Questões de Concurso Comentadas para analista técnico - saúde

Foram encontradas 41 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1980800 Medicina
Paciente de 18 anos, masculino, apresenta queixa de episódios frequentes de palpitação. O exame físico mostra frequência cardíaca variando de 160 a 180bpm; pressão arterial = 110/70mmHg; ritmo cardíaco irregular, com bulhas normofonéticas e sem sopros. Eletrocardiograma apresentou traçado compatível com taquicardia supraventricular (TSV). Após reversão com adenosina, foi realizado um Holter 24 horas, durante o qual o paciente não apresentou sintomas. Esse exame evidenciou ritmo de base variável alternando TSV e ritmo sinusal com intervalo P-R curto, onda delta e prolongamento do QRS.
O diagnóstico desse jovem é:
Alternativas
Q1980799 Medicina
Homem de 75 anos apresenta quadro de dor importante na região interescapular. Sua história médica inclui hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio há alguns anos e tabagismo prévio. Encontra-se ansioso; pressão arterial = 180/110mmHg; frequência cardíaca = 110bpm.
O ECG mostra infarto antigo da parede inferior, mas não apresenta alterações isquêmicas agudas. A radiografia do tórax apresenta alargamento do mediastino e a tomografia computadorizada do tórax mostra dissecção da aorta descendente que não envolve as artérias renais (tipo II de Stanford).
O mais apropriado para a próxima etapa na abordagem terapêutica desse paciente é:
Alternativas
Q1980798 Medicina
Mulher de 52 anos com acometimento de múltiplas articulações teve o diagnóstico de artrite reumatoide feito pelo seu médico. Como primeira escolha terapêutica foi iniciada monoterapia com metotrexato. Após três meses do tratamento inicial otimizado, ainda há persistência de atividade inflamatória da doença.
O passo terapêutico seguinte para essa paciente deve ser:
Alternativas
Q1980797 Medicina
A manifestação do aparelho respiratório mais comum no lúpus eritematoso sistêmico é:
Alternativas
Q1980796 Medicina
No Brasil, para o tratamento inicial de adultos com infecção pelo HIV, o esquema inicial preferencial deve ser a associação de:
Alternativas
Q1980792 Medicina
Indivíduo adulto do sexo masculino procura serviço de pronto atendimento com cefaleia, dores pelo corpo e síndrome febril. O médico que o atende suspeita de dengue, mas não identifica a presença de sinal de alarme, entretanto, sua prova do laço é positiva.
A conduta recomendada pelo Ministério da Saúde para esse paciente é:
Alternativas
Q1980790 Medicina
Homem de 60 anos apresenta dispneia aos esforços e sibilância há seis meses, e produção diária de escarro. Trata-se de um fumante de 50 maços-ano de cigarros e que era previamente saudável. O exame físico apresenta o murmúrio vesicular difusamente reduzido com alguns sibilos ao final da expiração. É realizada espirometria que evidencia o volume forçado expiratório no primeiro segundo (VEF1) de 1,5 l (60% do predito), capacidade vital forçada (CVF) de 2,3 l e relação VEF1/CVF de 0,65.
Sobre esse paciente, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1980789 Medicina
Homem de 36 anos, obeso, procura serviço de emergência com dor abdominal, náuseas e hematúria. Seus sinais vitais estão adequados e há dor à palpação do quadrante inferior esquerdo do abdome, sem outros achados no exame físico. O exame de urina confirma a presença de sangue, sem outros elementos anormais. A tomografia computadorizada revela litíase de 4mm no terço distal do ureter esquerdo.
A melhor abordagem terapêutica para esse paciente é:
Alternativas
Q1980787 Medicina
Universitário de 19 anos apresenta rash cutâneo maculopapular generalizado após o uso de amoxicilina para tratamento de faringite exsudativa.
Tem maior probabilidade de estar associada a esse efeito adverso:
Alternativas
Q1980786 Medicina
A ação da peçonha presente nas serpentes responsáveis pelos acidentes botrópicos é:
Alternativas
Q1980785 Medicina
A manifestação cardiovascular mais frequente na doença de Graves é: 
Alternativas
Q1980784 Medicina

Sobre a síndrome metabólica, analise as afirmativas a seguir.


I. A redução do peso é a abordagem primária do distúrbio.


II. A presença de hipertrigliceridemia é um dos critérios de definição da síndrome.


III. Ela pode estar associada à presença de doença hepática gordurosa não alcoólica.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q1980782 Medicina
Mulher de 48 anos com dor abdominal epigástrica que se irradia para a região lombar e vômitos. Exame físico:
- temperatura axilar = 38,4°C;
- frequência cardíaca = 112bpm;
- pressão arterial = 100/65mmHg;
- o abdome se encontra algo distendido e muito doloroso à palpação dos quadrantes superiores. Os exames iniciais mostraram:
- hemoglobina = 14g/dl;
- leucócitos = 20.000/mm³;
- plaquetas = 250.000/mm³;
- bilirrubina total = 2,3mg/dl;
- AST = 80 U/L (vr = até 32);
- ALT = 66 U/L (vr = até 40);
- fosfatase alcalina = 170 U/l (vr = 45-110);
- lipase sérica = 90 U/L (vr = até 60)
- amilase sérica = 600 U/L (vr = 60-180) (vr = valor de referênica).
A tomografia computadorizada do abdome com contraste mostrou achados compatíveis com pancreatite aguda, espessamento da parede da vesícula biliar e dilatação do canal colédoco de 9mm e presença de obstrução por litíase.
Após a administração de líquidos por via parenteral e analgesia, a conduta deve ser:
Alternativas
Q1980777 Medicina
Sobre o acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1980773 Medicina
Paciente feminino de 19 anos tem história crônica de episódios recorrentes de dor no quadrante inferior direito do abdome e diarreia. Refere emagrecimento de 10% do peso corporal e febre ocasional há oito meses. No exame físico, o médico tem a impressão de haver uma massa palpável nessa localização. O exame proctológico identificou presença de varizes hemorroidárias e fístula anorretal.
A melhor hipótese diagnóstica para essa paciente é:
Alternativas
Q1980772 Medicina
Mulher de 50 anos apresenta aumento gradual de seus lábios e na área ao redor dos olhos há dois dias. Sente-se bem, e os exames do aparelho respiratório e aparelho cardiovascular se encontram satisfatórios. Relata ser portadora de hipertensão arterial e doença cardíaca isquêmica, estando em uso de hidroclorotiazida, aspirina, maleato de enalapril, anlodipino e sinvastatina.
O provável causador desse quadro clínico deve ser o seguinte medicamento:
Alternativas
Q1980769 Medicina
O tratamento da insuficiência cardíaca tem apresentado novidades que resultaram em melhora nos indicadores de hospitalização e mortalidade.
Além dos medicamentos que atuam sobre o sistema renina-angiotensina, betabloqueadores e antagonistas mineralocorticoides, estudos mais recentes sugerem benefício no tratamento desses pacientes com o uso do seguinte grupo de medicamentos:
Alternativas
Q1975246 Direito Constitucional
Após amplos debates entre seus membros, o Tribunal de Justiça do Estado Alfa apresentou uma proposição à Assembleia Legislativa, veiculando o Estatuto da Magistratura do Estado Alfa. Ato contínuo, diversos parlamentares argumentaram com a inconstitucionalidade formal da respectiva proposição. O relator da matéria no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça, após analisar os argumentos apresentados, concluiu, corretamente, que:
Alternativas
Q1975245 Direito Administrativo
Em auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, no âmbito de determinada estrutura estatal de poder, foi constatada a inexistência de comprovação de vultosas despesas realizadas na referida estrutura, sendo fortes os indícios de que os recursos públicos foram desviados e de que os atos ilícitos terão continuidade se o servidor público responsável pela estrutura não for cautelarmente afastado. O referido afastamento:
Alternativas
Q1975244 Direito Financeiro
O chefe do Poder Executivo do Estado Beta, em cujo território estava localizado o Município Alfa, almejava realizar uma transferência voluntária de recursos para esse ente federativo com o fim de viabilizar a realização de objetivos de interesse comum e amenizar os efeitos da grave crise financeira que assolava a municipalidade, cujo potencial turístico fora afetado por fortes chuvas. Ao analisar a arrecadação tributária do Município Alfa, que se mostrava elevada e supria suas despesas regulares, isto em momento anterior às fortes chuvas, a Procuradoria do Estado constatou que, por decisão das maiorias ocasionais, esse ente federativo não tinha instituído: (1) o imposto de transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis; (2) nenhuma contribuição de melhoria, embora já tivesse realizado diversas obras públicas que poderiam justificá-la; e (3) a taxa associada ao recolhimento de lixo. Considerando a sistemática estabelecida pela Lei Complementar nº 101/2000, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: A
5: E
6: E
7: D
8: B
9: E
10: D
11: B
12: E
13: D
14: C
15: C
16: E
17: E
18: E
19: A
20: D