Questões de Concurso
Comentadas para ufcat
Foram encontradas 37 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Como o professor-recreador lida com o lúdico, de certa forma, representa o significado que lhe é atribuído na prática de ludicidades desenvolvidas nas brinquedotecas. Desta forma, a principal função do professor-recreador é atuar em brinquedotecas
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade. A outra ponta dessa primeira etapa de ensino, incide nos aspectos pedagógicos, especificamente na necessidade de se discutir e de se concretizar propostas para educação infantil que pense principalmente em metodologias lúdicas e na utilização do brinquedo e da brinquedoteca. Diante desse pressuposto, a principal característica das metodologias lúdicas desenvolvidas nas brinquedotecas é
A ludicidade, está relacionada ao desenvolvimento humano em atividades associadas à sensação de prazer, fundamentais em todas as fases da vida. Por isso ela é enfatizada, em sua grande maioria, no cotidiano da fase da infância. Nessa fase, as atividades lúdicas
O brincar constitui-se em um conjunto de práticas, conhecimentos e fatos que facilitam a aprendizagem, ensinando e repassando valores essenciais para a vida do ser humano, dando a ele uma nova concepção de mundo. Assim, o brincar pode ser visto como sendo uma atividade que
Por meio do brinquedo, a criança tem oportunidade de desenvolver inúmeras habilidades. Aquela que tiver poucas oportunidades lúdicas apresentará algumas dificuldades na idade adulta. Brincando, a criança penetra e interioriza o mundo adulto. Nesse sentido, a multiplicidade de formas e materiais lúdicos, induz a criança a desenvolver, principalmente na infância
Leia o Texto 6 para responder às questões 41, 42 e 43.
Texto 6
Podemos dizer, em concordância com Freud (1968), que as crianças vivenciam com intensidade e satisfação as atividades lúdicas (brincadeiras, jogos, histórias). Elas se entregam às brincadeiras, aos jogos, às histórias com muita seriedade. Com facilidade se põem a brincar e a jogar, a contar e a ouvir uma história, constituindo um cenário imaginário em que criam e representam diferentes personagens, vivem as mais fantásticas aventuras, criam e recriam, fazem de seu corpo um versátil brinquedo com o qual exploram a realidade. No “faz de conta”, passam a ser, ao menos naquele momento, quem “não são”.
FREUD, S. Obras Completas. Madri: Biblioteca Nueva, 1968. 3° ed.
De acordo com o texto, para Freud (1968), o brinquedo por meio da ludicidade tem grande importância no desenvolvimento da criança, pois ele
Leia o Texto 6 para responder às questões 41, 42 e 43.
Texto 6
Podemos dizer, em concordância com Freud (1968), que as crianças vivenciam com intensidade e satisfação as atividades lúdicas (brincadeiras, jogos, histórias). Elas se entregam às brincadeiras, aos jogos, às histórias com muita seriedade. Com facilidade se põem a brincar e a jogar, a contar e a ouvir uma história, constituindo um cenário imaginário em que criam e representam diferentes personagens, vivem as mais fantásticas aventuras, criam e recriam, fazem de seu corpo um versátil brinquedo com o qual exploram a realidade. No “faz de conta”, passam a ser, ao menos naquele momento, quem “não são”.
FREUD, S. Obras Completas. Madri: Biblioteca Nueva, 1968. 3° ed.
No texto, o corpo da criança, ou seja, as expressões corporais, são incluídas pelos processos da ludicidade. Nesse sentido, podemos considerar que o corpo é
Leia o Texto 6 para responder às questões 41, 42 e 43.
Texto 6
Podemos dizer, em concordância com Freud (1968), que as crianças vivenciam com intensidade e satisfação as atividades lúdicas (brincadeiras, jogos, histórias). Elas se entregam às brincadeiras, aos jogos, às histórias com muita seriedade. Com facilidade se põem a brincar e a jogar, a contar e a ouvir uma história, constituindo um cenário imaginário em que criam e representam diferentes personagens, vivem as mais fantásticas aventuras, criam e recriam, fazem de seu corpo um versátil brinquedo com o qual exploram a realidade. No “faz de conta”, passam a ser, ao menos naquele momento, quem “não são”.
FREUD, S. Obras Completas. Madri: Biblioteca Nueva, 1968. 3° ed.
De acordo com o texto, quais são as principais finalidades das brincadeiras, jogos e histórias na construção do conhecimento na educação infantil?
É notório que a utilização de jogos e brincadeiras auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, inclusive gerando mudanças positivas nas atitudes de algumas crianças. O uso de jogos no processo educativo, além de promover a satisfação, também pode promover
Os estudos das relações entre a educação e a ludicidade, perante concepções culturais e sociais explicitam que a prática das atividades lúdicas contribui não só para o processo de ensino-aprendizagem, mas também para o processo de desenvolvimento
As experiências lúdicas, ou seja, as atividades de ludicidade na fase da Educação Infantil (crianças de até 3 anos de idade) e pré-escola (crianças de 4 a 5 anos de idade) são essenciais, uma vez que propiciam o desenvolvimento da imaginação, do raciocínio e
A primeira brinquedoteca brasileira surgiu em Indianópolis/SP, em 1981 e seu principal objetivo era o de criar um espaço onde a criança pudesse se sentir estimulada e brincar livremente. Dentre os aspectos encontrados na história do surgimento das brinquedotecas no Brasil como referência, o principal deles objetivava
A brinquedoteca consiste em um ambiente lúdico que permite o contato da criança com uma variedade de brinquedos. Além disso, é um importante espaço para brincar, pois
Leia o Texto 5 para responder às questões 31, 32 e 33.
Texto 5
Huizinga (1980) situa o lúdico como um elemento da cultura, presente em todas as formas de organização social, das mais primitivas às mais sofisticadas na contemporaneidade. Concede-lhe uma função significante, ou seja, afirma que a essência do lúdico não é material, uma vez que ultrapassa os limites da realidade física, encerra um determinado sentido, transcendendo as necessidades imediatas da vida. Sendo assim, o lúdico traz em seu contexto histórico a representação da realidade (matéria, natureza) recriada metaforicamente por meio do brinquedo e ato de brincar.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
O brincar, por sua vez, é um caminho para a construção de experiências, mesmo por meio do “faz de conta”, pois ascende o aprender. Dentro dessa concepção, o ato de brincar auxilia na elaboração e ampliação
Leia o Texto 5 para responder às questões 31, 32 e 33.
Texto 5
Huizinga (1980) situa o lúdico como um elemento da cultura, presente em todas as formas de organização social, das mais primitivas às mais sofisticadas na contemporaneidade. Concede-lhe uma função significante, ou seja, afirma que a essência do lúdico não é material, uma vez que ultrapassa os limites da realidade física, encerra um determinado sentido, transcendendo as necessidades imediatas da vida. Sendo assim, o lúdico traz em seu contexto histórico a representação da realidade (matéria, natureza) recriada metaforicamente por meio do brinquedo e ato de brincar.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
No contexto do texto, o sentido da palavra “lúdico” é considerado um elemento cultural
Leia o Texto 5 para responder às questões 31, 32 e 33.
Texto 5
Huizinga (1980) situa o lúdico como um elemento da cultura, presente em todas as formas de organização social, das mais primitivas às mais sofisticadas na contemporaneidade. Concede-lhe uma função significante, ou seja, afirma que a essência do lúdico não é material, uma vez que ultrapassa os limites da realidade física, encerra um determinado sentido, transcendendo as necessidades imediatas da vida. Sendo assim, o lúdico traz em seu contexto histórico a representação da realidade (matéria, natureza) recriada metaforicamente por meio do brinquedo e ato de brincar.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
Na contextualização histórica do lúdico na educação por meio do brinquedo e do ato de brincar, os jogos e os brinquedos
Leia o caso a seguir.
Expressões regulares e caracteres curinga são recursos preciosos durante a edição de textos. Eles permitem, por exemplo, que uma pessoa substitua completamente vários trechos de texto por uma outra porção. Considere um texto em que há vários nomes acompanhados de um número entre parênteses que representa um identificador para aquela pessoa, no formato como segue: J. P. (1040-0202- 5793-0239), P. C. (0730-0923-2493-2356).
No LibreOffice Calc versão 7.3.4.2, o recurso de pesquisa de texto (Localizar e Substituir) pode usar caracteres curinga. Assuma que tal opção está selecionada. Para encontrar e substituir todos os números entre parênteses que existem no arquivo citado acima, o texto que deve ser inserido no campo “Localizar” é:
Os navegadores web usados em universidades utilizam recursos com a função de conectar o usuário e a internet. Nesse contexto, o proxy é definido como um
Um arquivo cuja extensão é .pptx pode ser aberto corretamente através do aplicativo
No Bloco de Notas do Windows, é muito comum precisar realizar substituições no texto em lote. Considerando que “+” significa combinação de teclas, a combinação que permite acionar a funcionalidade “Substituir” através do teclado é: