Questões de Concurso
Comentadas para professor - gastronomia
Foram encontradas 68 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
“De hoje em diante, que fique combinado que não haverá mais ‘índio’ no Brasil. Fica acertado que os chamaremos indígenas, que é a mesma coisa que nativo, original de um lugar. Certo? Bem, calma lá. Alguém me soprou uma questão: mais índio e indígena não é a mesma coisa? Pois é. Não, não é. Digam o que disserem, mas ser um indígena é pertencer a um povo específico, Munduruku, por exemplo. Ser ‘índio’ é pertencer a quê? É trazer consigo todos os adjetivos não apreciados em qualquer ser humano. Ela é uma palavra preconceituosa, racista, colonialista, etnocêntrica, eurocêntrica. Acho melhor não a usarmos mais, não é?”
Fonte: Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019, p. 16.
“Ao mesmo tempo, a linguagem como produtora de conhecimento, ao não apresentar de maneira sistemática e elaborada elementos da história e da cultura africanas e afro-brasileiras, elimina não só a possibilidade de as crianças conhecerem tal história e cultura, como também leva à idéia de que não possuem importância, portanto sua ausência se torna normal, natural, a ponto de nem ser denunciada e desejada. Esse fato configura um círculo vicioso de silêncio e silenciamento, que dificulta a reflexão das crianças sobre as relações raciais no cotidiano escolar e, ao mesmo tempo, sobre o próprio pertencimento racial. Por extensão, que essas crianças reflitam e ajam sobre as discriminações experienciadas e percebidas no dia a dia.”
Fonte: Cavalleiro, E. Discriminação racial e pluralismo em escolas públicas da cidade de São Paulo. In: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC-SECAD), 2005. p. 99.
A partir dos excertos apresentados, um caminho eficaz que a escola deve assumir, considerando que o espaço escolar deve romper com práticas racistas e discriminatórias e promover uma educação que reconheça e promova a diversidade étnico-racial, é
O sommelier e o chef de cozinha do Bistrô Uai, em uma reunião discutiam um menu promocional harmonizado com vinhos para poder divulgar o empreendimento. Para tal o cardápio eleito foi:
Entrada: Mix de Folhas (agrião, rúcula, alface americana, radicchio, tomate cereja, crisps de presunto bacon com molho vinagrete).
Prato Principal: Costela Suína Assada ao molho de laranja e batatas assadas. Sobremesa: Sorvete de Queijo com calda de goiabada.
Neste caso o sommelier sugeriu os seguintes vinhos. Assinale a alternativa correta:
A gastronomia brasileira é muito rica e rústica com diversas influências étnicas, a 3ª maior região do Brasil o Nordeste, possuem diversos pratos típicos e aromáticos EXCETO a:
Uma forma de aproveitar integralmente legumes e frutas é realizar preparos com materiais que normalmente seriam descartados, como cascas, talos ou sementes.
Uma técnica utilizada na prevenção de perdas de uma unidade alimentar é a chamada “primeiro a vencer, primeiro a sair” (PVPS), o que significa que alimentos que estão mais próximos do vencimento têm prioridade de utilização.
Utilização de alimentos orgânicos e preservação da biodiversidade de ingredientes são exemplos de ações constantes em restaurantes sustentáveis.
O nam pla, muito utilizado na cozinha tailandesa, consiste em um molho de peixe fermentado.
Um dos pratos típicos da cozinha francesa é o consommé, que consiste em uma sopa clarificada.
A mandioca é uma matéria-prima muito utilizada na culinária brasileira, e alguns exemplos de seus subprodutos são o sagu, a farinha de puba, a tapioca e o tucupi.
Conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (2022), o curso técnico em gastronomia está inserido no eixo da produção alimentícia.
A educação profissional técnica de nível médio de forma integrada ao ensino médio permite que o estudante busque a habilitação profissional técnica de ensino médio ao mesmo tempo em que conclui a última etapa da Educação Básica.
A educação profissional técnica de nível médio não se volta a estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio.
O bechamel é um molho básico composto por leite e roux branco, podendo ser aromatizado com cebola piquée.
O ultracongelador é um aparelho utilizado em cozinhas para realizar congelamentos de forma rápida, o que implica cristais de gelo de menor tamanho, minimizando a alteração de estrutura do alimento, em comparação ao congelamento em freezer.
O mirepoix clássico é uma mistura de vegetais utilizados para dar sabor a fundos e molhos, e os ingredientes que o compõem são cebola, cenoura e salsão.
Na panificação, a água é utilizada para hidratar a farinha, auxiliar na formação do glúten e permitir a gelatinização do amido.
A lei de pureza alemã, um dos mais antigos decretos alimentares da Europa, estabeleceu, em sua primeira versão, que a cerveja da Alemanha deveria ser produzida exclusivamente com água, malte de cevada e lúpulo.
Devido à falta de conhecimento acerca de biologia na Idade Média, a fermentação era desconhecida nessa época; foi apenas com a criação do sistema de refrigeração, na Revolução Industrial, que os processos fermentativos começaram a ter reconhecimento universal.
Devido a sua característica objetiva, os procedimentos operacionais padrão (POP), conforme a NBR 15635, devem conter, no mínimo, instruções sequenciais das operações, especificando o nome, o cargo e(ou) a função dos responsáveis pelas atividades.
Usar luvas no momento da manipulação de alimentos exime o manipulador da obrigação de lavar as mãos antes de iniciar a manipulação.