Questões de Concurso
Comentadas para técnico em assuntos educacionais - biologia
Foram encontradas 50 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Ao se fazer uma análise sobre a Lei No 10.861, de 14 de abril de 2004, a qual Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Observa-se claramente que o Art. 2º, traz em seu caput ou no seu enunciado que esta lei do SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar alguns itens. Para tanto, assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO sobre os itens, os quais promovem a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes, em destaque abaixo, e em seguida marque a alternativa CORRETA:
( ) avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos.
( ) o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.
( ) a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
( ) a comunicação com a sociedade.
A evolução do processo de inovação dos projetos educacionais comporta, por um lado, os aspectos básicos da inovação que são assumidos pelos professores, e, por outro, a sua implantação efetiva na sala de aula. Tudo isso quer dizer que a inovação por meio de projetos educacionais pode ser um passo significativo no replanejamento que a escola estabelece como meta, pois trabalhar diretamente com o currículo de uma escola pode ser considerado, em termos práticos, um fazer e um refazer das questões pedagógicas para se chegar aos objetivos desejados. Mas não se pode esquecer que o trabalho escolar desenvolvido a partir de projetos educacionais, permite a flexibilidade para possíveis modificações no decorrer de sua efetivação. Com isso, convém aqui destacar que a implantação de projetos educacionais só poderá ser possível no ambiente escolar quando houver o planejamento estratégico em que permita a vinculação entre a teoria com a prática daquilo que se ensina aos alunos, porém com a finalidade de alcançar os seguintes objetivos:
I. abordar elementos globais em que as relações entre as fontes de informação e os processos para compreendê-la e utilizá-las sejam levados adiante pelos alunos, e não pelos professores, como acontece nos enfoques interdisciplinares.
II. permitir a mudança de concepção do professor a ponto de fazer com que esse profissional compreenda o processo de reflexão e interpretação sobre a prática educativa, no sentido de desmistificar a relação entre o ensinar e o aprender.
III. gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares, tomando como ponto de partida algumas hipóteses, as quais transitam pela perspectiva de trabalhar qualquer tema em sala de aula, que cada tema seja proveniente de um problema que necessita de resposta, que se dê ênfase sobre relação ensino e aprendizagem, que os docentes não sejam os únicos responsáveis pelas atividades em sala de aula e que o trabalho seja desenvolvido por múltiplas possibilidades.
Qual das alternativas a seguir está CORRETA?
A educação escolar no período colonial teve três fases que, respectivamente, foram educação jesuítica, reforma pombalina e período de D. João VI. Dentes essas três fases, a partir de 1979, o Estado assumiu a educação no Brasil e em Portugal. No Brasil foi instituída as “aulas régias” com o desaparecimento do curso de humanidades, que nada mais eram aulas avulsas de:
I. latim.
II. Ratio Studiorum.
III. canto orfeônico.
IV. grego.
V. filosofia.
VI. retórica.
Qual das alternativas a seguir está CORRETA?
Sem dúvida alguma o professor tem a missão de ensinar seus alunos a pensar, obviamente que essa afirmativa é caracterizada como uma das várias missões do profissional docente, tendo em vista que o ato de ensinar o aluno a pensar acaba sendo fundamental para o seu desenvolvimento intelectual. Neste aspecto, seria pertinente afirmar que querer aprender e saber pensar consistem, justamente, com que o discente já sabe, com o grau em que pratica o recente aprendizado e as condições pessoais básicas que permitem aquisição desse novo conhecimento. Por essa razão, muitos profissionais docentes acabam tendo dúvida sobre a forma como acontece esse processo em que o aluno procura conhecer o querer saber e saber pensar. Assim, para que isso seja possível, é necessário o professor contar com alguns princípios assinalados, os quais são:
I – que as estratégias de pensamento sejam ensinadas de modo explícito, preferencialmente combinando o ensino direto e o modelado por um tempo satisfatório para o aluno.
II – que se ensine aos alunos quando, como e por que aplicar estratégias de pensamento, com a finalidade de que os próprios alunos possam autorregular sua utilização.
III – que o ensino a partir das estratégias de pensamento se realize em diferentes contextos para facilitar a generalização do novo.
Qual das alternativas a seguir está CORRETA?
Quando se examina o processo educativo, em sua contingência formal, alguns elementos ou fases são necessários para compreender e analisar os procedimentos de ensino, os quais conduzirão os discentes à realização de determinadas aprendizagens. Portanto, para planejar e aplicar processos de ensino e aprendizagem o professor precisa ter clareza sobre alguns aspectos fundamentais que decorrem naturalmente do próprio conceito de aprendizagem. Para tanto, assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO sobre os elementos ou fases para o desenvolvimento do processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos, em destaque abaixo, e em seguida marque a alternativa CORRETA:
( ) formulação de metas de aprendizagem.
( ) conhecimento do estado inicial de aprendizagem do aluno.
( ) modelo do Planejamento do Sistema Educacional.
( ) modelo de políticas educacionais para o desenvolvimento do Sistema de Ensino.
( ) modelo de avaliação que será aplicada aos alunos.
A avaliação da aprendizagem, em termos genéricos, é vista como processo de coleta de dados acadêmicos para análise sobre a intencionalidade dos objetivos propostos no plano de ensino, podendo ser realizada aos alunos a partir do que foi trabalhado em sala de aula pelo professor na perspectiva de verificar se o discente aprendeu alguma coisa, assim como orientar e reorientar a prática pedagógica docente. Neste aspecto, analise os conceitos distintos dos respectivos termos TESTAR, MEDIR e AVALIAR.
I – Testar é julgar ou fazer apreciação sobre alguém ou alguma coisa, tendo como base uma escala de valores a partir de dados qualitativos e quantitativos.
II – Medir é determinar uma quantidade, a extensão ou o grau de alguma coisa, tendo como base um sistema de unidades convencionais.
III – Avaliar é submeter algo a uma experiência que consiste em verificar o desempenho de alguém ou de alguma coisa.
Qual das alternativas a seguir está CORRETA?
O plano de ensino é um instrumento para sistematizar a ação concreta do professor, a fim de que os objetivos do componente curricular sejam atingidos, ou seja, o plano de ensino nada mais é do que a previsão dos conhecimentos e conteúdos que serão desenvolvidos na sala de aula, com a definição dos objetivos específicos, assim como, a seleção dos melhores procedimentos e técnicas de ensino, como também, dos recursos humanos e materiais que serão usados para um melhor ensino em função da aprendizagem dos alunos. Diante da afirmativa, as principais características de um plano de ensino são:
I. objetividade e realismo.
II. funcionalidade.
III. simplicidade.
IV. flexibilidade.
V. utilidade.
Qual das alternativas a seguir está CORRETA?