Questões de Concurso
Comentadas para analista executivo em metrologia e qualidade - administração geral e pública
Foram encontradas 45 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. É um conceito de controle que atribui às pessoas, e não somente aos gerentes a responsabilidade pelo alcance de padrões de qualidade.
II. A qualidade total está baseada no empowerment das pessoas, ou seja, habilidade e autoridade para tomar decisões que tradicionalmente eram dadas aos gerentes, resolvendo problemas do cliente sem consumir tempo para aprovação do gerente.
III. A qualidade total se aplica a todas as áreas e níveis da organização e deve começar no topo da empresa. Este comprometimento é indispensável para garantir uma profunda mudança na cultura organizacional.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
(Niven, 2005.)
O Balanced Scorecard (BSB) permite aos gestores analisar a empresa das seguintes perspectivas, EXCETO:
Trata‐se do modelo denominado
(Rodrigues, 2005.) Constituem‐se em variáveis a serem consideradas na análise swot, EXCETO:
I. A decisão política adotada pelo governo Getúlio Vargas de estruturar o aparelho do Estado com caráter autoritário e centralizador e a implantação de uma burocracia nos moldes “weberianos” começaram a ser viabilizadas com a criação do Departamento de Administração do Setor Público (DASP), em 1936.
II. No início de 1940, teve início a formação do Estado empresário, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional. Entretanto, após a queda de Getúlio Vargas, em 1945, novamente são retomadas as práticas patrimonialistas, deteriorando de forma acentuada o aparelho do Estado.
III. Decorridos quase três anos após a instalação do regime militar no Brasil (1964), o Governo Federal buscou dar maior efetividade à ação governamental, com a introdução de valores gerenciais. Para alcançar os seus propósitos, editou o Decreto‐lei nº 200, de 1967.
IV. O diploma legal (Decreto‐lei nº 200, de 1967) definiu novos rumos para a Administração Pública, como, por exemplo, autonomia de gestão, descentralização administrativa do aparelho do Estado, com a expansão da administração indireta, sobretudo por meio da criação de empresas estatais.
V. A partir de 2000 foram realizadas no mundo profundas mudanças no papel do Governo e da Administração Pública.
I. Talvez seja uma das mais famosas ferramentas da qualidade total para controle de processos. Foi levado ao Japão por Deming e amplamente empregado naquele país.
II. Propõe a análise dos processos com vistas à sua melhoria.
III. O “A" de Agir (Action) significa analisar os dados gerados pelo processo, a fim de verificar se esse está adequado ao resultado pretendido. Caso não esteja, deve‐se verificar os desvios e propor mudanças.
IV. Permite integrar as etapas de modo relativamente simples. Para aplicá‐lo, não são necessários malabarismos intelectuais ou administrativos, tampouco elevado dispêndio de tempo.
V. Uma vantagem do ciclo PDCA é que pode ser utilizado em qualquer instância da empresa, produzindo melhorias consistentes nos processos e atividades em geral.
VI. Altera a visão usual que se tem de controle, tirando‐o do domínio exclusivo dos supervisores ou gerentes e passando‐o ao domínio de todos os trabalhadores envolvidos em dado processo.
Estão corretas apenas as afirmativas