Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de entre rios - sc
Foram encontradas 60 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Relacione corretamente a infecção ao agente causador, utilizando (1) para infecções bacterianas, (2) para infecções virais e (3) para infecções fúngicas e protozoárias.
( ) Actinomicose.
( ) Parotidite Epidêmica.
( ) Candidíase.
( ) Aspergilose.
( ) Difteria.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência marcada:
O câncer bucal representa de 3% a 5% das neoplasias malignas na maioria dos países ocidentais, podendo este índice atingir até 10% dos casos, sendo considerado um sério e crescente problema de saúde pública em alguns países, pois geralmente é diagnosticado em estágios avançados, exibindo por isso, pobre prognóstico.
I.A ocorrência desta neoplasia em geral é localizada na língua, no entanto, pode afetar outros sítios como assoalho, mucosa jugal e gengiva, sendo os lábios e o palato as únicas regiões que não são afetadas.
II.O carcinoma de células escamosas bucal exibe etiologia multifatorial, com participação de fatores intrínsecos e extrínsecos. Referentes aos fatores extrínsecos temos a deficiência nutricional e as alterações genéticas, e dos fatores intrínsecos, a exposição a radiação solar.
III.Dentre os agentes biológicos que podem representar fator de risco para o câncer bucal destaca-se a Candida albicans, HPV, EBV e o Treponema pallidum.
IV.Agentes traumáticos, restaurações defeituosas, próteses dentárias mal adaptadas resultam em alterações na mucosa oral que conjuntamente com outros fatores como o fumo e o álcool podem contribuir para o desenvolvimento do câncer oral.
Referente a esta patologia, assinale a alternativa CORRETA de acordo com as informações citadas acima:
O estudo do desenvolvimento humano é um processo que se inicia com a fertilização (óvulo de uma mulher pelo espermatozoide de um homem). (...) A maioria das mudanças do desenvolvimento humano ocorre durante os períodos embrionários e fetal, mas alterações importantes também acontecem ao longo dos outros períodos de desenvolvimento: primeira infância e segunda infância, adolescência e fase adulta. (...)
Sobre o "Desenvolvimento do sistema respiratório superior humano", analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso.
(__)O sistema respiratório inferior começa a formar-se durante a quarta semana (26 a 27 dias).
(__)A primeira indicação da formação é o sulco laringotraqueal na extremidade caudal da parede ventral da faringe primitiva, esse sulco produz uma crista na superfície externa da faringe primitiva.
(__)O endoderma que forra o sulco laringotraqueal dá origem ao epitélio e às glândulas da laringe, dos brônquios e ao epitélio de revestimento pulmonar. (...)
(__)Com o desenvolvimento do embrião, o sulco laringotraqueal vai-se aprofundando e invaginando a fim de formar o divertículo laringotraqueal em posição ventral à faringe primitiva.
Após análise, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Por volta do final da quarta semana intrauterina, uma elevação mediana algo triangular aparece no soalho da faringe primitiva, bem rostral ao foramen cecum. Esta elevação, o broto mediano da língua (tuberculum ímpar), fornece a primeira indicação do desenvolvimento da língua. Logo se formam os dois brotos distais da língua, de formato oval (saliências laterais da língua), de ambos os lados do broto mediano. Essas proeminências resultam da proliferação do mesênquima nas partes ventromediais do primeiro par de arcos branquiais. (...)
Sobre o desenvolvimento da "Língua", marque a alternativa INCORRETA.
Os cinco primórdios faciais surgem em volta do estomódio, ou boca primitiva, no começo da quarta semana embrionária. (...)
Sobre o "Desenvolvimento da face", analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso.
(__)A proeminência frontonasal (tumefação local), formada pela proliferação de mesênquima ventral ao encéfalo anterior, constitui a ligação cefálica do estomódio.
(__)As proeminências maxilares pares do primeiro arco branquial formam os limites laterais, ou lados, do estomódio.
(__)As proeminências mandibulares pares do primeiro arco constituem o limite caudal do estomódio.
(__)As proeminências maxilares aumentam devido à proliferação do mesênquima, e crescem medialmente em direção uma à outra e das proeminências nasais médias.
Após análise, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
O controle motor responsável pelo movimento humano vem sendo analisado por muitos estudiosos na tentativa de descrever como o movimento é adquirido, desenvolvido e durante o ato motor como ele é planejado e executado. Para tal, muitas teorias foram elaboradas na tentativa de explicar de que forma os movimentos são controlados, ou seja, como ocorre o Controle Motor.
Marque o que faz parte do controle motor espinhal
Analise o que se enuncia a seguir.
"Lesão de aspecto gelatinoso difuso, ocupa todo espaço da prega vocal e que geralmente acomete os dois lados. É mais comum em mulheres de meia idade e tabagistas. A voz fica mais grave e pode chegar a causar dificuldade para respirar em casos mais avançados com dimensões grandes".
Os dados enunciados identificam corretamente:
Um audiograma é uma representação gráfica de sua capacidade auditiva. Durante o teste, sua audição é testada em diferentes faixas de frequência. O resultado é representado por uma curva característica em seu audiograma.
"Audiograma mostrando hipoacusia neuro - sensorial moderada unilateral, com discriminação baixa em desacordo com o perfil tonal "tone decay" positivo", sugere:
O Sistema Estomatognático (S.E.) é um conjunto formado por estruturas estáticas (mandíbula, maxila, arcos dentários, ATMs e osso hioide) e dinâmicas (músculos mastigatórios, supra e infra hioideos e de língua, lábios e bochecha) que atuam em conjunto, equilibradas e controladas pelo sistema nervoso central realizando as funções estomatognáticas: sucção, respiração, deglutição, fala e mastigação. (...)
Sobre o conteúdo enunciado, analise as enunciações seguintes:
I.A fala, um dos principais meios de interação social, tem sua produção intimamente relacionada à morfofisiologia do sistema estomatognático, no qual os dentes, ossos e grupos musculares exercem um papel fundamental na determinação dos padrões acústicos e articulatórios 2, ao mesmo ponto que para se ter uma mastigação eficiente é necessário que haja o equilíbrio entre as estruturas do S.E.
II.A mastigação é uma das funções mais importantes do Sistema Estomatognático, pois inicia o processo de alimentação, triturando e preparando o alimento, favorecendo a deglutição e a digestão, e consequentemente uma nutrição de qualidade.
III.Uma mastigação eficiente requer o equilíbrio das estruturas do sistema, incluindo músculos, dentes e ossos. A mastigação deve ocorrer após o corte do alimento com os incisivos, com lábios fechados, sem ruídos ou participação exagerada da musculatura perioral, com lateralização e mastigação bilateral alternada, com movimentos rotatórios de mandíbula e com simetria de força muscular.
IV.O edentulismo, promove alterações no S.E, das quais se destacam: mudanças na relação maxilomandibular e na forma das estruturas ósseas que provocam um desequilíbrio neuromuscular, o que dificulta o desempenho correto das funções estomatognáticas, podendo também interferir no processo de adaptação da prótese dentária.
Marque a alternativa com as enunciações que se relacionam coerentemente com o conteúdo enunciado.
Após análise, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o enunciado acima:
A Atenção Básica, como consta da Portaria MS/GM no 2.488, de 21 de outubro de 2011, caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, individual e coletivo, relacionados à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na saúde e autonomia dos indivíduos e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. Por meio da Portaria no 2.488/2011, aprovou-se a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão das diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e para o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). (...) (http://www.crefono4.org.br/cms/files/Publicacoes/CartilhaSUS.pdf) - (p.6/7)
O Fonoaudiólogo inserido na ESF pode, após análise das necessidades de cada território:
I.Participar dos grupos de gestantes para orientar sobre amamentação e hábitos orais inadequados do bebê, participar dos grupos de envelhecimento ativo com o objetivo de orientar ações que favoreçam a comunicação oral e habilidades cognitivas, auditivas e vocais, participar de grupos e/ou desenvolver ações que favoreçam o desenvolvimento infantil, no que diz respeito às suas áreas de atuação.
II.Orientar agentes comunitários de saúde, para coletar dados referentes à comunicação dos usuários e detecção de sinais indicadores de alterações da comunicação humana, desenvolver atividades de promoção à saúde e de comunicação, por meio da abordagem de temas como saúde materno infantil, desenvolvimento infantil, saúde auditiva, saúde mental, saúde vocal e saúde do idoso.
III.Realizar visitas domiciliares, para elencar fatores ambientais e familiares que possam gerar alterações na comunicação humana, realizar atividades em instituições educacionais, participar das entidades representativas da população (conselho gestor, popular).
IV.Realizar com a equipe campanhas de aleitamento materno, saúde auditiva, saúde vocal, envelhecimento ativo, comunicação humana etc, alterar quaisquer que sejam as estratégias estabelecidas pela Portaria MS/GM no 2.488, de 21 de outubro de 2011, com ou sem a devida publicação oficial.
Estão CORRETAS, apenas:
As funções do Fonoaudiólogo no âmbito escolar variam conforme seja o tipo de escola, sua ligação ou não com a Equipe de Assessoramento Psicopedagógico (EAP) ou equipe de orientação, tipos de serviços para os quais tenha sido contratado, etc. (...)
Dentre as diferentes funções do Fonoaudiólogo no âmbito escolar, não se deve considerar correto, APENAS:
Em conformidade com o Art. 13 do Código de Ética do Fonoaudiólogo, marque o que não constitui dever do fonoaudiólogo nas relações com outros profissionais da área.