Questões de Concurso
Comentadas para analista de pesquisa energética - meio ambiente - ecologia
Foram encontradas 35 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A ecologia e a biogeografia têm como desafios o estudo das condições ambientais e dos processos bióticos determinantes da abundância e da distribuição das espécies. A influência da área do hábitat na riqueza e na ocupação do espaço pelas espécies tem sido testada em muitas comunidades animais, com ênfase na teoria de biogeografia de ilhas.
Segundo a atual Teoria do Equilíbrio da Biogeografia de Ilhas, o(s) mecanismo(s) que influencia(m) a relação
Situações cada vez mais preocupantes são o aumento da ocorrência de florações de cianobactérias em mananciais de abastecimento de água e a capacidade de tais micro-organismos produzirem e liberarem toxinas para o meio líquido. Essas toxinas podem causar sérios problemas, como o que ocorreu em 1996 em uma clínica na cidade de Caruaru (PE), onde 123 pacientes renais crônicos, após terem sido submetidos a sessões de hemodiálise, passaram a apresentar um quadro clínico muito severo, resultando na morte de 54 pessoas.
As cianotoxinas são classificadas como
Nos ambientes lóticos, a água é corrente (como em rios, nascentes, ribeiras e riachos), enquanto, nos ambientes lênticos, a água é parada na maior parte do tempo (como em lagos, remansos e reservatórios).
É característica de um ambiente lótico
O nitrogênio é um dos elementos mais importantes no metabolismo de ecossistemas aquáticos, devido à sua participação na formação de proteínas e ácidos nucleicos (DNA e RNA), componentes básicos de todos os seres vivos.
O nitrogênio é um importante macronutriente que
No contexto de Ecologia de Comunidades e em várias aplicações da Biologia da Conservação e Gestão Ambiental, dois índices indicam variedade de espécies, podendo ou não incluir informações sobre a importância relativa de cada espécie. São eles: a riqueza de espécies (S) e o índice de diversidade de espécies de Shannon (H). Sobre esses índices, considere as afirmações a seguir.
I - A riqueza de espécies (S) e o índice de diversidade de espécies de Shannon (H) são insensíveis a variações nas abundâncias das espécies.
II - A riqueza de espécies (S) atribui os mesmos valores a espécies raras e a espécies abundantes.
III - O índice de diversidade de Shannon (H) é sensível à abundância das espécies raras.
É correto o que se afirma em
Empreendimentos hidrelétricos apresentam, frequentemente, problemas de sustentabilidade ambiental. Esse fato é comprovado a partir de critérios que identificam problemas físico-químico-biológicos, decorrentes da implantação e da operação de uma usina hidrelétrica, e da sua interação com as características ambientais do seu locus de construção.
A esse respeito, analise os problemas ambientais apresentados a seguir.
I - Alteração do regime hidrológico, comprometendo as atividades a jusante do reservatório.
II - Falta de saneamento básico, com esgoto correndo a céu aberto em locais de alta densidade demográfica.
III - Uso múltiplo das águas, em razão do caráter histórico de priorização da geração elétrica em detrimento dos outros possíveis usos, como irrigação, lazer, piscicultura, entre outros.
IV - Comprometimento da qualidade das águas devido ao caráter lêntico do reservatório, o que dificulta a decomposição dos rejeitos e efluentes.
São problemas ambientais decorrentes de usinas hidrelétricas os apresentados em
A capacidade das usinas hidrelétricas atualmente em operação (cerca de 70 mil MW) representa cerca de 30% do potencial hidrelétrico total no Brasil, estimado em mais de 260 mil MW.
Na expansão da capacidade hidrelétrica a ser instalada no Brasil, há, no entanto, problemas nas questões relacionadas
As Áreas de Influência de um aproveitamento hidrelétrico deverão ser delimitadas nos estudos ambientais que subsidiam a etapa de estudos de viabilidade do empreendimento.
A respeito da delimitação das Áreas de Influência de um aproveitamento hidrelétrico, considere as afirmações a seguir.
I - A delimitação da Área de Influência Direta circunscreve a Área de Influência Indireta e deverá contemplar os trechos a jusante e a montante do aproveitamento hidrelétrico.
II - A Área de Influência Indireta será limitada pelos divisores da bacia hidrográfi ca ou pelos limites municipais.
III - As Áreas de Influência deverão ser delimitadas para cada fator do ambiente natural e para os componentes culturais, econômicos, sociais e políticos.
IV - A Área de Influência Direta poderá estender-se além dos limites da área a ser definida como polígono de utilidade pública.
É correto APENAS o que se afirma em
A ictiofauna da caatinga tem sua diversidade impactada por processos naturais, como as alterações históricas do clima regional, com a intensificação da semiaridez e dos antrópicos decorrentes da ocupação humana na região.
Dentre as ações de conservação e recuperação ambiental que devem ser implementadas para garantir o restabelecimento e a perpetuação das populações de peixes, destaca-se como preferencial a
O termo bioma é muito utilizado como sinônimo de ecossistema. No entanto, um ecossistema implica inter-relações entre fatores bióticos e abióticos, enquanto bioma significa o meio físico (área), formado por um complexo de hábitats e comunidades, sem levar em conta as interações.
Nessa perspectiva, a opção que apresenta APENAS ecossistemas aquáticos é
Na fase de estudos preliminares do inventário hidrelétrico de bacias hidrográficas devem ser reunidas, entre outras informações, aquelas referentes aos ecossistemas terrestres das áreas dos aproveitamentos. Tais informações permitem uma análise conjunta dos parâmetros e aspectos aplicados em ecologia de paisagens.
A esse respeito, a forma média dos remanescentes florestais em uma determinada área ou paisagem é um parâmetro que permite avaliar o(a)
I - Intestino curto, de modo a acelerar a passagem do bolo alimentar.
II - Como fonte de proteínas, valem-se de micro-organismos provenientes da ingestão de algas ou plantas.
II - Possuem bocas grandes, com capacidade de protrusão, na maioria dos casos.
É(São) adaptação(ões) comum(ns) utilizada(s) pelos peixes tropicais de água doce herbívoros a(s) apresentada(s) em
As tilápias são criadas para alimentação humana e têm carne bastante apreciada, por ser leve e saborosa.
Classificação:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Cichlidae
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tilápia. Acessado em: 18 mar. 2010. (Adaptado)
Já o Tucunaré, do Tupi tucun (árvore) e aré (amigo), ou seja, amigo da árvore, Cichla sp., é uma espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, em especial do Brasil. As tilápias e o tucunaré têm em comum o táxon de menor nível hierárquico, que é o(a)
Disponível em: http://www.furnas.com.br/ meioambiente_monitoramentoictio.asp Acessado em: 18 mar. 2010. Adaptado.
Além de realizar manejo ambiental, uma empresa detentora de empreendimento hidrelétrico deve monitorar a ictiofauna, EXCETO por meio de
I - Movimentar-se de forma estereotipada, numa core- ografia.
II - Apresentar coloração chamativa.
III - Liberar ferormônios na água.
IV - Oferecer presentes, como um pedaço de alimento.
É(São) estratégia(s) correta(s) APENAS a(s) apresentada(s) em
A Fisiologia de peixes tropicais. Série Fisiologia de Peixes, Vol. 21, Elsevier, 2006. (Adaptado)
Uma espécie de peixe cuja população juvenil é formada de fêmeas jovens que se tornarão ou não machos e machos terminais é considerada