Questões de Concurso Comentadas para câmara municipal do rio de janeiro

Foram encontradas 370 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2748632 Medicina

Paciente do sexo feminino, 45 anos de idade, apresenta queixas de dor crônica, insônia, fadiga e depressão. O diagnóstico mais provável é:

Alternativas
Q2748631 Medicina

Dentre as patologias autoimunes, listadas, aquela que cursa frequentemente com hemoptise é:

Alternativas
Q2748629 Medicina

As manifestações clínicas mais presentes nos pacientes com mal de Parkinson são:

Alternativas
Q2748620 Medicina

É contraindicado o exame de ressonância magnética contrastada com gadolínio, para paciente:

Alternativas
Q2748619 Medicina

Paciente masculino,23 anos de idade, vitima de acidente de moto, ficou preso nas ferragens. Encontra-se com elevação de CPK, potássio, alteração do ECG e oligúria após dois dias do acidente. A causa mais provável destas alterações é :

Alternativas
Q2748617 Medicina

Paciente do sexo masculino, 25 anos de idade, queixa-se de dor lombar bilateral com irradiação para raiz das coxas, de início há quatro meses, que o acorda à noite pela dor e quando caminha a dor melhora. Dentre as listadas a seguir, a melhor hipótese diagnóstica é:

Alternativas
Q2055842 Administração Geral
A abordagem administrativa da organização que privilegia a gestão por processo tem consolidada a seguinte característica diferencial: 
Alternativas
Q2055837 Administração Pública
Na Administração Pública brasileira, a Constituição Federal que pela primeira vez determinou, na relação entre os entes da federação, que os estados se organizassem de modo que a autonomia dos municípios fosse assegurada no que diz respeito ao seu interesse peculiar, determinando que os estados e municípios teriam que criar as condições necessárias para o seu próprio desenvolvimento, foi a do ano de:
Alternativas
Q2055836 Administração Geral
A dependência de trajetória segundo James Mahoney, pode ser definida como a característica específica daquelas sequências históricas em que eventos contingentes estabelecem modelos institucionais. Assim, é correto afirmar que as perspectivas teóricas de base de dependência de trajetória inspiram-se em argumentos culturais e políticos e também nos seguintes: 
Alternativas
Q2055830 Administração Pública
Governança em políticas públicas é entendida como um modo de governo, distinto do modelo de controle hierárquico, característico do Estado intervencionista, incorporando novos elementos como a noção de estado mínimo, de sistemas sociocibernéticos e de auto-organização em redes. Existe um arranjo de governança que postula que as redes não respondem ao Estado, pois são auto-organizadas, muito embora o Estado possa dirigi-las de maneira indireta e imperfeita. Essa argumentação refere-se à seguinte característica do arranjo:
Alternativas
Q2055829 Administração Pública
A ciência da Administração Pública ou camaralismo teve sua origem nas rotinas administrativas executadas por funcionários em instâncias administrativas do Estado. Do ponto de vista teórico, vários autores são responsáveis para o desenvolvimento do camaralismo alemão, dentre estes, Melchior von Osse que por meio de seus escritos, deixou a seguinte contribuição:
Alternativas
Q2055821 Administração Pública
A história do controle no Brasil remonta ao período colonial. Sabe-se que o controle brasileiro teve grande influência portuguesa e espanhola. Sendo assim, pode-se afirmar
Alternativas
Q2055819 Administração Financeira e Orçamentária
Em 31/12/2013, uma prefeitura elaborou o seguinte quadro resumo referente aos créditos e dotações autorizadas durante o exercício financeiro: (valores em R$)
Imagem associada para resolução da questão


Com base na legislação vigente, o valor total do saldo dos créditos que poderia ser transferido e reaberto no exercício financeiro de 2014 seria de: 
Alternativas
Q2055813 Noções de Informática
Um software livre possui quatro tipos de liberdade: 

      A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade 0) .             A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às necessidades do usuário (liberdade 1) .
 •     A liberdade de redistribuir cópias de modo que seja possível ajudar ao próximo (liberdade 2) .
     A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3)

Para se conseguir as liberdades 1 e 3, é necessário:
Alternativas
Q2055812 Noções de Informática
Um funcionário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro está usando o software de e-mail Mozilla Thunderbird. Nesse software, a execução do atalho de teclado Ctrl + N visa abrir uma janela de diálogo com o seguinte objetivo:
Alternativas
Q2055810 Noções de Informática
No software Writer do pacote LibreOffice 4.1, a execução do atalho de teclado Ctrl + E tem por significado:
Alternativas
Q2055809 Noções de Informática
No Windows XP, versão português brasileiro, um Consultor Legislativo acessou a pasta Downloads no disco referenciado como C na janela do Windows Explorer. Para selecionar todas as pastas e arquivos armazenados em Downloads, de uma só vez, o consultor deve executar o seguinte atalho de teclado: 
Alternativas
Q2055799 Português
Considere o texto IV para responder a questão.


   Texto IV - Há línguas perfeitas

   Um grande mito em relação às línguas é que, em algum momento, teria havido línguas perfeitas. Sua tradução quase diária é que teria havido, para cada língua, uma época em que ela foi melhor, em que se falava mais corretamente. A forma mais comum deste mito (ou mentira), no dia a dia, é a tese da decadência da língua (das línguas). Os que defendem esta tese não sabem (ou fingem não saber) que ela é brandida desde sempre. Uma versão é o mito de Babel, mas a tese foi repetida em Roma, Alexandria, na França, Inglaterra, é repetida nos EUA e, claro, no Brasil. Curiosamente, em cada época essa tese é defendida na língua da época...

Sírio Possenti. In Língua Portuguesa. Ano 9, número 100, fevereiro de 2014. Página 24.
“Um grande mito em relação às línguas é que, em algum momento, teria havido línguas perfeitas.” No período citado, as vírgulas são utilizadas pelo mesmo motivo sintático que se verifica em: 
Alternativas
Q2055798 Português
Considerar o texto III para responder a questão.


   Texto III - Quanto de barbárie existe ainda dentro de nós?

   Carregamos dentro de nós, latente mas sempre atuante, o impulso de morte. A religião, a moral, a educação, o trabalho civilizatório foram os meios que desenvolvemos para pôr sob controle esses demônios que nos habitam. Mas essas instâncias não detêm aquela força que possa submeter tais impulsos às regras de uma civilização que procura resolver os problemas humanos com acordos e não com o recurso da violência.
   Cumpre reconhecer que vigora em nós ainda muita barbárie. Não diria animalidade, pois os animais se regem por impulsos instintivos de preservação da vida e da espécie. Em nós esses impulsos perduram mas temos condições de conscientizá-los, canalizá-los para tarefas dignas, através de sublimações não destrutivas, como Freud e, recentemente, o filósofo René Girard com seu “desejo mimético” positivo tanto insistiram.
   Mas ambos se dão conta do caráter misterioso e desafiante da persistência desse lado sombrio (pulsão de morte em dialética com a pulsão de vida) que dramatiza a condição humana e pode levar a fatos irracionais e criminosos como o linchamento de uma pessoa inocente.

Leonardo Boff. 19/05/2014. Fragmento. Disponível em http:// leonardoboff.wordpress.com/2014/05/19/quanto-de-barbarie-existe-aindadentro-de-nos/
“Não diria animalidade, pois os animais se regem por impulsos instintivos...” A conjunção em destaque explicita a seguinte relação lógica existente entre essas duas orações:
Alternativas
Q638486 Arquivologia

Considerar as definições contidas no “Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística”, para responder à questão.

A separação dos documentos de valor permanente daqueles passíveis de eliminação, mediante critérios e técnicas previamente estabelecidos em tabela de temporalidade, chama-se:

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: D
5: C
6: A
7: A
8: C
9: A
10: C
11: B
12: B
13: A
14: D
15: A
16: B
17: C
18: C
19: A
20: A