Questões de Concurso
Comentadas para sistemas de informação
Foram encontradas 87 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
1. O que se pretende, com a implementação de controles internos, é: i) a garantia da observância às normas vinculantes; ii) a confiabilidade e tempestividade das informações; iii) a prevenção a erros e fraudes; iv) a salvaguarda dos ativos; v) o aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno; e vi) a governança institucional.
2. Os profissionais que executam atividades específicas dentro das várias modalidades das categorias da área tecnológica devem assumir a responsabilidade técnica por todo o trabalho que realizam.
3. O que distingue o profissional de TI perante a sociedade é o conhecimento sobre computadores, suas teorias e métodos, o que se pode ou não fazer com os computadores e como fazer. O conhecimento, entretanto, traz responsabilidades, e nesse aspecto o princípio fundamental, na dimensão da ética profissional, é não causar danos aos artefatos computacionais sob a responsabilidade do profissional.
4. Dentre as responsabilidades normalizadas para o profissional de TI está a auditoria. Cabe a esse profissional, no papel de auditor, compreender as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamenta a sua opinião.
Assinale a alternativa correta.
( ) A abrangência da atuação da área de TI é estabelecida pela Lei 1.561/2003, que regulamenta o exercício profissional da área.
( ) Segundo a NBC TA 330, procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações.
( ) A NBC TA 330 define teste de controle como o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O controle de acesso e segregação de funções em um ambiente de TI exige, além do uso de tecnologias específicas para esse fim, o estabelecimento integrado de gestão de identidades, análises de risco, procedimentos de autenticação, autorização e inclusão e revogação de acessos, dentre outros processos correlacionados ao tema.
( ) Os Servidores de Banco de Dados podem apresentar-se em três estados (modos) diferentes: produção (em que se realiza a operação normal); simulação e teste; e atualização de kernel.
( ) Existem dois tipos específicos de backups remotos: o “1-safe" e o “2-safe". No modelo “1-safe", a grande maioria das transações realizadas no Banco de Dados principal é automaticamente propagada para o Servidor de Backup e então aplicada.
( ) O gerenciamento de incidentes é preconizado na NBR 23456 e celebra a criação de fluxos alternativos quando da ocorrência de incidentes que impactem dados, fluxos e processos instanciados em Sistemas de Informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
1. Entende-se gestão de mudanças como o conjunto de processos, ferramentas e técnicas para gerenciar questões ligadas aos objetos físicos sob o escopo de um projeto de TI, em um cenário de mudança, com foco no alcance de melhores resultados.
2. O COBIT tem por foco garantir a ligação entre os planos de negócios e de TI, definindo, mantendo e validando a proposta de valor de TI, alinhando as operações de TI com as operações da organização.
3. Segundo a norma NBR ISO/IEC 17799, convém que os planos sejam desenvolvidos e implementados para a manutenção ou recuperação das operações, assegurando o acordo de serviço estabelecido.
4. O COBIT, no seu capítulo de desenvolvimento de software, estabelece os processos a serem seguidos pela área de TI, de maneira a desenvolver soluções compatíveis com as boas práticas reconhecidas para esse contexto.
Assinale a alternativa correta.
1. A transferência de blocos entre a memória e o armazenamento de disco pode resultar em conclusão bem sucedida, falha parcial ou falha total.
2. Um registro de atualização de log descreve uma única escrita do banco de dados e tem os seguintes campos: identificador de transação, identificador de item de dado, valor antigo e valor novo.
3. A aplicação da técnica de página shadow permite configurar um SGBD de modo a oportunizar ações de auditoria.
4. Quando um sistema se recupera de uma queda, ele constrói duas árvores: a de nós a serem refeitos e a de nós a serem inutilizados.
Assinale a alternativa correta.
1. Representam os conjuntos de entidades.
2. Representam os atributos.
3. Representam os conjuntos de relacionamentos.
4. Unem os atributos aos conjuntos de entidades e os conjuntos de entidades aos conjuntos de relacionamentos.
5. Representam atributos multivalorados.
6. Indicam participação total de uma entidade em um conjunto de relacionamentos.
( ) Elipses.
( ) Linhas.
( ) Linhas duplas.
( ) Retângulos.
( ) Elipses duplas.
( ) Losangos.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1. Representa o sistema como um único processo e as suas interações com o meio ambiente.
2. Descreve a diagramação dos dados armazenados de um sistema em alto nível de abstração.
3. Modela as funções executadas por um sistema.
4. Modela o comportamento tempo-dependente de um sistema.
( ) Diagrama de Transições de Estado.
( ) Diagrama de Fluxo de Dados.
( ) Diagrama de Entidade-Relacionamento.
( ) Diagrama de Contexto.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.