Questões de Concurso
Comentadas para crb 4° região - pe
Foram encontradas 31 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A informação e o conhecimento exercem um papel que tem grande influência nas atividades econômicas, sociais e culturais e, aliados às tecnologias da informação, concretizam a sociedade da informação, na qual as redes são recursos estratégicos para o desenvolvimento científico e tecnológico. Os serviços e as unidades de informação, organizados em rede, exercem uma função essencial nos processos da gestão da informação. A inserção dos serviços e unidades de informação no âmbito das redes requer a adoção de normas e padrões que possibilitem o desenvolvimento de ações coadunadas integrando diferentes organizações sobre objetivos comuns. O uso de normas e padrões na descrição dos materiais informacionais é essencial para os serviços e unidades de informação que queiram estar inseridos no contexto da cooperação nacional e internacional. O protocolo com arquitetura cliente-servidor, especialmente desenvolvido para busca e recuperação de informação em bases de dados distintas, utilizando uma interface de usuário comum, é denominado:
A informação é um conhecimento inscrito em forma escrita (impressa ou digital), oral ou audiovisual em um suporte. A recuperação da informação (digital) consiste em encontrar a informação desejada em um armazém de informação ou base de dados. Os Sistemas de Recuperação da Informação (SRIs) são formados por um conjunto de componentes que permitem que eles atinjam seu objetivo. Esses componentes são: a tecnologia (hardware, software e as redes de comunicação de dados), as pessoas (usuários, intermediários e pessoas envolvidas na criação do sistema) e um ou mais corpos de conhecimento (base de dados) ao qual o SRI dá acesso. De acordo com os tipos de dados aos quais fornecem acesso, os SRIs como base de dados podem ser categorizados como referenciais ou de fonte. Assinale a alternativa correta para uma base de dados referencial.
O tratamento dos documentos inclui algum tipo de análise de seu conteúdo, o que permite separá-los e ordená-los por grupos ou classes mais ou menos afins, possibilitando assim sua localização posterior. A indexação é a ação de descrever e identificar um documento de acordo com seu assunto. Do ponto de vista da linguagem utilizada para representar os conceitos, pode ser considerada como:
A palavra tesauro (do latim thesaurus; do grego thesaurós) pode significar tesouro, armazenamento ou repositório. Em Biblioteconomia, um tesauro pode ser definido levando-se em consideração sua função ou sua estrutura. Considerando-se sua função, um tesauro é um instrumento de controle terminológico que permite traduzir a linguagem natural dos documentos, dos indexadores e dos usuários, numa “linguagem sistêmica” mais rígida (linguagem documentária, linguagem do sistema de informação). Levando em consideração sua estrutura, podemos dizer que o tesauro é um:
A Classificação Decimal Universal (CDU) é utilizada por bibliotecas de vários países do mundo. Foi desenvolvida por Henri La Fontaine e Paul Otlet, e utiliza uma notação mista (números, sinais e letras) com a finalidade de possibilitar melhor representação dos assuntos dos documentos. Na CDU, o sinal igual, entre parênteses (=), é utilizado para: