos individuais.
A alternativa que descreve o que deve ocorrer na etapa denominada Act (agir) do ciclo PDCA é:
Alternativas
Q1650725 Meio Ambiente
A Avaliação do Desempenho Ambiental (ADA) é o processo que visa facilitar as decisões gerenciais com relação ao desempenho ambiental de uma organização por meio da seleção de indicadores, coleta e análise de dados, avaliando informações sobre desempenho ambiental, relatando e comunicando e, periodicamente, analisando criticamente e melhorando o processo.
Os princípios da ADA para informações sobre o desempenho incluem, EXCETO:
Alternativas
Q1650724 Auditoria
Auditoria é o processo sistemático, independente e documentado para obter evidência e avaliá-la objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos.
Quando a auditoria é realizada em um único auditado, em dois ou mais sistemas de gestão, ela é denominada:
Alternativas
Q1650723 Meio Ambiente
Em relação aos ecossistemas brasileiros assinale a alternativa correta que corresponde a maior planície inundada do Brasil.
Alternativas
Q1650722 Auditoria
A norma ABNT NBR ISO 19.011 fornece orientação para todos os tamanhos e tipos de organizações e auditorias de variados escopos e dimensões, incluindo aquelas conduzidas por grandes equipes de auditoria, usualmente de organizações maiores, e aquelas conduzidas por auditores únicos, em organizações grandes ou pequenas. Por meio desta norma é possível verificar que existem diferentes tipos de auditoria, chamadas de auditoria de 1ª, 2ª ou 3ª parte.
É exemplo de auditoria de 2ª parte:
Alternativas
Q1650721 Meio Ambiente
Nas normas e legislações que envolvem a gestão ambiental existem termos que se assemelham, mas que possuem definições próprias e distintas. O correto entendimento e utilização dos termos são fundamentais para se realizar a gestão ambiental de forma adequada.
A alternativa que descreve corretamente o termo “aspecto ambiental” é:
Alternativas
Q1650720 Meio Ambiente
A norma ABNT NBR ISO 14001 especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental.
Os resultados pretendidos de um sistema de gestão ambiental coerente com a política ambiental da organização incluem, EXCETO:
Alternativas
Q1650719 Meio Ambiente
Chama-se precipitação ou pluviosidade à água em forma de gotículas ou de cristais de gelo que provém da atmosfera e atinge a Terra. Assim, a precipitação pode ter a forma de: chuva, chuvisco, neve, granizo, saraiva, nevoeiro, neblina, orvalho, geada ou sincelo.
A unidade de medida da precipitação utilizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia e também convencionada no Sistema Internacional de Unidades é o:
Alternativas
Q1650715 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação aos órgãos que constituem o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, são estruturados como:
Alternativas
Q1650710 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação ao sistema de limpeza pública são informações de interesse, EXCETO:
Alternativas
Q1650704 Engenharia Ambiental e Sanitária
Atmosfera é o conjunto de gases, vapor d’água e partículas, constituindo o que se chama ar, que envolve a superfície da Terra. Para análise e estudo da atmosfera, esta é comumente dividida em camadas, de acordo com suas características. A camada da atmosfera que possui a maior concentração dos poluentes de origem antrópica é a:
Alternativas
Q1649923 Arquivologia
A gestão arquivística de documentos digitais deverá prever a implantação de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos, que adotará requisitos funcionais, requisitos não funcionais e metadados estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos, que visam garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos arquivísticos. Os requisitos não funcionais, refere-se, dentre outros a:
Alternativas
Q1649922 Arquivologia
Quanto às especificidades do documento arquivístico digital, não é correto afirmar:
Alternativas
Q1649921 Arquivologia
A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de avaliação. No campo são apresentados os conjuntos documentais produzidos e recebidos, hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pela instituição. Como instrumento auxiliar, pode ser utilizado:
Alternativas
Q1649920 Arquivologia
Os procedimentos previstos na Lei de Acesso à Informação, destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação. Eles devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com, dentre outras, a seguinte diretriz:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: D
5: D
6: C
7: C
8: A
9: A
10: A
11: B
12: B
13: D
14: B
15: A
16: D
17: C
18: D
19: C
20: B