Questões de Concurso
Comentadas para mediador
Foram encontradas 125 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A observação é um procedimento auxiliar de avaliação, cujo potencial é enfatizado nas proposições a seguir.
I- A observação está sujeita à subjetividade do professor e, portanto, a erros de percepção e à tendenciosidade. Por essa razão, não se deve tirar conclusões com base em ocorrências esporádicas.
II- A observação visa a investigar, informalmente, as características individuais e grupais dos alunos, para identificar fatores que influenciam a aprendizagem e o estudo da matéria.
III- Os resultados da observação devem ser convertidos em notas e repassados diretamente aos alunos, independentemente do seu objetivo.
É CORRETO o que se afirma em:
Nos diversos momentos do processo de ensino, realizam-se tarefas de avaliação com a finalidade de: verificação, qualificação e apreciação qualitativa. A verificação consiste na:
O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos. A direção eficaz desse processo depende do trabalho sistematizado do professor que, tanto no planejamento como no desenvolvimento das aulas, conjuga objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino. No que tange aos métodos, é CORRETO afirmar que:
Conforme a LDB 9394/96, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e com a sociedade é uma incumbência do(s):
A adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino, é uma competência do(s):
A criança público-alvo da educação especial com dificuldade de interação social deve ser encaminhada para o jogo livre. Neste caso, deve-se estimular a criança a brincar:
É uma proposta de atividade voltada para a melhoria da comunicação do educando público-alvo da educação especial:
A principal função do mediador escolar é:
O artigo 3º da Lei nº 13.046/2015 define os serviços prestados pelo profissional de apoio que atua junto ao educando público-alvo da educação especial. As proposições a seguir dizem respeito ao trabalho efetivo desse profissional no ambiente escolar.
I- Exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção, e administração de medicamentos com autorização dos pais e/ou responsáveis.
II- Auxilia os professores e funcionários da escola no trabalho com o público da educação especial.
III- Está inserido de forma interdisciplinar em vastas áreas do conhecimento. Por isso, não se pode dissociar sua função da dimensão escolar.
É CORRETO o que se afirma em:
A Declaração de Salamanca estabeleceu as bases da educação inclusiva sobre o princípio de que a escola deve ter por função:
Os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares, devem ser comunicados ao Conselho Tutelar pelo(s):
Ao planejar o ensino, o professor lança mão de conhecimentos que pertencem ao(s) campo(s):
- A criança aprende por meio de trocas simbólicas com o adulto, nas quais ela pode ir realizando tarefas e resolvendo problemas que por si mesma seria incapaz de realizar e, gradativamente, vai criando condições de assunção de competências.
O enunciado acima, corresponde uma concepção de aprendizagem. Identifique-a e marque a alternativa CORRETA.
Analise as proposições que se relacionam diretamente com a afirmativa e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
São derivações pedagógicas da concepção piagetiana de aprendizagem:
I- O ensino deve centrar-se no desenvolvimento das capacidades formais, operativas da criança.
II- O egocentrismo natural da criança em seu desenvolvimento espontâneo é corrigido progressivamente, mediante comparação com a realidade cada vez mais ampla.
III- As fases de desenvolvimento têm um ritmo de maturação próprio e o respeito à evolução espontânea é um valor pedagógico.
É CORRETO o que se afirma em:
Leia atentamente o texto I para responder à questão.
Texto I - MEMÓRIA: ESQUECER PARA LEMBRAR
I- O substantivo Beleza (terceiro parágrafo), no terceiro parágrafo, instaura um registro de linguagem impróprio ao propósito comunicativo da reportagem. II- No texto, as expressões E aí e são Beleza expressões do registro informal da linguagem e são empregadas (terceiro parágrafo) para deixar o texto mais atraente para o seu público-alvo. III- O pronome demonstrativo Isso (em todo texto) não tem participação na sequenciação textual. IV- A expressão dia-a-dia não está escrita corretamente. (quarto parágrafo)
É CORRETO o que se afirma apenas em:
De um lado, Carlos deseja obter o maior valor possível de venda.
De outro, Augusto busca pagar preço abaixo do mercado. Tal situação vem criando entraves à negociação, pois nenhuma das partes deseja ceder.
Em tal hipótese, tem-se o tipo de negociação denominado
“Toda língua transmite a forma de conceber a realidade da comunidade que a possui e reflete seus hábitos, seus costumes e suas crenças; por isso, são imprescindíveis o respeito mútuo e o reconhecimento da riqueza cultural que implica o plurilinguismo.”
Esse texto apresenta a seguinte estrutura:
“Na Roma antiga dava-se grande importância à argumentação, ensinavam-se técnicas de convencimento do auditório e as pessoas capazes de bem utilizar a linguagem para esse fim eram muito respeitadas. Essa forma oral de dirigir-se a um público para convencê-lo se chama oratória e, na democracia romana, qualquer cidadão tinha o direito de discursar em praça pública.”
Segundo a estrutura desse pequeno texto, podemos classificá-lo como
“O regulamento do Campeonato Brasileiro de Futebol deve ser alterado: foi penoso observar a torcida do Santos, aos prantos, em função de o time ter sido rebaixado pela primeira vez em sua história.”
Sobre a estruturação argumentativa desse fragmento, assinale a afirmação correta.