Questões de Concurso
Comentadas para analista pedagógico - sociologia
Foram encontradas 34 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Acerca do pensamento de Karl Marx e de suas análises do sistema econômico capitalista, assinale a opção correta.
Naquele que é talvez o mais importante e conhecido trabalho de Max Weber, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, esse autor analisa a importância do pensamento protestante na formação do comportamento típico do capitalismo do ocidente moderno. A respeito das descobertas de Weber quanto à ética protestante e ao espírito do capitalismo, assinale a opção correta.
Ainda acerca do conceito e papel da cultura, assinale a opção correta.
Acerca do conceito e significado da expressão classe social, assinale a opção correta.
Em sua abordagem sociológica, J. Charon analisou a relação entre cultura e relações simbólicas. Acerca dessa análise, assinale a opção correta.
Ainda em sua obra Estado e Teoria Política, Carnoy discute o surgimento do novo autoritarismo na America Latina. Acerca dessa discussão, assinale a opção correta.
Martin Carnoy, em sua obra Estado e Teoria Política, discute o papel do Estado nas atuais sociedades capitalistas. Acerca desse papel, assinale a opção correta.
Ainda acerca das formas de organização social, assinale a opção correta.
Acerca das formas de organização social, assinale a opção correta.
De acordo com o pensamento de Durkheim sobre o suicídio, assinale a opção correta.
Acerca do papel inicial da sociologia, assinale a opção correta.
Acerca dos mecanismos da Revolução Industrial, julgue os itens a seguir.
I A revolução técnica que surgiu entre 1750 e 1850 foi apenas um movimento no interior de um processo de longa evolução que conduziu à tomada do poder pela burguesia.
II As políticas de laissez-faire e laissez-passer foram instrumentos de hegemonia burguesa, na medida em que propunham a liberalização do comércio e da produção.
III Mais que a luta pela liberdade, a Revolução Industrial trouxe em seu âmago o interesse burguês de exercer sua hegemonia por meio da exploração e da concentração do capital.
Assinale a opção correta.
Considerando o contexto histórico do surgimento da sociologia, assinale a opção correta.
Para Barbara Freitag, os sociólogos franceses Passeron e Bourdieu divergem fundamentalmente da abordagem de Durkheim, Dewey e outros. Acerca da concepção de educação de Bourdieu e Passeron, assinale a opção correta.
Entre os autores discutidos por Barbara Freitag, está o norteamericano John Dewey, que exige que não se separe a educação da vida. Segundo Dewey, "educação não é preparação, nem conformidade. Educação é vida, é viver, é desenvolver-se, é crescer." Acerca da concepção de Dewey sobre a escola e a educação, assinale a opção correta.
Acerca do conceito durkheimiano de educação e de suas implicações sociais, assinale a opção correta.
Ao construir o quadro teórico de sua obra Escola, Estado e Sociedade, Barbara Freitag afirma existir concordância entre quase todos os autores no que diz respeito aos pontos fundamentais do conceito de educação. Acerca dos pontos de concordância arrolados por essa autora, julgue os itens que se seguem.
I A educação sempre expressa uma doutrina pedagógica, que, implícita ou explicitamente, se baseia em uma filosofia de vida, concepção de homem e sociedade.
II A educação é um processo de desenvolvimento de aptidões, de atitudes e de outras formas de conduta exigidas pela sociedade, um processo globalizado que visa à formação integral da pessoa, para o atendimento às necessidades e às aspirações de natureza pessoal e social.
III Em uma realidade educacional concreta, o processo educacional se dá por meio de instituições específicas — família, igreja, escola, comunidade — que se tornam portavozes de determinada doutrina pedagógica.
Assinale a opção correta.
O fato social é, para Durkheim, o elemento mais importante da sociologia, o seu objeto de estudo, por assim dizer. A partir do conceito de fato social, julgue os itens seguintes.
I Os critérios básicos para a definição do fato social incluem a exterioridade, a coercitividade e a independência das manifestações individuais.
II A educação é um fato social que se impõe coercitivamente aos indivíduos, integrando-os e solidarizando-os com a sociedade em que vivem.
III Os fatos sociais devem ser tratados como coisas, e sua natureza pode ser modificada pela vontade do pesquisador.
Assinale a opção correta.
O principal objetivo da tecnologia é aumentar a eficiência da atividade humana em todas as esferas, incluindo a produção. Na tríade ciência-tecnologia-sociedade, a educação tem lugar de destaque pelo que ela produz, desenvolve e principalmente pelo que ela pode construir. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Educar o ser humano diante de sua crescente interação com a máquina implica encarar a tecnologia como um meio e não como um fim a ser alcançado. Acerca dessa temática, assinale a opção correta.