Questões de Concurso
Comentadas para engenheiro júnior - telecomunicações
Foram encontradas 14 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O certificado digital do usuário U1 (Cert-U1), emitido pela Autoridade Certificadora AC, foi enviado para o usuário U2. Depois de fazer a validação positiva de Cert-U1, o U2 quer verificar a assinatura digital do documento assinado por U1.
O componente de Cert-U1 que deve ser utilizado por U2 para verificar essa assinatura digital é a chave
Uma Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP) visa a implantar a infraestrutura para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica dos certificados digitais e das operações eletrônicas que envolvem os certificados.
A ICP-Brasil adota o modelo de certificação com raiz única no qual o papel de autoridade certificadora raiz é desempenhado pelo
Embora a BR-101 tenha sido responsável por 45% das mortes em rodovias federais no estado do Rio, em 2015, a rodovia Presidente Dutra (BR-116) teve uma taxa maior quando considerada a extensão da via, sendo de 3,94 mortes a cada 10 km, conforme mostra a Figura.
Supondo que o número de mortes na BR-116, a cada 10 km,
siga um processo de Poisson, a probabilidade de ter exatamente 10 mortes em 20 km é
Uma das topologias de rede de computadores possui facilidades de gerenciamento e suporta alta imunidade a falhas, pois além da possibilidade de utilização em atividades para o caso de a fibra se romper em algum ponto, a informação ainda pode trafegar na direção contrária. Nessa implementação, o nó 1 está ligado ao nó 2, o nó 2, ao nó 3 e, assim, sucessivamente até o nó n, finalizando por ligar o nó n ao 1. Como a informação que cada nó transmite é repassada para todos os outros nós, a reutilização de comprimentos de onda não é possível nessa rede, a não ser que sejam utilizadas diversas fibras na conexão entre os nós. A informação é inserida e/ou retirada na rede pelos nós através de dispositivos ópticos conhecidos como Wavelength Add/Drop Multiplexer (WADM), por exemplo.
Qual a denominação dessa topologia?
CWDM (Coarse Wavelength Division Multiplexing) é uma tecnologia para fibra óptica que utiliza a multiplexação de comprimento de onda, na qual a transmissão é realizada utilizando 18 canais com comprimentos de onda entre 1270 nm e 1610 nm, além de espaçamento padrão entre canais, sendo a largura do canal de 13 nm em distâncias de até 120 km.
Qual é o valor padrão para o espaçamento entre canais?
O DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) é uma tecnologia que pode combinar dezenas de canais em uma única fibra, economizando fibras e equipamentos de transmissão. Na arquitetura DWDM, um módulo adapta a taxa arbitrária do sinal óptico do equipamento cliente SDH ou Ethernet e mapeia seu comprimento de onda ao canal DWDM escolhido, compatível com o plano de frequências padronizado pelas normas ITU-T. Nesse emprego, o módulo é usado para cada extremo dos links DWDM, assim como interface bidirecional entre uma interface de cliente e uma interface de linha.
O modo regenerador do módulo fornece a função regeneradora 3R (re-amplification, re-shaping, re-timing de um canal de sinal óptico).
Como é conhecido esse módulo?