Questões de Concurso
Comentadas para técnico judiciário - segurança
Foram encontradas 158 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O desmuniciamento de um revólver para uma pessoa destra deve ser feito da seguinte forma: o usuário deve abrir o tambor, apertando o botão de liberação ou botão serrilhado com o dedo polegar direito e forçando com os dedos da mão esquerda o movimento de abertura do tambor rotativo; em seguida, e ainda com a mão esquerda, ele deve apertar o extrator ou vareta, liberando as munições alojadas nas câmaras.
São fundamentos do tiro: destreza, rapidez, empunhadura, posição e visada.
Na linguagem popular, o termo escopeta é denominação genérica de todo e qualquer tipo de arma longa, entre as quais se incluem o rifle e a metralhadora de mão.
A visada, uma das condicionantes para o sucesso do tiro, consiste no correto enquadramento de miras, obtido quando se faz o encaixe visual e geométrico da massa de mira dentro da alça de mira e destas duas sobre o alvo.
Permite-se, na área de segurança física e pessoal, o uso de armas não-letais como recurso valioso para a defesa pessoal ou de terceiros, pois elas possibilitam a neutralização da ação delituosa, sem a necessidade do contato físico. São exemplos de armas não-letais: espargidor de pimenta, bastões de choque e granadas de efeito moral.
Considere que um profissional de segurança, ao ter passado seu posto para um colega, tenha entregue a ele a arma de fogo destinada à utilização em serviço, garantindo-lhe que ela estava desmuniciada. O colega que recebeu a arma confiou nas informações que lhe foram passadas e anotou-as em seu relatório de atividades. Nessa situação hipotética, este profissional agiu corretamente, pois reforçou a cadeia de responsabilidade que permeia as atividades da equipe de segurança.
Gertrudes, idosa com 71 anos, em face de seus exíguos recursos financeiros não possui condição econômica de sustento e necessita de auxílio com alimentos, na forma da lei civil. A idosa possui três filhos que dispõem de recursos financeiros.
No caso apresentado, de acordo com o Estatuto do Idoso, Gertrudes poderá obter
Nos crimes de menor potencial ofensivo, o processo tramitará perante o Juizado Especial e orientar-se-á pelos critérios da ..I.... , .II..... , ..III.... , ..IV.... e ..V.... , objetivando, sempre que possível, a reparação dos danos sofridos pela vítima e a aplicação de pena não privativa de liberdade.
Preenchem correta e respectivamente, as lacunas I a V:
Funcionário público da prefeitura do município X, exercendo as funções de recepcionista, seguindo ordem do Chefe de Gabinete do Prefeito, retém documento de identificação pessoal para o acesso à visitação da exposição promovida pela Secretaria Municipal da Educação. Tal determinação baseou-se em atitude preventiva, uma vez que seriam expostos objetos valiosos no salão nobre da prefeitura.
Nesse caso, considera-se responsável pela prática da contravenção penal de retenção do documento de identificação pessoal:
Considere as ilustrações abaixo e as seguintes situações:
I. Os veículos 1 e 2 encontram-se parados.
II. O veículo 3 encontra-se estacionado.
III. Existe sinalização vertical regulamentando o estacionamento em 45° na ilustração 1.
Analisando-se as situações e ilustrações descritas, o(s) veículo(s)
Considere a imagem abaixo.
Nesse caso, Carlos parou seu veículo afastado a menos de cinquenta centímetros da guia da calçada, o que
O metalúrgico Cícero da Silva trabalha diariamente em uma linha de montagem de veículos da montadora “CarWia” das 22h às 06h. Para a felicidade dele, foram concedidos alguns dias de folga para ser desfrutado com a família no litoral, durante um feriado prolongado. Considere, abaixo, os itens que ilustram ações e atitudes praticadas por Cícero.
I. Utilizou farol baixo durante o trecho da rodovia que apresentava neblina.
II. Posicionou as bagagens no porta-malas do carro.
III. Encerrado o turno de serviço às 06h, buscou seus familiares às 07h e viajou imediatamente para o litoral.
IV. Acomodou seu animal de estimação no banco traseiro e o amarrou com um cinto de segurança apropriado.
V. Assistiu televisão a bordo enquanto dirigia a fim de se informar sobre as condições da rodovia.
Os itens que correspondem às atitudes e ações características de um condutor defensivo são os que constam APENAS de
Por volta das 22h45, o Sujeito A e o Sujeito B transitavam pela Rua das Vaciladas no sentido Centro-Bairro enquanto que o Sujeito C transitava no sentido Bairro-Centro. A Rua das Vaciladas apresenta duplo sentido de direção e pista única, sendo a via sinalizada horizontalmente por linhas de divisão de fluxos opostos, do tipo simples e contínua, de cor amarela, conforme ilustração abaixo.
O Sujeito B encontrava-se atrasado para uma reunião de motociclistas e decidiu acelerar sua máquina de duas rodas insanamente pelas ruas da cidade para chegar a tempo.
Analisando-se a situação e ilustração acima, a conduta defensiva correta na direção dos veículos envolvidos é o Sujeito
Sobre atitudes corretas de segurança de dignitários, considere:
I. O técnico de segurança, em deslocamento veicular acompanhando só o dignitário, na hipótese do protegido ter sido vítima de roubo do relógio de pulso, sai ao encalço do criminoso, a pé e consegue recuperar o produto do roubo.
II. O dignitário interfere a todo momento nas providências adotadas pela sua segurança. O técnico de segurança, dentro do possível procura adaptar à vontade do dignitário o que é necessário à sua defesa.
III. O técnico de segurança deve ter conhecimentos plenos de combate armado e desarmado, foco de sua atividade. Jamais deve intervir em situações de primeiros socorros, mesmo se acometida a pessoa que protege, por não possuir conhecimento algum nesta área.
IV. Para melhor dissimulação, o técnico de segurança pode adaptar a vestimenta de acordo com o traje utilizado pelo dignitário, local e ocasião.
Está correto o que consta APENAS de
João, técnico de segurança, propõe que sejam instalados dois sensores de segurança física internos na sede da instituição que protege. Um deles, baseado em contato eletromecânico e magnético é capaz de acionar um alarme caso este contato seja interrompido. O outro é acionado por iniciativa do próprio funcionário, na percepção de um perigo iminente.
Esses são, respectivamente, tipos de sensores por
É fundamental que o técnico de segurança tenha sempre em mente que no(a) ...I... o dano é real e na ameaça é potencial. Também deve saber que dano é resultado e ..II.... , consequência.
(BRASILIANO, A. Manual de planejamento e gestão de riscos corporativos. São Paulo: Sirecuzza, 2003)
Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas I e II: