Questões de Concurso
Comentadas para médico em cirurgia vascular
Foram encontradas 107 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Com relação ao tratamento das fístulas arteriovenosas, assinale a opção correta.
Nos traumas vasculares cervicais que exijam exploração cirúrgica, as vias de acesso devem ser bem avaliadas para facilitar a abordagem. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
O anticoagulante oral que atua sobre o fator Xa é denominado
A complicação observada no início da terapia anticoagulante oral (cumarínicos) em portadores de deficiência do sistema de proteína C e S é a
A tríade clássica de Virchow para embolia pulmonar compõe-se por
O exame mais indicado na investigação inicial de uma suspeita de isquemia cerebral extracraniana é
A doença vascular caracterizada por vasculite multissistêmica crônica, de etiologia desconhecida, que afeta pele, mucosas — aftas e úlceras genitais —, articulações e, ocasionalmente, outros órgãos é a
Com relação a vírus, worms e pragas virtuais, assinale a opção correta.
Acerca de noções dos sistemas operacionais Linux e Windows, assinale a opção correta.
A doença fibrodisplásica é uma doença não aterosclerótica, não infamatória, segmentar e de causa desconhecida que acomete artérias de médio e, mais raramente, de pequeno calibre. Considerando a classificação histopatológica, o tipo mais frequente de lesão é:
Durante seu plantão noturno, às 2 horas da manhã, dá entrada um paciente de 70 anos com quadro de dor súbita em membro inferior esquerdo. O pulso femoral é 2+/2+, mas o poplíteo e os distais são ausentes. Quando você vai conversar com a família sobre o diagnóstico, na parte que você costuma explicar sobre a classificação de Rutherford para oclusão arterial aguda, não se classificaria adequadamente como IIa o seguinte critério:
Uma paciente de 40 anos vem em seu consultório com relato de úlcera perimaleolar medial em perna esquerda há 2 anos. Há relato de trombose venosa profunda neste membro há 7 anos. Você decidiu pelo uso da bota de Unna. Ao explicar para o paciente, como você sempre faz, sobre sua composição clássica, pode-se incluir, exceto:
Um paciente de 4 anos vem encaminhado do pediatra por quadro de edema assimétrico em membro inferior esquerdo de aparecimento há 1 ano, progressivo. Ao explicar sobre a doença para a mãe aflita, você sugere que, pensando na faixa etária, pode se tratar de um linfedema:
Uma paciente de 40 anos deu entrada no Pronto Socorro em que você está de plantão, com quadro de trombose venosa profunda. Foi internado e iniciada anticoagulação com heparina não-fracionada. No quinto dia de uso, foi observado em exame de controle queda da contagem de plaquetas de mais de 50% do inicial. Sobre esta condição, não se pode afirmar:
Uma mulher de 20 anos, sem comorbidades, vem em seu consultório, encaminhada pelo ginecologista, com relato de intenção de uso de anticoncepcional oral. Durante sua explanação habitual neste tema, você inicia o tópico trombofilias. É importante informar à paciente que a principal anormalidade genética envolvida na etiologia das trombofilias é chamada de:
Assinale a alternativa correta. Um paciente de 60 anos vem em seu consultório com queixa de edema em membros inferiores de longa data. Após uma anamnese meticulosa, durante o exame físico, você observa dificuldade de preensão da pele da base do segundo artelho do membro inferior direito, o que lhe faz em marcar como positivo o:
A síndrome de Claude Bernard-Horner é caracterizada por ptose palpebral, enoftalmia, miose e anidrose facial.
É uma complicação comum na simpatectomia cervical que aparece mais comumente quando se lesa, principalmente,
As veias perfurantes comunicam o sistema venoso superficial ao sistema venoso profundo.
A esse respeito, relacione as veias perfurantes às comunicações superficial e profunda.
I. Perfurantes de Cockett
II. Perfurantes de Boyd
III. Perfurantes de Dodd
IV. Perfurantes de Hunter
( ) Veia safena interna com a veia poplítea distal
( ) Veia safena interna com as veias femoral e poplítea proximal
( ) Veia de Leonardo com as duas veias tibiais posteriores
( ) Veia safena interna com as veias femoral e poplítea proximal
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
As causas básicas da Trombose Venosa Profunda foram descritas por Rudolf Ludwig Karl Virchow, anátomo-patologista alemão, tendo ficado conhecidas como a Tríade de Virchow.
Assinale a opção que corresponde à Tríade de Virchow.
Leia o caso clínico a seguir para responder às questões 29 e 30.
Paciente do sexo masculino, 76 anos de idade, é hipertenso, tabagista inveterado, refere dor em panturrilha esquerda ao caminhar cerca de um quarteirão (150 metros), que melhora com a cessação do exercício. Ao retomar a caminhada, apresenta novamente o mesmo sintoma.
São indicações para o tratamento cirúrgico de varizes, exceto: