Questões de Concurso
Comentadas para economista
Foram encontradas 6.804 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Quando a taxa Selic sobe, as taxas de juros reais também tendem a subir. A elevação da taxa real de juros, por sua vez, pode levar à diminuição de investimentos pelas empresas e à diminuição de consumo por parte das famílias.
II. Quando a taxa de juros sobe, a moeda doméstica tende a se desvalorizar (o dólar fica mais caro frente ao Real), aumentando o nível de preços dos bens comercializáveis internacionalmente quando expressos em moeda nacional.
III. Um aumento nas taxas de juros, ao desestimular a atividade econômica e o lucro das empresas, tende a diminuir o preço das ações. Essa redução do valor da riqueza financeira das famílias e empresas pode desestimular o consumo e os planos de investimento.
IV. Ao aumentar a taxa de juros, o banco central estimula que as taxas cobradas por empréstimos bancários também subam, diminuindo o volume de empréstimos a pessoas e empresas, desestimulando o consumo e o investimento.
V. Ao alterar a taxa de juros, a ação do banco central pode mudar as expectativas quanto à evolução da economia. Por exemplo, ao elevar a Selic para conter pressões inflacionárias, o banco central sinaliza um nível de atividade mais elevado não apenas no presente, mas também para o futuro.
Está CORRETO o que se afirma em:
Em sua 265º reunião, nos dias 17 e 18 de setembro de 2024, do comitê de política monetária - copom, houve a avaliação de que “o cenário, marcado por resiliência na atividade, pressões no mercado de trabalho, hiato do produto positivo, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas, demanda uma politica monetária mais contracionista” Neste sentido, marque abaixo a opção CORRETA dos instrumentos de política monetária contracionista que o Banco Central do Brasil dispõe:
I. Não são nem excludentes e nem rivais - Bens públicos.
II. São tanto excludentes quanto rivais - Monopólios naturais.
III. São rivais, mas não excludentes - Recursos comuns.
IV. São excludentes, mas não rival - Bens privados.
Está CORRETO o que se afirma em:
I. Concorrência perfeita - Possui várias pequenas empresas, têm produtos homogêneos, não há barreiras à entrada, sem poder de mercado e possui alta eficiência.
II. Monopólio - Possui apenas uma empresa, tem produto único, com altas barreiras à entrada, alto poder de mercado e possui baixa eficiência.
III. Oligopólio - possui poucos números de empresas, tem produto homogêneo ou diferenciado. Altas barreiras à entrada com alto poder de mercado e média eficiência.
IV. Concorrência Monopolística - Possui poucas empresas, tem produto diferenciado com baixas barreiras à entrada. Tem um alto poder de mercado e média eficiência.
Está CORRETO o que se afirma em: