Questões de Concurso Comentadas para técnico em assuntos educacionais - biologia

Foram encontradas 50 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q971543 Pedagogia
Ao analisar Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPA, com base no Decreto nº 9.235/2017, existem alguns elementos mínimos que são primordiais para o processo de regulação, supervisão e avaliação dos cursos superiores que se encontram com matrículas efetivas nos diversos Campi dos IFPA. Dentre os elementos em destaque abaixo marque o item INCORRETO.
Alternativas
Q971542 Pedagogia
Para abrir um espaço diferenciado para o ensino da escrita, torna-se necessário refletir pedagogicamente a cerca da importância da escrita na vida escolar. A cada dia e cada vez mais, a humanidade vem se deparando com textos escritos das mais variadas ordens. Se cada professor refletir coletivamente com seus alunos sobre as funções da escrita, eles poderiam elucidar algumas funções predominantes que a escrita apresenta, as quais são classificadas, respectivamente, em:
Alternativas
Q971541 Pedagogia
Na Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, Lei nº 9. 394/1996, em seu Art. 36-D, o qual foi incluído pela Lei Nº 11. 741/2008, trás como Caput a seguinte redação:
Alternativas
Q971540 Pedagogia
A escola, em sua estrutura orgânica, ao dá início no processo de construção de seu Projeto Político em Pedagógico (PPP), como passos significativos à elaboração do projeto de investigação, a própria comissão de elaboração e sistematização, primeiramente, deverá recorrer às diversas fontes documentais e bibliográficas, relativas aos objetivos institucionais, tendo em vista que as informações obtidas a partir das múltiplas etapas da pesquisa serão provenientes das atitudes cotidianas, as quais estarão presentes e serão permanentes no decurso evolutivo da elaboração do próprio PPP. Para tanto, faz-se necessária ampla reflexão sobre a identidade institucional, desde que a comissão considere a proposição de alguns tipos de pesquisa, os quais são chamados cientificamente de gêneros de pesquisa, elementares para o processo de investigação, observando que tais gêneros da pesquisa são provenientes de dois ângulos principais, sendo um de princípio científico, quando se apresenta como instrumentação teóricometodológica e outro como princípio educativo, quando se questiona a estrutura curricular e pedagógica da escola. A partir dessa premissa, marque a alternativa CORRETA, a qual destaca apenas um dos gêneros existentes.
Alternativas
Q971539 Pedagogia

Ao se fazer uma análise sobre a Lei No 10.861, de 14 de abril de 2004, a qual Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Observa-se claramente que o Art. 2º, traz em seu caput ou no seu enunciado que esta lei do SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar alguns itens. Para tanto, assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO sobre os itens, os quais promovem a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes, em destaque abaixo, e em seguida marque a alternativa CORRETA:

( ) avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos.

( ) o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.

( ) a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

( ) a comunicação com a sociedade.

Alternativas
Q971538 Pedagogia
A obrigatoriedade do ensino da história da África nas redes de ensino no Brasil confronta o universo docente brasileiro com o desafio de disseminar um conjunto de singularidades num curto espaço de tempo, por meio de uma gama de conhecimentos multidisciplinares sobre o mundo africano. Aprofundar e divulgar o conhecimento sobre os povos, as culturas e as civilizações do continente africano, antes, durante e depois da grande tragédia dos tráficos negreiros transaariano, do mar vermelho, do oceano Índico (árabe-mulçulmano) e do oceano Atlântico (europeu), e sobre a subsequente colonização direta desse continente pelo Ocidente a partir do século XIX, são tarefas de grande envergadura para o profissional docente. Portanto, no contexto da história geral da humanidade, a África apresenta em planos diversos um conjunto de impressionantes singularidades que remete ao professor interpretações conflituosas, quando não contraditórias, e é por causa dessas, dentre as muitas, singularidades que acaba sendo imprescindível, no decorrer das atividades de ensino, adotar uma abordagem transversal, transdisciplinar e de longa duração baseada numa dupla diacronicidade, as quais, respectivamente, são:
Alternativas
Q971536 Pedagogia

A evolução do processo de inovação dos projetos educacionais comporta, por um lado, os aspectos básicos da inovação que são assumidos pelos professores, e, por outro, a sua implantação efetiva na sala de aula. Tudo isso quer dizer que a inovação por meio de projetos educacionais pode ser um passo significativo no replanejamento que a escola estabelece como meta, pois trabalhar diretamente com o currículo de uma escola pode ser considerado, em termos práticos, um fazer e um refazer das questões pedagógicas para se chegar aos objetivos desejados. Mas não se pode esquecer que o trabalho escolar desenvolvido a partir de projetos educacionais, permite a flexibilidade para possíveis modificações no decorrer de sua efetivação. Com isso, convém aqui destacar que a implantação de projetos educacionais só poderá ser possível no ambiente escolar quando houver o planejamento estratégico em que permita a vinculação entre a teoria com a prática daquilo que se ensina aos alunos, porém com a finalidade de alcançar os seguintes objetivos:

I. abordar elementos globais em que as relações entre as fontes de informação e os processos para compreendê-la e utilizá-las sejam levados adiante pelos alunos, e não pelos professores, como acontece nos enfoques interdisciplinares.

II. permitir a mudança de concepção do professor a ponto de fazer com que esse profissional compreenda o processo de reflexão e interpretação sobre a prática educativa, no sentido de desmistificar a relação entre o ensinar e o aprender.

III. gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares, tomando como ponto de partida algumas hipóteses, as quais transitam pela perspectiva de trabalhar qualquer tema em sala de aula, que cada tema seja proveniente de um problema que necessita de resposta, que se dê ênfase sobre relação ensino e aprendizagem, que os docentes não sejam os únicos responsáveis pelas atividades em sala de aula e que o trabalho seja desenvolvido por múltiplas possibilidades.


Qual das alternativas a seguir está CORRETA?

Alternativas
Q971535 Pedagogia

A educação escolar no período colonial teve três fases que, respectivamente, foram educação jesuítica, reforma pombalina e período de D. João VI. Dentes essas três fases, a partir de 1979, o Estado assumiu a educação no Brasil e em Portugal. No Brasil foi instituída as “aulas régias” com o desaparecimento do curso de humanidades, que nada mais eram aulas avulsas de:

I. latim.

II. Ratio Studiorum.

III. canto orfeônico.

IV. grego.

V. filosofia.

VI. retórica.

Qual das alternativas a seguir está CORRETA?

Alternativas
Q971534 Pedagogia
Ao fazer uma análise sobre a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Nº 9. 394/1996, percebe-se que a mesma sofreu algumas alterações ao longo do tempo em que está em vigor, uma dessas alterações foi no Art. 26-A, a qual traz no seu caput o seguinte texto: Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Esta alteração se deu por meio da Lei Nº:
Alternativas
Q971533 Pedagogia

Sem dúvida alguma o professor tem a missão de ensinar seus alunos a pensar, obviamente que essa afirmativa é caracterizada como uma das várias missões do profissional docente, tendo em vista que o ato de ensinar o aluno a pensar acaba sendo fundamental para o seu desenvolvimento intelectual. Neste aspecto, seria pertinente afirmar que querer aprender e saber pensar consistem, justamente, com que o discente já sabe, com o grau em que pratica o recente aprendizado e as condições pessoais básicas que permitem aquisição desse novo conhecimento. Por essa razão, muitos profissionais docentes acabam tendo dúvida sobre a forma como acontece esse processo em que o aluno procura conhecer o querer saber e saber pensar. Assim, para que isso seja possível, é necessário o professor contar com alguns princípios assinalados, os quais são:


I – que as estratégias de pensamento sejam ensinadas de modo explícito, preferencialmente combinando o ensino direto e o modelado por um tempo satisfatório para o aluno.

II – que se ensine aos alunos quando, como e por que aplicar estratégias de pensamento, com a finalidade de que os próprios alunos possam autorregular sua utilização.

III – que o ensino a partir das estratégias de pensamento se realize em diferentes contextos para facilitar a generalização do novo.


Qual das alternativas a seguir está CORRETA?

Alternativas
Q971532 Pedagogia

Quando se examina o processo educativo, em sua contingência formal, alguns elementos ou fases são necessários para compreender e analisar os procedimentos de ensino, os quais conduzirão os discentes à realização de determinadas aprendizagens. Portanto, para planejar e aplicar processos de ensino e aprendizagem o professor precisa ter clareza sobre alguns aspectos fundamentais que decorrem naturalmente do próprio conceito de aprendizagem. Para tanto, assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO sobre os elementos ou fases para o desenvolvimento do processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos, em destaque abaixo, e em seguida marque a alternativa CORRETA:


( ) formulação de metas de aprendizagem.

( ) conhecimento do estado inicial de aprendizagem do aluno.

( ) modelo do Planejamento do Sistema Educacional.

( ) modelo de políticas educacionais para o desenvolvimento do Sistema de Ensino.

( ) modelo de avaliação que será aplicada aos alunos.

Alternativas
Q971531 Pedagogia

A avaliação da aprendizagem, em termos genéricos, é vista como processo de coleta de dados acadêmicos para análise sobre a intencionalidade dos objetivos propostos no plano de ensino, podendo ser realizada aos alunos a partir do que foi trabalhado em sala de aula pelo professor na perspectiva de verificar se o discente aprendeu alguma coisa, assim como orientar e reorientar a prática pedagógica docente. Neste aspecto, analise os conceitos distintos dos respectivos termos TESTAR, MEDIR e AVALIAR.


I – Testar é julgar ou fazer apreciação sobre alguém ou alguma coisa, tendo como base uma escala de valores a partir de dados qualitativos e quantitativos.

II – Medir é determinar uma quantidade, a extensão ou o grau de alguma coisa, tendo como base um sistema de unidades convencionais.

III – Avaliar é submeter algo a uma experiência que consiste em verificar o desempenho de alguém ou de alguma coisa.


Qual das alternativas a seguir está CORRETA?

Alternativas
Q971530 Pedagogia
Ao se fazer uma análise histórica, percebe-se que para o professor desenvolver seu trabalho diário, até pouco tempo atrás, dispunha de alguns recursos didáticos como o quadro negro o giz e outros meios de audiovisuais. Exatamente nessa época já se pensava na utilização de ferramentas tecnológicas auxiliares como os computadores no desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem. Mesmo que naquela época a realidade em relação ao uso de computadores em sala de aula se configurava apenas um sonho, hoje as tecnologias da informação e comunicação (TIC`s), a partir do uso de computadores e da internet, estão disponíveis ao processo pedagógico, sendo, portanto, realidade trivial e, obviamente, uma conquista da escola como espaço de formação humana. Contudo, seria pertinente afirmar aqui que o próprio computador, como ferramenta pedagógica, apresenta uma nova forma de disseminar o conhecimento por meio:
Alternativas
Q971529 Pedagogia

O plano de ensino é um instrumento para sistematizar a ação concreta do professor, a fim de que os objetivos do componente curricular sejam atingidos, ou seja, o plano de ensino nada mais é do que a previsão dos conhecimentos e conteúdos que serão desenvolvidos na sala de aula, com a definição dos objetivos específicos, assim como, a seleção dos melhores procedimentos e técnicas de ensino, como também, dos recursos humanos e materiais que serão usados para um melhor ensino em função da aprendizagem dos alunos. Diante da afirmativa, as principais características de um plano de ensino são:

I. objetividade e realismo.

II. funcionalidade.

III. simplicidade.

IV. flexibilidade.

V. utilidade.


Qual das alternativas a seguir está CORRETA?

Alternativas
Q971528 Pedagogia
Comumente entendemos que o processo educativo deve estabelecer direcionamento, traçar caminhos, indicar metas, fins e objetivo. Para isso é necessário que o próprio processo educativo estabeleça uma previsão do que pretende desenvolver ou alcançar, isto é, que se estruture por meio de atitudes científicas utilizando paradigmas de ensino. A primeira dessas atitudes é a previsão do planejamento de todo o processo educacional. A partir dessa ideia, os profissionais da educação, em geral, costumam deduzir que o planejamento é:
Alternativas
Q971527 Pedagogia
É muito comum nos ambientes escolares, na atualidade, a existência de vários materiais e/ou recursos didáticos utilizados para atender os alunos com deficiência que são matriculados na rede regular de ensino. Portanto, qual dentre os materiais destacados abaixo são utilizados para Discriminação Auditiva?
Alternativas
Q971526 Pedagogia
Percebe-se que, em alguns anos atrás, o movimento da Educação Especial propõe a mobilização da escola para a inclusão de portadores de necessidade educativas especiais. Esse movimento surpreende a escola e a instiga a refletir sobre os fundamentos desta nova concepção e sobre a especialização de sua tarefa na convivência com alunos portadores de deficiência, assim como sua consideração na organização de todo o trabalho pedagógico a ser desenvolvido em seu meio. Diante dessa afirmativa a perspectiva da inclusão exige:
Alternativas
Q971525 Pedagogia
Quando se fala da avaliação da aprendizagem, qualquer profissional da educação entende que o ato de ensinar significa uma amplitude de variações em que os contextos de aprendizagens se realizam por meio de significados que o próprio aluno constrói numa diversidade de viés, os quais são relevantes ao seu desenvolvimento cognitivo. Em decorrência dessas ideias o ato de avaliar a aprendizagem dos alunos significa:
Alternativas
Q971524 Pedagogia
Quando se menciona sobre as relações interpessoais, fazem-se necessário compreender melhor os outros, pois em algumas situações os sujeitos costumam afirmar que: é muito difícil compreender outra pessoa a partir de planos mágicos como a astrologia, leitura de cartas do baralho ou consultando uma quiromante. A partir dessa premissa o ser humano começa entender as barreiras e defesas que limitam o relacionamento que ele estabelece com o outro, contudo, para romper com tais barreiras acaba sendo necessário definir algumas metas pessoais que envolvem a ideia em:
Alternativas
Q971523 Pedagogia
Analisando o art. 36-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9. 394/1996, percebese que não havendo prejuízo no disposto da Seção IV, do Capítulo II, que trata, especificamente do ensino médio, observando que quando, nesse próprio ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas, mediante:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B
5: A
6: A
7: E
8: C
9: D
10: E
11: D
12: B
13: D
14: E
15: C
16: A
17: C
18: B
19: A
20: A