Questões de Concurso
Comentadas para analista - educação
Foram encontradas 68 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O foco exclusivo do planejamento participativo é a democratização das decisões.
O processo de ensino cujos métodos e procedimentos de ensino são propostos com o objetivo de permitir ao aluno desenvolver-se espontaneamente e desenvolver seus próprios meios de aprendizagem fundamenta-se em uma abordagem da pedagogia renovada.
A introdução de temas transversais relativos à ética, à pluralidade cultural, ao meio ambiente, à saúde e à orientação sexual em sala de aula, por exemplo, é uma forma de construir uma visão de currículo da educação básica com base em abordagem interdisciplinar.
A flexibilidade oferecida pela atual legislação do ensino contribui tanto para que se aplique uma abordagem interdisciplinar na organização curricular quanto para que se desestimule a excessiva fragmentação dos conteúdos escolares.
Considere que os docentes de uma escola tenham definido um tema a ser desenvolvido pelos alunos de uma série e que cada docente, em sua aula, tenha abordado o tema sob a ótica de sua disciplina. Nessa situação, foi adotada uma abordagem tipicamente interdisciplinar.
A interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e nas atividades humanas é compreendida distintamente pela corrente de inspiração analítica e holística (interdisciplinaridade metodológica e arranjos multidisciplinares) e pela corrente do tipo transdisciplinar (inteligibilidade sistêmica).
A introdução da prática educacional interdisciplinar relaciona-se ao atual estágio de desenvolvimento científico e distancia-se do universo das relações profissionais contemporâneas, ainda fundamentado nos paradigmas do trabalho individual estabelecidos pelos modelos tayloristas e fordistas de organização.
Caso, em sala de aula, o professor tenha de atender um aluno em especial, ele poderá fazê-lo mediante uma postura paternal, afetiva, o que não implicará conduta profissional antiética.
A indistinção entre os papéis de professor(a), responsável por ensinar, e de tio(a), responsável por cuidar, é um dos enfrentamentos vivenciados pelos profissionais de educação das séries iniciais.
Segundo Paulo Freire, adotar um suposto ponto de vista neutro em face do mundo, do histórico e dos valores significa ter medo de se comprometer. A escolha do procedimento de ensino pelo educador, por exemplo, é ato político que envolve, além de conhecimentos técnicos, uma reflexão ética, que será feita a partir da concepção pedagógica do educador.
O entendimento de que não se pode formar um indivíduo sem o estabelecimento de um prévio conceito ideal opõe-se radicalmente à busca por uma educação transformadora da realidade.
A escola assemelha-se, em muitos aspectos, a uma empresa de franchise, diferenciando-se desta quanto à relação com o cliente. O trabalhador de instituição escolar expõe constantemente o seu trabalho a críticas diretas dos clientes, por períodos cada vez mais longos, dada, por exemplo, a proposta da educação integral, cuja jornada compreende até sete horas diárias, o que pode incorrer em dilemas éticos para o profissional de educação, por gerar uma confusão entre a sua vida privada e a sua vida profissional.
Um material educativo para aprendizagem autodirigida elaborado mediante sistemas tutoriais inteligentes e sistemas de hipermídia adaptativos que permitem a elaboração de sistema de ensino ajustado às características individuais dos alunos fundamenta-se em uma abordagem construtivista da educação e da aprendizagem.
Conforme a teoria da epistemologia genética de Piaget, a apresentação da informação em um material instrucional deve ser feita em formato textual, fragmentada em unidades ou tarefas pequenas, que devem ser dispostas sequencialmente, devendo-se dar ênfase às respostas corretas e aos objetivos alcançados pelos alunos.
Considere que um dos objetivos elencados no projeto político pedagógico de uma escola seja tornar esse ambiente um espaço pedagógico em que se desenvolvam, de forma integrada, os aspectos intelectual, afetivo e motor dos alunos, sem privilegiar o aspecto cognitivo. Em face dessa situação, é correto afirmar que essa escola adota uma postura pedagógica que se baseia na teoria psicogenética de Henri Wallon.
A realização de atividades pedagógicas que visam desenvolver a aprendizagem e a automatização de destrezas elementares nos estudantes mediante o emprego de tutoriais automáticos relaciona-se à concepção de aprendizagem assentada na reprodução passiva de práticas a serem memorizadas por tentativa e erro, a qual se fundamenta em uma perspectiva comportamentalista da aprendizagem.
Na prática educativa fundamentada na fenomenologia, os processos de ensino e aprendizagem são organizados a partir da interpretação, feita sem preconceitos, dos conteúdos de ensino.
O processo de ensino cujos métodos e procedimentos de ensino são propostos com o objetivo de permitir ao aluno desenvolver-se espontaneamente e desenvolver seus próprios meios de aprendizagem fundamenta-se em uma abordagem da pedagogia renovada.
Considere a seguinte situação hipotética.
Ao perceber que alguns alunos estavam utilizando aparelhos celulares e acessando à Internet durante a aula, um professor de história redirecionou suas atividades, utilizando-se da flexibilidade inerente ao seu plano de aulas, para explorar questões relativas a manifestações sociais que estavam ocorrendo no país, procurando relacioná-las com outras manifestações que ocorreram ao longo da história.
Em face dessa situação, é correto afirmar que o posicionamento do professor fundamentou-se na pedagogia crítico-social dos conteúdos.
Considere a seguinte situação hipotética.
Em uma sala de aula do Ensino Médio, um aluno recusou-se a participar de determinada atividade e, logo depois de encerrada essa prática, fez uma indagação ao professor sobre o tema que estava sendo tratado.
Nessa ocasião, o professor disse ao aluno que não responderia à sua pergunta, em face de sua recusa em participar da atividade, e que ele deveria sanar a sua dúvida com um de seus colegas. Nessa situação, a tendência pedagógica adotada pelo professor foi a pedagogia liberal tradicional, segundo a qual, o professor é a autoridade máxima e pode recusar-se a responder aos questionamentos feitos pelos alunos.