Questões de Concurso
Comentadas para técnico fiscal
Foram encontradas 135 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O envelhecimento e a alta prevalência de doenças crônico-degenerativas na população são fatores propulsores da necessidade do desenvolvimento de práticas de cuidado à saúde em domicílio. Corresponde a um critério de desligamento do paciente do Programa de Atenção Domiciliar – Modalidade AD1:
De acordo com o Código de Ética dos Empregados Públicos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, considerando-se as penalidades disciplinares, ao “utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares”, a penalidade aplicável ao empregado é a de:
A Resolução Cofen nº 370/2010 estabelece as normas procedimentais a serem aplicadas nos processos éticos em todas as jurisdições de todos os Conselhos de Enfermagem. A referida Resolução estabelece que o prazo para o profissional, após o cumprimento da pena aplicada pelo Conselho de Enfermagem, requerer a reabilitação profissional é de:
O exercício da atividade de Enfermagem é regulamentado e desenvolvido por profissional inscrito no Conselho Regional de Enfermagem da respectiva região de atuação. Dispõem sobre o exercício profissional da Enfermagem e sua regulamentação:
“Recusar-se a executar prescrição de enfermagem e médica em caso de identificação de erro e/ou sua ilegibilidade, devendo esclarecer com o prescritor ou outro profissional, registrando em prontuário” é dever do profissional amparado na Resolução:
A tuberculose é uma doença grave e de vacinação obrigatória no Brasil. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A vacina deve ser administrada o mais precocemente possível, logo após o nascimento.
( ) Prematuros devem ser vacinados após completarem três meses de vida e atingirem peso de 2 kg.
( ) A vacina está indicada para contatos domiciliares de hanseníase sem cicatriz vacinal.
( ) Crianças menores de 5 anos sem cicatriz vacinal devem receber uma dose de vacina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A melhoria na atenção ao paciente crítico está diretamente implicada na forma de organização do processo de trabalho da equipe, na humanização do cuidado, na qualificação da gestão hospitalar, na ampliação do acesso e na garantia de infraestrutura adequada (Brasil, 2013). Em relação à cobertura assistencial ao paciente crítico no país, foi estabelecido, pela Portaria nº 1.101/2002, o percentual mínimo de leitos de UTI em relação ao total de leitos hospitalares, que é de:
Considerando que o ato de circular em uma sala cirúrgica é realizado, exclusivamente, pela equipe de enfermagem, são exigidos conhecimentos e habilidades específicos. Nesse contexto, para evitar a instalação de hipotermia no intraoperatório, considerado fator de risco para infecções, é recomendada sua monitoração e manutenção da estabilidade durante o ato cirúrgico. A respeito dessas recomendações, a temperatura mínima segura no período perioperatório é de:
O curativo é um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida. Considerando que a escolha do curativo depende do tipo de ferida e estágio de cicatrização, ao cuidar de um paciente com ferida cirúrgica aberta, não exsudativa, com tecido de granulação em bordas, o curativo deve ser feito com:
A prevenção de infecção de corrente sanguínea associada a cateter vascular é um desafio aos profissionais de saúde, demandando a observação de protocolos institucionais baseados em diretrizes do Ministério da Saúde. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O uso de barreira máxima estéril está indicado somente para inserção de cateter central.
( ) Em pacientes pediátricos, o cateter venoso não deve ser trocado rotineiramente.
( ) O uso de luvas não substitui a higienização das mãos ao se inserir cateter periférico.
( ) Qualquer cobertura para cateter deve ser estéril.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A hanseníase é uma doença crônica incapacitante, sendo o homem a única fonte de infecção. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Mucosa nasal e orofaringe constituem a principal via de eliminação do bacilo.
( ) A dose do medicamento deve ser supervisionada e o agendamento de seguimento aprazado para 28 dias.
( ) A perda ou diminuição da sensibilidade da pele é um sinal cardinal de hanseníase.
( ) A hanseníase é doença de notificação obrigatória.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo
Corresponde ao dispositivo de posicionamento utilizado em pós-operatório de prótese de quadril:
Ao aspirar a secreção traqueal, o profissional de enfermagem observa secreção espessa e aspiração não efetiva. Nesse caso, são cuidados adequados, EXCETO:
Ao administrar um medicamento por via parenteral, o profissional de enfermagem deve considerar as variáveis envolvidas para garantir a segurança do paciente. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. A técnica em Z não é recomendável para administrar medicamentos irritantes.
2. O ângulo de inserção para uma injeção intradérmica é de 5 a 15 graus, com bisel apontado para baixo.
3. Avaliar a profundidade da camada de tecido subcutâneo contribui para a escolha do comprimento da agulha e do ângulo de inserção.
4. O músculo ventroglúteo é considerado seguro para administração de medicamentos em crianças e adultos.
Assinale a alternativa correta.
Ao verificar a pressão arterial na coxa do paciente, é necessário conhecer as corretas diretrizes para uso dessa técnica não usual. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. O paciente deverá ficar preferencialmente em decúbito ventral.
2. A pressão sistólica aferida nas pernas é usualmente mais elevada em relação ao braço.
3. A pressão diastólica aferida nas pernas é usualmente mais elevada em relação ao braço.
4. A relação entre o comprimento do manguito e o diâmetro da coxa não interfere na pressão arterial.
Assinale a alternativa correta.
A validade da carteira de identidade profissional emitida pelo Conselho Regional de Enfermagem é de:
Cabe à equipe de enfermagem o adequado posicionamento do paciente, bem como a determinação da altura e posição do leito. Com vistas à prevenção de quedas, o leito hospitalar deve estar, obrigatoriamente, na altura mais baixa possível quando estiver:
Considere o seguinte caso:
A sra. JBF, de 85 anos, mudou-se para a casa da filha após seu marido falecer. Devido ao déficit na visão, história de queda no mesmo nível e dificuldades para locomover-se, algumas mudanças na casa foram necessárias. O neto cedeu o quarto que fica mais próximo do banheiro, foram retirados os tapetes e instaladas lâmpadas adicionais para melhorar a iluminação.
Levando em consideração sua capacidade para adaptação às necessidades da nova moradora, essa família, segundo sua configuração, é do tipo:
O Cofen publicou a revisão do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 564/2017) e respectivas proibições, infrações e penalidades. Considerando seu conteúdo, assinale a alternativa que corresponde à infração sujeita à penalidade de “cassação do exercício profissional pelo período de até 30 anos”.
O texto abaixo é referência para as questões 01 a 04.
Eu vim ao Rio para um evento no Museu do Amanhã. Então descobri que não tinha mais passado.
Diante de mim, o Museu Nacional do Rio queimava.
O crânio de Luzia, a “primeira brasileira”, entre 12.500 e 13 mil anos, queimava. Uma das mais completas coleções de pterossauros do mundo queimava. Objetos que sobreviveram à destruição de Pompeia queimavam. A múmia do antigo Egito queimava. Milhares de artefatos dos povos indígenas do Brasil queimavam.
Vinte milhões de memória de alguma coisa tentando ser um país queimavam.
O Brasil perdeu a possibilidade da metáfora. Isso já sabíamos. O excesso de realidade nos joga no não tempo. No sem tempo. No fora do tempo.
O Museu Nacional em chamas. Um bombeiro esguichando água com uma mangueira um pouco maior do que a que eu tenho na minha casa. O Museu Nacional queimando. Sem água em parte dos hidrantes, depois de quatro horas de incêndio ainda chegavam caminhões-pipa com água potável. O Museu Nacional queimando. Uma equipe tentava tirar água do lago da Quinta da Boa Vista. O Museu Nacional queimando. A PM impedia as pessoas de avançar para tentar salvar alguma coisa. O Museu Nacional queimando. Outras pessoas tentavam furtar o celular e a carteira de quem tentava entrar para ajudar ou só estava imóvel diante dos portões tentando compreender como viver sem metáforas. Brasil, é você. Não posso ser aquele que não é. O Museu Nacional queimando. […]
Quando soube que o museu queimava, eu dividi um táxi com um jornalista britânico e uma atriz brasileira com uma câmera na mão. “Não é só como se o British Museum estivesse queimando, é como se junto com ele estivesse também o Palácio de Buckingham”, disse Jonathan Watts. “Não há mais possibilidade de fazer documentário”, afirmou Gabriela Carneiro da Cunha. “A realidade é Science Fiction”.
Eu, que vivo com as palavras e das palavras, não consigo dizer. Sem passado, indo para o Museu do Amanhã, sou convertida em muda. Esvazio de memória como o Museu Nacional. Chamas dentro de todo ele, uma casca do lado de fora. Sou também eu. Uma casca que anda por um país sem país. Eu, sem Luzia, uma não mulher em lugar nenhum.
A frase ecoa em mim. E ecoa. Fere minhas paredes em carne viva. “O Brasil é um construtor de ruínas. O Brasil constrói ruínas em dimensões continentais”. […]
Ouço então um chefe de bombeiros dar uma coletiva diante do Museu Nacional, as labaredas lambem o cenário atrás dele. O bombeiro explica para as câmeras de TV que não tinha água, ele conta dos caminhões-pipa. E ele declara: “Está tudo sob controle”.
Eu quero gargalhar, me botar louca, queimar junto, ser aquela que ensandece para poder gritar para sempre a única frase lúcida que agora conheço: “O Museu Nacional está queimando! O Museu Nacional está queimando!”.
O Brasil está queimando.
E o meteoro estava dentro do museu.
(Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/03/opinion/1535975822_774583.html. Acesso em 04, set. 2018.)
No primeiro parágrafo do texto, o articulista afirma que “Eu vim ao Rio para um evento no Museu do Amanhã. Então descobri que não tinha mais passado”. O termo destacado conecta as sentenças em uma relação de: