Questões de Concurso
Comentadas para unitau
Foram encontradas 39 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I - Orienta os alunos em seu desenvolvimento pessoal, preocupando-se com a formação de seus valores, atitudes, emoções e sentimentos.
II - Participa da organização e da realização do projeto político-pedagógico e da proposta pedagógica da escola.
III – Em questões de conflito entre alunos, professores e comunidade, define quem está com a razão.
IV – Não se envolve em questões relativas a dificuldades de aprendizagem dos alunos.
É verdadeiro o que se afirma em:
I – A democratização do ensino implica, em primeio lugar, a democratização do acesso à educação escolar.
II – Dentro dessa sistemática, o acesso à escola depende especificamente do processo de avaliação aplicado ao aluno pela instituição de ensino.
I – ao mundo do trabalho
II – à prática social
III – ao individualismo
IV – aos maiores meios de comunicação
Completa corretamente o excerto anterior:
I – Toda política curricular é uma política cultural, pois o currículo é fruto de uma seleção e produção de saberes.
II – As políticas curriculares resumem-se apenas a propostas e práticas enquanto documentos escritos.
III – Os efeitos das políticas curriculares, no contexto da prática, são condicionados por questões institucionais e disciplinares.
IV – As reflexões teóricas sobre o currículo têm como referência os princípios educacionais garantidos à educação formal.
É verdadeiro o que se afirma em:
Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar, a(s) _______________ define(m) um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. Cada _____________ contempla uma gama maior ou menor de objetos de conhecimento, assim como cada objeto de conhecimento se relaciona a um número variável de habilidades [...]
[...] A orientação profissional e orientação vocacional são mecanismos totalmente diferentes.
[...] O fator emocional/psicológico do educando tem extrema importância para a concretização do seu processo educacional.
[...] No Brasil, a orientação educacional teve, em sua implantação, grande influência da orientação americana e da orientação educacional francesa.
A partir de uma opção que contempla como finalidade fundamental do ensino a formação integral da pessoa, e conforme uma concepção construtivista, a avaliação sempre tem que ser _____________, de maneira que o processo avaliador, independentemente de seu objeto de estudo, tem que observar as diferentes fases de uma intervenção que deverá ser estratégica.
I - A orientação educacional desempenha uma importante tarefa na construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP), seja na fase de sensibilização, quanto na construção e, depois, na concretização.
II - Além de sua participação ativa em todos os passos da construção do PPP, a orientação educacional, entre outras tantas coisas, em função do seu contato com vários segmentos da escola (alunos, pais, funcionários), pode trazer preciosas contribuições no sentido de alertar para pontos da programação que eventualmente não estão sendo concretizados.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular, reforçam a importância de que cada escola formule seu projeto educacional, compartilhado por toda a equipe, para que a melhoria da qualidade da educação resulte da _______________entre todos os educadores. A forma mais eficaz de elaboração e desenvolvimento de projetos educacionais envolve o debate em grupo e no local de trabalho.
I – O orientador pedagógico auxilia no desenvolvimento acadêmico e emocional dos alunos.
II – O orientador pedagógico exerce o papel de mediador nas relações entre professores, alunos e famílias.
III – O orientador pedagógico desempenha um papel relevante na supervisão do planejamento curricular, assegurando que os objetivos pedagógicos sejam alcançados.
IV – O orientador pedagógico atua na proposição de estratégias voltadas para o aprimoramento didático, em prol do desenvolvimento profissional dos educadores.
É verdadeiro o que se afirma em:
I – Dentro do trabalho de orientação vocacional, há educadores que apontam na direção da empregabilidade, outros para o empreendedorismo.
II – No trabalho de orientação vocacional, a falta de análise crítica é responsável por introjetar a culpa pelo fracasso na própria vítima ou criar uma expectativa alienada, na medida em que o modelo social não é posto em questão.
III – O orientador deve provocar o supervisor/coordenador, e ambos problematizarem a prática pedagógica da escola e dos professores, objetivando prover adequações que se façam necessárias, dentre elas, é possível citar o processo de avaliação implementado pela unidade de ensino.
É verdadeiro o que se afirma em: