Questões de Concurso
Comentadas para monitor de sala de aula
Foram encontradas 33 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I - As escolas comuns, ou especiais, pautadas no oralismo, visam à capacitação da pessoa com surdez para que possa utilizar a língua da comunidade ouvinte na modalidade oral, como uma das possibilidades linguísticas, de modo que seja possível o uso da voz e da leitura labial, tanto na vida social, como na escola. II - A linguagem gestual visual, os textos orais, os textos escritos e as interações sociais que caracterizam a comunicação total, possibilitam um desenvolvimento satisfatório aos alunos que são incluídos na escola comum, no contexto maior da sociedade. III - Os dois enfoques, oralista e da comunicação total, negam a língua natural das pessoas com surdez e provocam perdas consideráveis nos aspectos cognitivos, socioafetivos, linguísticos, político culturais e na aprendizagem desses alunos. IV - Abordagem educacional por meio do bilinguismo visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas no cotidiano escolar e na vida social, quais sejam: a Língua de Sinais e a Língua da Comunidade Ouvinte.
Conforme o referido artigo, o quinto parâmetro corresponde:
( ) Vocabulário limitado para a sua idade cronológica. ( ) Riqueza de expressão verbal (elaboração e fluência de ideias). ( ) Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas. ( ) Dificuldade de interagir com crianças mais velhas, ou com adultos. ( ) Habilidade para lidar com ideias abstratas. ( ) Habilidade para perceber discrepâncias entre ideias e pontos de vista.
Atribua (C) para certo e (E) para errado, depois assinale a alternativa com a sequência correta.
Relacione as colunas e escolha a alternativa com a ordem correta.
Coluna I. A- Ambliopia. B- Estrabismo. C- Hipermetropia.
Coluna II. (1) É a ausência de paralelismo e sincronia dos músculos oculares, para uma perfeita coordenação de ambos os olhos, responsável por uma imagem nítida, no mesmo ponto da retina, que possibilita a fusão. (2) É uma dificuldade acomodativa (capacidade de ver perto), causada pelo achatamento do globo ocular. Nesse caso, a imagem se forma atrás da retina e sua correção exige a utilização de lentes convergentes, ou positivas, para tornar o cristalino mais convergente. (3) É a parada, ou regressão do desenvolvimento visual, em um ou ambos os olhos, determinando a diminuição da acuidade visual, sem uma alteração orgânica aparente.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Conforme o referido documento, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
( ) A deficiência como fenômeno humano individual e social é determinada em parte pelas representações socioculturais de cada comunidade, em diferentes gerações, e pelo nível de desenvolvimento científico, político, ético e econômico dessa sociedade. ( ) O conceito de inclusão como vimos em sua evolução sociohistórica aponta para a necessidade de mediar o debate sobre a incapacidade. Isso implicaria em buscar compreender a heterogeneidade, as diferenças individuais e coletivas, as especificidades do humano e sobretudo as permanentes situações vividas na realidade social e no cotidiano escolar. ( ) A inclusão é um processo complexo que configura diferentes dimensões: ideológica, sociocultural, política e econômica. Os determinantes relacionais comportam as interações, os sentimentos, significados, as necessidades e ações práticas; já os determinantes materiais e econômicos viabilizam a reestruturação da escola. ( ) O projeto pedagógico para isonomia se constitui em um grande avanço para o sistema educativo como um todo, que deve pensar a inclusão não apenas na dimensão individual, mas de forma coletiva. Essa é a função social da escola, manifesta nas formas de interação entre pessoas, escola, família e comunidade.
Conforme a referida coleção atribua (V) para verdadeiro e (F) para falso, depois assinale a alternativa com a sequência correta.
Coluna I.
A- Derivação prefixal. B- Derivação sufixal. C- Derivação parassintética. D- Derivação prefixal e sufixal.
Coluna II. 1- Espaçoso. 2- Infelizmente. 3- Empalidecer. 4- Incapaz.
( ) Processo analítico: consiste em empregar junto do substantivo uma palavra que indique aumento, ou diminuição. Exemplos: animal grande; animal pequeno. ( ) Processo sintético: consiste em acrescentar ao substantivo uma partícula especial, chamada sufixo, indicativa de aumento, ou diminuição. Exemplos: animalaço; animalzinho. ( ) Grau do adjetivo comparativo de igualdade: tão + adjetivo + quanto/como. Exemplo: O filho é tão arrogante quanto o pai. ( ) Grau do adjetivo comparativo de superioridade: mais + adjetivo + (do) que. Exemplo: O filho é mais arrogante do que o pai. ( ) Grau do adjetivo comparativo de inferioridade: menos + adjetivo + (do) que. Exemplo: O filho é menos arrogante do que o pai.
Coluna I.
A- Substantivo composto. B- Substantivo derivado. C- Substantivo coletivo. D- Substantivo abstrato.
Coluna II. 1- Fauna. 2- Guarda-roupa. 3- Laranjeira. 4- Medo.