Questões de Concurso
Comentadas para técnico de controle interno
Foram encontradas 349 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
( ) Só podem ser aprovadas caso indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesa, excluídas as que incidam sobre dotações para pessoal e seus encargos, serviço da dívida e transferências tributárias constitucionais para Estados, Municípios e Distrito Federal.
( ) Serão apresentadas na Comissão mista, que sobre elas emitirá parecer, e apreciadas, na forma regimental, pelo Plenário das duas Casas do Congresso Nacional.
( ) Só podem ser aprovadas caso sejam relacionadas com a correção de erros ou omissões ou com os dispositivos do texto do projeto de lei.
( ) Só podem ser aprovadas caso sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.
( ) As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 2% (dois por cento) da receita corrente líquida do exercício anterior ao do encaminhamento do projeto, observado que a metade desse percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta de respostas:
1 – Escolher uma cor de preenchimento 2 – Centralizar o conteúdo da célula. 3 – Ocultar as linhas selecionadas. 4 – Ocultar as colunas selecionadas.
A - Alt+H, A, C B - Alt+C, R C - Ctrl+9 D - Ctrl+0
1 – Duplicar os objetos selecionados 2 – Selecionar todos os objetos de um slide 3 – Excluir uma palavra à esquerda 4 – Excluir uma palavra à direita
A – Ctrl + Backspace B – Ctrl + Delete C – Ctrl + D D – Ctrl + T
I. As CPUs modernas utilizam componentes híbridos que combinam circuitos integrados com tecnologias baseadas em tubos de vácuo, sendo estas últimas necessárias para tarefas de processamento intensivo, embora aumentem o consumo de energia e a dissipação de calor.
II. A principal função da CPU é atuar como um dispositivo de armazenamento intermediário, mantendo dados temporários e permanentes para garantir o funcionamento contínuo do sistema.
III. A CPU busca instruções na memória, executa as tarefas necessárias e envia a saída de volta para a memória, funcionando como o cérebro de dispositivos de computação.
IV. A evolução da tecnologia de CPU, resultou em avanços significativos, como miniaturização extrema dos componentes, maior eficiência energética, velocidades de processamento drasticamente aumentadas e capacidade de integrar múltiplos núcleos em uma única unidade para executar operações paralelas.
I. Firewalls em nível de rede são insuficientes para impedir atividades mal-intencionadas internas, exigindo complementação por firewalls interno ou baseados em host.
II. Os firewalls oferecem proteção total contra malware, garantindo que nenhum código mal-intencionado entre na rede, independentemente das configurações ou vulnerabilidades.
III. Firewalls utilizam inteligência de rede para identificar intenções humanas por meio da análise de padrões de tráfego, bloqueando automaticamente conexões suspeitas, mesmo que sejam tecnicamente válidas.
IV. Os firewalls são eficazes em bloquear tráfego de entrada para prevenir ataques externos, mas não possuem funcionalidades para monitorar ou controlar o tráfego de saída de uma rede.
I. Firewalls de filtragem estática de pacotes, também conhecidos como firewalls de inspeção, operam na camada de rede do modelo OSI e não rastreiam conexões previamente estabelecidas.
II. Gateways de nível de circuito operam na camada de aplicação do modelo OSI e monitoram o conteúdo das mensagens transmitidas.
III. Firewalls de inspeção com estado, também conhecidos como firewalls de filtragem dinâmica de pacotes, monitoram conexões em andamento e lembram-se de conexões anteriores, oferecendo uma filtragem mais dinâmica.
IV. Firewalls de host ou firewalls de software, são implementados em dispositivos individuais e podem filtrar tráfego com base em protocolos de aplicativo, como HTTP, porém não são capazes de investigar o tráfego da Web.
TEXTO 4
“Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
Com que inocência demito-me de ser
eu que antes era e me sabia
tão diverso de outros, tão mim-mesmo,
ser pensante, sentinte e solidário
com outros seres diversos e conscientes
de sua humana, invencível condição”
(ANDRADE, Carlos Drummond. Eu etiqueta Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16-1-. 1982, Caderno B)
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os princípios orçamentários às suas definições.
Coluna 1
1. Anualidade ou Periodicidade.
2. Exclusividade.
3. Legalidade.
4. Orçamento Bruto.
5. Publicidade.
6. Unidade ou Totalidade.
7. Universalidade.
Coluna 2
( ) Previsto na Lei nº 4.320/1964, determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política.
( ) Estabelecido pela Lei nº 4.320/1964 e na Constituição Federal, determina que a Lei do Orçamento Anual (LOA) deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
( ) Estipulado pela Lei nº 4.320/1964, delimita o exercício financeiro orçamentário. Segundo o art. 34 da Lei referida, o exercício financeiro coincidirá com o ano civil, ou seja, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.
( ) A Constituição Federal estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei.
( ) Previsto pelo art. 6º da Lei nº 4.320/ 1964, obriga a registrarem-se receitas e despesas na LOA pelo valor total e bruto, vedadas quaisquer deduções.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O controle externo, que abrange controle da execução orçamentária, conforme a Lei nº 4.320/1964, tem por objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento. No caso do Município de Palmeira das Missões, esse controle externo é atribuição:
São créditos adicionais as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento, de acordo com a Lei nº 4.320/1964, a qual ainda prevê que:
A denominação que a Lei de Responsabilidade Fiscal dá para a empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária é: