Questões de Concurso
Comentadas para analista de projetos - engenharia
Foram encontradas 64 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
No MS Excel as Tabelas Dinâmicas são utilizadas para
Em gestão Financeira o CAPM é um dos instrumentos úteis para
As grandes redes de varejo exercem grande influência nas decisões estratégicas de diversas indústrias. No Modelo das Cinco forças de Porter esta situação é ilustrada através do:
As abordagens atuais de gerenciamento de projetos propõem o uso de algumas técnicas como a engenharia simultânea e a engenharia do valor. São objetivos destas técnicas, respectivamente:
A engenharia de métodos passou por uma série de desenvolvimentos desde os trabalhos do casal Gilbreths e de Taylor no início do século XX. Uma mudança profunda dos primeiros trabalhos em relação ao cenário atual da engenharia de métodos é:
• A viabilidade de um projeto de construção, analisada acerca do retorno esperado sobre ela própria ou sobre o produto que ela propiciará, pode ser concluída através da análise conjunta de três indicadores: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Retorno do Capital (RC). Esse estudo é chamado de viabilidade econômica.
Como conclusão do estudo de viabilidade, o projeto é viável quando:
• O projeto é acertado por um preço único final. • Fica a cargo do contratado assumir riscos sobre eventuais necessidades de ajustes nas variações das quantidades de serviços a serem executados em cada etapa. • O contratado resolve sobre mudanças e revisões do projeto que tornem a sua execução mais rápida e econômica, sem mudanças nas características finais da construção. • Pode ser contratado, inclusive com as instalações mínimas, para que a construção seja colocada em operação de uso, como por exemplo, decorar, mobiliar e equipar um hotel em vez de entregar apenas a construção.
As características acima dizem respeito ao modelo de contratação:
( ) No setor primário constam: extrativo mineral, vegetal, animal, agricultura e pecuária e construção civil. ( ) No setor secundário constam: indústria de base, indústria de transformação, transportes e comunicações. ( ) No setor terciário constam: comércio, educação, saúde, segurança, serviços públicos, entretenimento e pesquisa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
• Equipamento: escavadeira; • Depreciação horária: R$50,00/h; • Valor residual: 20% do valor original; • Vida útil: 6 anos considerando-se uma utilização de 1.000 horas/ano.
( ) O vestiário deve estar o mais próximo possível da entrada da obra e das instalações sanitárias, com o seu acesso protegido das intempéries. ( ) É proibido cozinhar e aquecer qualquer tipo de refeição dentro do alojamento, bem como guardar alimentos perecíveis. ( ) As instalações sanitárias devem ser construídas na ocasião da instalação do próprio canteiro de obras.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A EAP é também conhecida pela expressão em inglês work breakdown structure (WBS). ( ) Além do formato tradicional de árvore de blocos, a EAP pode também ser apresentada sob a forma de mapa mental. ( ) Uma mesma atividade pode estar em mais de um ramo da EAP. ( ) Na EAP, as atividades são relacionadas em ordem cronológica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
• Consiste em um gráfico simples: à esquerda figuram as atividades, e à direita, suas respectivasbarras desenhadas em uma escala de tempo. • No gráfico, o comprimento da barra representa a duração da atividade, cujas datas de início e fimpodem ser lidas nas subdivisões da escala tempo. • Em sua concepção original, tem a deficiência de não possibilitar a visualização da ligação entre asatividades, não levar em conta as folgas e não mostrar o caminho crítico.
As características acima definem a ferramenta:
Em que:
• AC = taxa representativa das despesas de rateio da administração central; • R = taxa representativa de riscos; • S = taxa representativa de seguros; • G = taxa representativa de garantias; • DF = taxa representativa das despesas financeiras; • L = taxa representativa do lucro/remuneração; e • T = taxa representativa da incidência de tributos.
Em relação à equação apresentada, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F,se falsas.
( ) Os tributos encontram-se no denominador da fórmula de cálculo do BDI, pois incidem sobre oscustos diretos da obra. ( ) Os componentes da fórmula que se encontram no numerador incidem sobre o preço de venda daobra. ( ) A incidência dos componentes da fórmula do BDI ocorre em cascata, visto que a taxa deremuneração da construtora incide sobre a taxa de despesas financeiras, que, por sua vez, incidesobre as taxas de administração central, riscos, seguros e garantias.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Culturas como lavouras, pastagens plantadas, pastagens naturais melhoradas e florestas plantadas são consideradas benfeitorias. ( ) Obras e trabalhos de melhoria das terras são consideradas benfeitorias. ( ) Construções (por exemplo, casa, galpão, cercas) e instalações (por exemplo, rede de energia elétrica, rede de distribuição de água) são consideradas benfeitorias.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A microgeração distribuída: central geradora de energia elétrica, com potência instalada, em corrente alternada, menor ou igual a 75 kW (setenta e cinco quilowatts) e que utilize cogeração qualificada, conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ou fontes renováveis de energia elétrica, conectada na rede de distribuição de energia elétrica por meio de instalações de unidades consumidoras. II. A minigeração distribuída: central geradora de energia elétrica renovável ou de cogeração qualificada que não se classifica como microgeração distribuída e que possua potência instalada, em corrente alternada, maior que 75 kW (setenta e cinco quilowatts), menor ou igual a 5 MW (cinco megawatts) para as fontes despacháveis e menor ou igual a 3 MW (três megawatts) para as fontes não despacháveis, conforme regulamentação da Aneel, conectada na rede de distribuição de energia elétrica por meio de instalações de unidades consumidoras. III. Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE): sistema no qual a energia ativa é injetada por unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída na rede da distribuidora local, cedida a título de empréstimo gratuito e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica ativa ou contabilizada como crédito de energia de unidades consumidoras participantes do sistema.
Quais estão corretas?