Questões de Concurso Comentadas para recepcionista

Foram encontradas 3.062 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3238133 Engenharia de Telecomunicações
A central telefônica que opera de forma automatizada na gestão de chamadas internas entre os diferentes ramais da organização e que oferece versões integradas com as mais avançadas tecnologias é denominada
Alternativas
Q3238123 Relações Humanas
A seguir são apresentadas algumas proposições referentes às relações no ambiente de trabalho entre colaboradores e gestores. Assinale a alternativa que apresenta uma contribuição para uma relação produtiva e harmoniosa.
Alternativas
Q3238122 Secretariado
A utilização da agenda física ou digital, para gerenciar as atividades diárias no ambiente profissional, gera alguns benefícios. Das alternativas apresentadas, assinale a que está em DESACORDO com essa afirmativa. 
Alternativas
Q3238121 Secretariado
A organização do local de trabalho contribui para o desempenho das atividades diárias realizadas pelos profissionais. Considerando essa afirmativa, é fundamental que o profissional recepcionista
Alternativas
Q3238114 Secretariado
As rotinas administrativas podem variar conforme o porte e a área de atuação de cada organização privada ou pública, porém elas têm um objetivo comum que é
Alternativas
Q3223031 Ciência Política
     Tão somente aquele que se coloca pura e simplesmente a serviço de sua causa possui “personalidade”, no mundo das ciências. E não é apenas nesse campo que isso acontece. Não se conhece artista notável que haja feito outra coisa que não o colocar-se a serviço da causa da arte e somente dela.
WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Martin Claret, 2004.

De acordo com Weber (2004), o exercício conjunto da ciência e da política por um indivíduo acarreta
Alternativas
Q3222627 Engenharia Ambiental e Sanitária
O descarte incorreto de resíduos traz inúmeros riscos à saúde. Sabendo−se que mudanças sociais começam a partir de pequenas atitudes, assinalar a alternativa que retrata a maneira segura e CORRETA de separação de resíduos.
Alternativas
Q3222619 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015

Em relação aos deveres do Estado para a garantia do acesso à educação de pessoas com deficiência, de acordo com a Lei nº 13.146/2015 − Estatuto da Pessoa com Deficiência, compete ao poder público:


I. A adoção de medidas coletivas em ambientes que minimizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência.


II. A oferta de educação bilíngue em Libras como primeira língua, e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua.


III. A participação dos estudantes com deficiência e de suas famílias nas diversas instâncias de atuação da comunidade escolar.



Está CORRETO o que se afirma:

Alternativas
Q3222553 Português
     Uma de nossas descobertas mais surpreendentes foi que os jogos podem realmente melhorar um dos principais componentes da inteligência: a memória de trabalho, nossa capacidade de manter temporariamente as informações ativas para uso em diferentes atividades cognitivas, como compreensão ou pensamento. As pessoas que jogam no computador obtiveram melhores resultados em testes do que aquelas que treinam mentalmente, indicando que esses jogos podem ser um hobby mais valioso para aqueles que desejam melhorar suas habilidades cognitivas. [...] “Os resultados mais confiáveis falam especialmente dos videogames de ação, aqueles que envolvem navegar em diferentes ambientes, encontrar alvos visuais e tomar decisões rápidas. Mas até mesmo jogos de quebra-cabeças espaciais, como o Tetris, são benéficos”, afirma a especialista. “No entanto, precisamos fazer mais pesquisas para saber, por exemplo, qual é o número ideal de horas de jogo, porque às vezes o hobby afeta as horas de sono e exercício e deixa de ser um benefício”.
 MOSLEY, Michael; FRY, Hannah. Games melhoram a memória [...]. BBC, 23 maio 2020. Disponível em: https://www.bbc.com. Acesso em: 15 fev. 2025.

Em “No entanto, precisamos fazer mais pesquisas para saber, por exemplo, qual é o número ideal de horas de jogo...”, os elementos destacados se configuram como conectivos que introduzem efeitos de, respectivamente,
Alternativas
Q3222551 Português
Texto para a questão.

Mulheres negras em profissões elitizadas causam mudanças
e geram “fissuras” na estrutura racial brasileira

    Numa sociedade marcada pela desigualdade racial, como a brasileira, mulheres negras que chegam ao topo de suas profissões, principalmente as consideradas elitizadas, causam impactos nas estruturas de trabalho e abrem caminhos para mais pessoas pretas, entre outras consequências.
     “Um desses impactos é o que denomino em meu estudo como as ‘práticas de fissura’”, explica a pesquisadora Adriana Sousa. […] A pesquisa de Adriana, concluída no ano de 2022, recebeu no ano seguinte (2023) o Prêmio Tese Destaque USP, na área de Inclusão Social e Cultural. Para realizar seu estudo, Adriana entrevistou 11 mulheres atuantes em “profissões elitizadas” nas áreas de Direito, Medicina e Engenharia. “De início eram cerca de 30 mulheres, mas ao final do trabalho entrevistei três do Direito, quatro da Medicina e outras quatro da Engenharia”, explica Adriana Sousa, que prefere tratar suas entrevistadas como “interlocutoras”. Adriana considera que seu tema de pesquisa seja inédito, visto que não há dados e existe pouca literatura que permita avaliar questões de raça com relação à trajetória de mulheres negras inseridas em áreas de prestígio do mercado de trabalho.

     QUINTO, Antonio Carlos. Mulheres negras em profissões elitizadas causam mudanças e geram “fissuras” na estrutura racial brasileira. Jornal da USP, 4 mar. 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/. Acesso em: 10 fev. 2025. (adaptado)
As palavras práticas, concluída, três, trajetória são acentuadas por serem, respectivamente,
Alternativas
Q3222531 Conhecimentos Gerais

No Brasil, o modal rodoviário é o predominante, sendo responsável por 75% do transporte de cargas e mercadorias. São vantagens desse modelo de transporte:


I. Facilidade para contratar e organizar o transporte.


II. Alcance a lugares inacessíveis por outros meios de transporte.


III. Flexibilidade em organizar a rota.



Está CORRETO o que se afirma:

Alternativas
Q3222529 Conhecimentos Gerais
O povo curdo, com cerca de 30 milhões de pessoas, habita principalmente a região montanhosa do Curdistão, que se estende por partes da Turquia, do Iraque, do Irã e da Síria. Apesar de sua longa história e sua rica cultura, os curdos nunca tiveram um Estado próprio reconhecido internacionalmente, o que tem gerado conflitos e busca por autonomia. Diante disso, o povo curdo é considerado:
Alternativas
Q3222519 Português

Considerando−se a classificação dos pronomes, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.



(1) Pronome pessoal.


(2) Pronome possessivo.


(3) Pronome demonstrativo.



( ) A sua bolsa ficou na escola.


( ) Essa camisa é muito linda.


( ) Eu gosto muito da Ana. 

Alternativas
Q3222515 Português

Assinalar a alternativa que apresenta a sequência correta dos períodos, de forma a construir um texto coeso e coerente.


(1)  Afinal, é importante que encontremos um equilíbrio, utilizando a tecnologia de maneira que beneficie a sociedade sem comprometer os valores humanos essenciais.


(2) A tecnologia tem mudado radicalmente a forma como vivemos, trazendo praticidade para diversas áreas do cotidiano.


(3) Porém, o uso excessivo de dispositivos e rede sociais têm gerado preocupações sobre o distanciamento social e a dependência digital. 

Alternativas
Q3222514 Português

DEFINITIVO


    Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram. Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido juntos e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

    

    Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar. Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender. Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.


    Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.


    Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: Se iludindo menos e vivendo mais!


    A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando−se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional...


Fonte: Martha Medeiros(adaptado).

Segundo o texto, no 1º parágrafo, na frase “Sofremos por quê?”, caso invertêssemos a ordem, como ficaria o uso do “por quê”?
Alternativas
Q3222513 Português

DEFINITIVO


    Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram. Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido juntos e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

    

    Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar. Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender. Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.


    Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.


    Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: Se iludindo menos e vivendo mais!


    A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando−se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional...


Fonte: Martha Medeiros(adaptado).

Ao longo de todo o texto, a autora se utiliza de mecanismos de coesão, por meio de conectivos, para ser eficaz na transmissão da mensagem. O conectivo “mas” é usado diversas vezes e tem o sentido de:
Alternativas
Q3222511 Português

DEFINITIVO


    Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram. Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido juntos e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

    

    Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar. Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender. Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.


    Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.


    Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: Se iludindo menos e vivendo mais!


    A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando−se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional...


Fonte: Martha Medeiros(adaptado).

De acordo com o texto, sofrimento é: 
Alternativas
Q3222338 Saúde Pública
Uma recepcionista recebe um paciente que desconhece seu número de prontuário e não possui documento de identificação no momento. Para garantir a correta identificação e evitar registros duplicados, a conduta mais adequada é:
Alternativas
Q3222337 Saúde Pública
Durante uma ligação telefônica, um paciente solicita informações sobre o funcionamento do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em sua unidade de referência. A melhor resposta da recepcionista para garantir um atendimento eficiente e esclarecedor é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: E
5: C
6: A
7: A
8: C
9: B
10: C
11: D
12: B
13: C
14: A
15: C
16: D
17: C
18: A
19: A
20: D