Questões de Concurso
Comentadas para técnico em gestão - informática
Foram encontradas 119 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Assinale a alternativa que preenche as lacunas de maneira correta sobre a NBR 16.886/2020 que trata sobre a amostragem de concreto fresco: "Os ensaios de abatimento e de teor de ar incorporado devem ser iniciados no máximo _______ após a obtenção da porção final da amostra. A moldagem de corpos de prova para os ensaios de resistência deve ser iniciada no máximo _______ após a obtenção da amostra, exceto no caso de moldagem remota."
Assinale a alternativa que contém o valor da reação no apoio da direita de uma viga de concreto armado nas seguintes condições:
Viga bi-apoiada isostática com 8,0 m de comprimento, sendo que em ambas as extremidades, há balanço com 1,0 m de comprimento. A viga está carregada com carga distribuída de 3,0 tf/m em toda sua extensão, mais duas cargas concentradas, sendo a primeira de 1,6 tf a 1,0 m a direita do apoio da esquerda e a segunda carga concentrada de 2,0 tf na extremidade direita.
Um bueiro de transposição de talvegue, a ser construído em uma rodovia, receberá águas de uma bacia de com área de contribuição de 1,5 km² • 20% da área dessa bacia é bastante impermeabilizada, tendo coeficiente de escoamento superficial = 0,90 e 80% da área dessa bacia tem vegetação natural sendo, portanto, bastante permeável e com coeficiente de escoamento superficial = 0, 15. Sabendo que a intensidade da chuva de projeto é de 180 mm/h, assinale a alternativa que contém a vazão de contribuição para esse bueiro de transposição de talvegue, utilizando o método racional para o cálculo da vazão de contribuição.
Avalie as afirmativas seguintes sobre execução de alvenaria sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos e assinale a alternativa correta.
I- As vergas e contra-vergas devem exceder a largura do vão de pelo menos 30 cm de cada lado e devem altura mínima de 20 cm.
II- Juntas a prumo é um sistema de assentamento dos componentes de alvenaria no qual as juntas verticais são contínuas.
III- Para obras com mais de um pavimento, o travamento da alvenaria, respeitado o prazo de 7 dias, só deve ser executado depois que as alvenarias do pavimento imediatamente acima tenham sido levantadas até igual altura.
De acordo com a norma NBR 16636-2 - Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos (parte 2 - projeto arquitetônico), o projeto arquitetônico é realizado em 2 fases: (i) fase de preparação e (ii) fase de elaboração e desenvolvimento de projetos técnicos, as quais, por sua vez, são divididas em várias etapas. Assinale a alternativa que não contém uma etapa da (i) fase de preparação.
As caixas dos elevadores convencionais, ou seja, os elevadores internos à edificação e não panorâmicos, deverão ser totalmente fechadas com paredes não vazadas, sendo permitidos somente alguns tipos de abertura. Nas afirmativas a seguir, constam possíveis tipos de abertura para a caixa dos elevadores. Tendo por base essas afirmativas, assinale a alternativa correta.
I- Vão para saída de gases e fumaça;
II- Portas de inspeção e emergência;
III- Vão para ventilação.
Assinale a alternativa que contém a condição de apoio para barras bi-apoiadas, que leva ao menor coeficiente de flambagem por flexão para barras metálicas isoladas.
Em mecânica dos solos, a razão entre o volume de vazios de um solo e volume total desse solo (volume dos grãos sólidos + volume da água + volume de vazios) é a definição de:
O setor de orçamentos de uma construtora está atualizando suas planilhas de composição de custos unitários de serviços e, para isso, está acompanhando a produtividade dos seus equipamentos em obras anteriores. Considerando que em um serviço de escavação para a execução de uma garagem no subsolo foram realizadas 250 viagens de caminhões caçamba com capacidade de 12 m³ para transportar o material escavado, que o empolamento do material escavado era de 25% e que a escavadeira trabalhou durante 32 horas para escavar o material, assinale a alternativa que contém a produtividade da escavadeira, expresso em m3 de corte por hora (m3c/h).
"A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.". (Art. 196 da Constituição da República Federativa do Brasil). A respeito das normas constitucionais que tratam da saúde, responda as questões 29 e 30 a seguir:
Analise as afirmativas seguintes sobre as normas constitucionais relacionadas à saúde e marque a alternativa correta:
I- Compete ao sistema único de saúde, além de outras atribuições, nos termos da lei, executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.
II- A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.
III-A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
A Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS - SUS/2001 determina que a garantia de acesso aos procedimentos de alta complexidade é de responsabilidade solidária entre o Ministério da Saúde e as Secretarias de Estado da Saúde e do Distrito Federal. O gestor estadual é responsável pela gestão da política de alta complexidade/custo no âmbito do estado, mantendo vinculação com a política nacional, sendo consideradas intransferíveis as funções de definição de prioridades assistenciais e programação da alta complexidade, incluindo, exceto:
Sobre a política de recursos humanos na área da saúde estabelecida pela Lei Federal n.º 8.080/90, e alterações, se houve, apenas não se pode afirmar:
Qual função do LibreOffice Calc deve ser usada para viabilizar a realização de cálculos genéricos com base em uma condição ou conjunto de condições?
Para adicionar um novo usuário ao Windows 10, qual é a sequência correta de ações que deve ser realizada, partindo-se do pressuposto que o Administrador está na área de trabalho, sem nenhuma janela aberta?
A computação em nuvem é uma abordagem para a entrega de serviços de tecnologia da informação, como armazenamento, processamento e gerenciamento de dados, pela internet. Ela oferece uma série de benefícios em relação à infraestrutura de TI tradicional. São vantagens da computação em nuvem em relação a soluções on-premíse:
I- custos mais baixos;
II- maior flexibilidade para se adaptar a mudanças de demandas;
III- maior disponibilidade;
IV- maior autonomia e controle sobre seus recursos.
Marque a alternativa correta.
Uma boa prática para melhor organizar e gerenciar arquivos no Windows 10 é ser capaz de optar por visualizar ou não as extensões de nomes de arquivos. Como é possível habilitar a visualização de extensões na configuração do Explorador de Arquivos?
Uma empresa deseja realizar a compra de equipamentos de redes para estabelecimento de sua lntranet. Assim, será necessário decidir quantos roteadores e quantos switches serão necessários. Neste contexto, qual é a diferença entre um roteador e um switch em uma rede de computadores, considerando o funcionamento padrão de switches nível 2 e desconsiderando configurações avançadas de nível 3 de switches gerenciáveis?
Leia o período seguinte: "Quem aprende com seus próprios erros é inteligente, mas aquele que aprende com erros dos outros é sábio."
Não se pode afirmar sobre o período:
Leia o texto e responda o que se pede no comando das questões.
O que somos e o que aparentamos ser
No roteiro educativo dos residentes da Clínica Mayo, a sessão aguardada com mais ansiedade por todos, e com sofrimento visceral pelos envolvidos era a chamada Morte Revisitada. Quinzenalmente, quatro mortes recentes eram analisadas em busca de aprendizagem e de erros que pudessem ser convertidos em lições para que - tomara fosse possível - não se repetissem.
Aquela catarse era precedida por trocas de confidências, apoio velado, revisões conjuntas e insônia, muita insônia, porque sem dúvida um dos exercícios mais massacrantes da atividade médica é a retrospecção dos maus casos.
Quando temos isenção ao revisar o que aconteceu na trajetória do fracasso é inevitável descobrir que invariavelmente ocorrem momentos em que alguma coisa não foi bem entendida ou adequadamente valorizada e que, se tivesse sido, o desfecho poderia ser diferente.
Como sempre aprendemos com os nossos erros, nada mais didático do que esquadrinhá-los em busca de aprendizado para o futuro. Mas como dói!
E porque dói a maioria dos médicos e hospitais mesmo os universitários, fogem dessa prática. Mas cômodo é atribuir o insucesso à natureza, que além de grande e generosa não tem como se defender. A atividade médica, ancorada numa ciência imprecisa sem a inflexibilidade dos modelos matemáticos, usa os meios conhecidos de decisão baseados em evidências, e depende de fatores impalpáveis como atenção bom senso, juízo crítico e experiência. E, se não bastasse pode ser influenciada por elementos ainda mais fragilizantes como depressão, ansiedade, mau humor e cansaço.
Se o dia a dia dessa atividade, tão fascinante e exigente porque lida com nosso bem mais valioso, está exposto a uma margem de erro tão perturbadora, o mínimo que se espera de um médico responsável é a consciência da sua limitação. Não pode ser coincidência que os melhores médicos sejam pessoas humildes, serenas e bem resolvidas. Não há espaço para exibicionismo e arrogância na trilha pantanosa da incerteza e do imprevisto. Em 40 anos de atividade médica intensa, nunca encontrei um posudo que fosse, de verdade, um bom médico. O convívio diário com a falibilidade recicla atitudes, elimine encenações, modela comportamentos e enternece corações. Tenho reiterado isso aos mais jovens: evitem os pretensiosos, porque eles, na ânsia irrefreável de aparentar gastam toda a energia imprescindível para ser. E ficam assim, vazios.
Dr. J J Camargo (Depoimento do médico-cirurgião torácico do setor de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre).
O axioma que melhor resume o texto lido é:
Leia o texto e responda o que se pede no comando das questões.
O que somos e o que aparentamos ser
No roteiro educativo dos residentes da Clínica Mayo, a sessão aguardada com mais ansiedade por todos, e com sofrimento visceral pelos envolvidos era a chamada Morte Revisitada. Quinzenalmente, quatro mortes recentes eram analisadas em busca de aprendizagem e de erros que pudessem ser convertidos em lições para que - tomara fosse possível - não se repetissem.
Aquela catarse era precedida por trocas de confidências, apoio velado, revisões conjuntas e insônia, muita insônia, porque sem dúvida um dos exercícios mais massacrantes da atividade médica é a retrospecção dos maus casos.
Quando temos isenção ao revisar o que aconteceu na trajetória do fracasso é inevitável descobrir que invariavelmente ocorrem momentos em que alguma coisa não foi bem entendida ou adequadamente valorizada e que, se tivesse sido, o desfecho poderia ser diferente.
Como sempre aprendemos com os nossos erros, nada mais didático do que esquadrinhá-los em busca de aprendizado para o futuro. Mas como dói!
E porque dói a maioria dos médicos e hospitais mesmo os universitários, fogem dessa prática. Mas cômodo é atribuir o insucesso à natureza, que além de grande e generosa não tem como se defender. A atividade médica, ancorada numa ciência imprecisa sem a inflexibilidade dos modelos matemáticos, usa os meios conhecidos de decisão baseados em evidências, e depende de fatores impalpáveis como atenção bom senso, juízo crítico e experiência. E, se não bastasse pode ser influenciada por elementos ainda mais fragilizantes como depressão, ansiedade, mau humor e cansaço.
Se o dia a dia dessa atividade, tão fascinante e exigente porque lida com nosso bem mais valioso, está exposto a uma margem de erro tão perturbadora, o mínimo que se espera de um médico responsável é a consciência da sua limitação. Não pode ser coincidência que os melhores médicos sejam pessoas humildes, serenas e bem resolvidas. Não há espaço para exibicionismo e arrogância na trilha pantanosa da incerteza e do imprevisto. Em 40 anos de atividade médica intensa, nunca encontrei um posudo que fosse, de verdade, um bom médico. O convívio diário com a falibilidade recicla atitudes, elimine encenações, modela comportamentos e enternece corações. Tenho reiterado isso aos mais jovens: evitem os pretensiosos, porque eles, na ânsia irrefreável de aparentar gastam toda a energia imprescindível para ser. E ficam assim, vazios.
Dr. J J Camargo (Depoimento do médico-cirurgião torácico do setor de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre).
No parágrafo 1, "(...) - tomara fosse possível - (...)", o emprego dos travessões se deu: