Questões de Concurso
Comentadas para uncisal
Foram encontradas 40 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Para Mustafá (2006), o Código de Ética Profissional do Serviço Social de 1975 expressa os elementos dos seminários de Araxá, em 1967, e Teresópolis, em 1970. Dados os itens sobre esta temática,
I. No primeiro documento de Araxá a pauta de trabalho teve como finalidade a discussão sobre a natureza do Serviço Social, seus objetivos e funções.
II. No Encontro de Teresópolis a centralidade foi para a metodologia, que corroborou com as questões filosóficas neotomistas e a postura teórico-metodológica positivista/funcionalista.
III. Atendeu às demandas do momento histórico da sociedade e da profissão.
IV. Reconheceu o Estado como gestor do “bem comum”, em uma perspectiva acrítica, que reproduzia a ordem social estabelecida.
verifica-se que estão corretos apenas
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004, p. 16), os municípios serão classificados a partir de seu porte populacional. Dada a tabela,
Municípios
1. Municípios pequenos 1
2. Municípios pequenos 2
3. Municípios médios
4. Municípios grandes
5. Metrópoles
População
( ) Entre 50.001 a 100.000 habitantes
( ) Entre 20.001 a 50.000 habitantes
( ) Superior a 900.000 habitantes
( ) Até 20.000 habitantes
( ) Entre 100.001 a 900.000 habitantes
Fonte: Política Nacional de Assistência Social (2004).
qual a sequência correta, de cima para baixo?
No final da década de 70, ganha destaque, na relação Estado – Sociedade, o movimento pela democratização da saúde, que, envolvendo intelectuais/profissionais de saúde, movimentos sociais e estudantes criou condições para a construção do projeto de Reforma Sanitária brasileira. Esse movimento teve como princípio uma crítica à concepção de saúde restrita à dimensão biológica e individual da saúde, bem como a afirmação da relação entre organização social, dos serviços de saúde e prática médica, tendo como fundamento a determinação da doença para pensar o processo de trabalho em saúde.
VASCONCELOS, Ana Maria, 2006, p. 76.
Esse movimento apontado por Vasconcelos tem repercussões na saúde, como por exemplo, a preocupação com a atenção à saúde primária e à saúde comunitária, ainda que a preocupação central fosse com a racionalização dos custos da assistência médica. Essas repercussões possibilitaram o surgimento do
Para Martinell (1995), no plano político, o primeiro pós-guerra foi marcado por uma onda revolucionária, iniciada com a vitória da Revolução Russa em 1917, o que desencadeou uma forte onda do movimento de trabalhadores europeus. Ao tempo em que erguiam-se os impérios econômicos, uma grande faixa de trabalhadores desse continente se pauperizava. Dessa forma, deslocou-se a hegemonia mundial do capitalismo para os Estados Unidos, país vencedor da Primeira Guerra Mundial. Dadas as afirmativas quanto à conjuntura do primeiro pós-guerra e o Serviço Social norte-americano,
I. A questão social era vista de forma reducionista e individual, sendo o Serviço Social concebido como atividade reformuladora do caráter mediante a abordagem psicológica e psicanalítica.
II. O livro “Diagnóstico Social” de Mary Richmond (1950), publicado em 1917, é um exemplo clássico do Serviço Social norte-americano que impulsionou o processo de profissionalização do Serviço Social pelas autoridades acadêmicas.
III. Em 1919 a Escola de Filantropia Aplicada foi incorporada à Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque, com o nome de Escola de Trabalho Social.
IV. O Serviço Social norte-americano incorporou a doutrina social da igreja, com ênfase na dimensão do controle, da repressão e do ajustamento do indivíduo aos padrões estabelecidos pela sociedade burguesa capitalista.
verifica-se que estão corretas apenas
Dadas as afirmativas sobre as políticas sociais na sociedade burguesa, de acordo com a análise marxiana,
I. A existência de políticas sociais é um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, quando se tem o reconhecimento da questão social inerente ao modo de produção capitalista.
II. A generalização de políticas de seguridade social no capitalismo aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, quando da institucionalização do welfare state no continente europeu.
III. O welfare state representou uma política social que sinalizava para a constituição de um amplo projeto de transformação do capitalismo.
verifica-se que está(ão) correta(s)
O projeto da saúde articulado ao mercado ou à reatualização do modelo médico assistencial privatista está pautado na Política de Ajuste, que tem como principais tendências: a contenção dos gastos com racionalização da oferta e a descentralização com isenção de responsabilidade do poder central. A tarefa do Estado, nesse projeto, consiste em garantir um mínimo aos que não podem pagar, ficando para o setor privado o atendimento aos que têm acesso ao mercado. Suas principais propostas são: caráter focalizado para atender às populações vulneráveis por meio do pacote básico para a saúde, ampliação da privatização, estímulo ao seguro privado, descentralização dos serviços em nível local e eliminação da vinculação de fonte com relação ao financiamento. [...]
Nesse contexto, diversas entidades situadas até então no campo progressista têm substituído suas lutas coletivas por lutas corporativas, restritas aos grupos de interesses. Essa concepção está de acordo com o ideário das classes dominantes que tem como perspectiva a ‘americanização perversa’ da sociedade brasileira, neutralizando os processos de resistência com a utilização de estratégias persuasivas, obrigando os trabalhadores a uma prática política defensiva (VIANA, 1999). Esse projeto coletivo, cuja construção iniciou-se nos anos de 1980, tem sido questionado e substituído pelo projeto corporativo que procura naturalizar a objetividade da ordem burguesa.
PARÂMETROS para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde. Disponível em<http:www.cfeso.org.br/arquivos/Parametros_para_Atuaçao_de_Assistentes_sociais_na_Saude.pdf> . Acesso em: 28 dez. 2014.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que a nova configuração
da política de saúde irá impactar o trabalho do Assistente Social
em diversas dimensões. Dados os itens abaixo,
I. Ampliação do trabalho precarizado.
II. Formação profissional.
III. Influências teóricas.
verifica-se que está(ão) correto(s)
Dadas as afirmativas, segundo Paulo Netto (1999), ao tratar da estrutura básica do projeto ético-político do Serviço Social que ganhou hegemonia nos anos 90,
I. Esse projeto tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor central; dessa forma, o projeto profissional vincula-se a um projeto societário que propõe a construção de uma outra ordem societária sem dominação e exploração do ser social.
II. Faz parte de um projeto coletivo que se limita aos elementos éticos normativos e, ainda, às escolhas teóricas ideológicas e políticas da categoria.
III. Na agenda profissional dos anos 90, ganhou peso o debate da formação profissional, com vista à formação de um profissional capaz de responder eficazmente às demandas da sociedade brasileira, intrínseca ao projeto ético-político da profissão.
IV. O projeto implica o compromisso com a competência profissional, o aprimoramento intelectual e se posiciona em favor da equidade social, mediante a perspectiva de totalidade.
verifica-se que está(ão) correta(s)
I. Ajudar na formatação e normalização de materiais e processos, visto que delimita a quantidade de caracteres.
II. Estabelecer um ponto comum entre linguagem do autor, linguagem do indexador e linguagem do usuário.
III. Estabelecer um vocabulário que mostre as relações entre termos e conceitos: relações semânticas e relações sintáticas.
IV. Substituir a grande variedade de expressões da linguagem natural por uma linguagem formal.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas