Questões de Concurso
Para tj-ms
Foram encontradas 2.518 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O ácido peracético ou ácido peroxiacético (PAA) é um agente químico muito utilizado no ambiente odontológico. Sobre o PAA, leia as informações a seguir.
I. O PAA é 100% biodegradável, não deixa resíduos e não forma gases tóxicos.
II. O PAA tem boa compatibilidade com diversos materiais, como aço, inox, alumínio, borracha, plástico, silicone e vidro.
III. O PAA é um biocida de médio nível, assim como o álcool 70%.
IV. O PAA é eficaz em baixas concentrações e pode ser utilizado para desinfecção do equipo.
V. O PAA é eficaz na presença de matéria orgânica.
Assinale a alternativa que indica apenas as assertivas CORRETAS.
A Biossegurança é um assunto que preocupa todos os serviços de saúde de boa qualidade, sendo um conjunto de normas e procedimentos considerados seguros e adequados à manutenção da saúde em atividades de risco de ocorrerem doenças. Sobre os conceitos em Biossegurança, leia as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. A esterilização é a eliminação de todos os micro-organismos, inclusive os esporos presentes em instrumentos ou objetos.
II. A assepsia é a eliminação de micro-organismos presentes em tecidos vivos.
III. A desinfecção é a eliminação de micro-organismos patogênicos, inclusive os esporos, de instrumentos ou objetos.
IV. Descontaminação é a remoção de micro-organismos de objetos por métodos quimiomecânicos.
A técnica de anestesia dos ramos do nervo maxilar é eficaz para produzir anestesia profunda de parte da maxila, quando necessários procedimentos que envolvem quadrantes em cirurgias extensas, como exérese de lesões e instalação de implantes. Considerando-se os aspectos anatômicos da região, as condições do paciente, bem como a técnica de administração, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que contém todas as CORRETAS.
I. Após o bloqueio troncular da segunda divisão do V par, o anestésico pode se difundir pela fissura orbital inferior, causando diplopia, por bloqueio temporário do VI par craniano.
II. No caso da anestesia por bloqueio do nervo infraorbital, é possível haver o deslocamento das estruturas orbitais por volume excessivo, produzindo tumefação periorbital e proptose.
III. Poderá ocorrer o bloqueio anestésico do VII par craniano, no interior da glândula parótida, causando paralisia facial.
IV. Uma possível injeção intravascular, por penetração da agulha no plexo venoso pterigoideo, ou mesmo por perfuração da artéria maxilar, poderá ocorrer quando da realização do bloqueio do nervo alveolar superior posterior.
Considere uma solução anestésica local com a seguinte composição: mepivacaína a 4% associado a um vasoconstritor à base de epinefrina 1:100.000, disponível em anestubes com 1,8 ml. As doses máximas, segundo MALAMED (6ª ed., 2013), são:
Qual a dose máxima dessa solução (em ml e em tubetes, RESPECTIVAMENTE) a ser administrada em uma sessão, para um paciente cardiopata controlado, com 60 Kg de peso?
Embora a odontologia tenha evoluído extraordinariamente nas últimas décadas, a antiga ideia de que o diagnóstico da doença cárie está intimamente relacionado à descoberta de novas cavidades ainda prevalece na filosofia de trabalho de muitos profissionais. Não é raro que muitos pacientes entrem doentes nos consultórios e saiam ainda doentes, uma vez que os fatores etiológicos do processo carioso não foram pesquisados nem tratados.
Em relação à cariologia, assinale a alternativa CORRETA.
A Síndrome de Down (SD), ou trissomia do cromossomo 21, é a alteração cromossômica mais comum em humanos. Os estudos mais recentes mostram que, na Europa, a cada 999 nascimentos, um é sindrômico, enquanto a prevalência em outros países do mundo está entre 1:600 e 1:1100. No Brasil, a cada 700 nascimentos, uma criança apresenta SD, independentemente de etnia, sexo ou classe social. Uma vez que a expectativa de vida de pessoas com SD aumentou significativamente nas últimas décadas, ações de inclusão dessas pessoas na sociedade vêm sendo desenvolvidas. Sob o ponto de vista do atendimento odontológico, faz-se necessário conhecer muito bem a síndrome para elaborar o plano de tratamento e executar o atendimento dessas pessoas. Considerando as particularidades das pessoas com SD, analise as assertivas a seguir.
I. As diferenças entre as pessoas com SD, tanto do aspecto físico quanto de desenvolvimento, permitiram que a comunidade científica classificasse a síndrome de acordo com os seus graus de severidade.
II. Existe uma forte associação entre a idade materna avançada e a probabilidade de nascimento de uma criança com síndrome de Down.
III. A prevalência de cárie dentária na população com SD é significativamente maior do que a população em geral, o que pode ser explicado pela diminuição acentuada do fluido salivar com consequente perda da atividade tamponante da saliva.
IV. Acúmulo de biofilme dentário, gengivite e doença periodontal são comuns. Diante dessa situação, a possibilidade de profilaxia antimicrobiana antes de procedimentos cirúrgicos mais invasivos deve ser considerada, uma vez que a prevalência de cardiopatias em pessoas com SD também é elevada.
V. São características evidentes nessa população a respiração bucal, atraso de erupção dentária, maloclusão e hipotonia muscular. A presença de hipotonia muscular impede a aquisição de competências motoras, tal como sustentar a cabeça.
Assinale a alternativa que indica apenas a(s) assertiva(s) CORRETA(S).
A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, conhecida como projeto SBBrasil, é uma grande ação promovida pelo Ministério da Saúde que visa coletar informações a respeito da saúde bucal dos cidadãos brasileiros. O objetivo desse levantamento é planejar programas de prevenção e tratamento tanto em nível nacional quanto municipal. Nela estão contidas informações sobre cárie dentária, doenças gengivais, condições de oclusão, necessidade de próteses, fluorose dentária, entre outros. A respeito da fluorose dentária, os índices obtidos pelo SBBrasil de 2010 revelaram que a prevalência dessa condição nas regiões centro-oeste e norte é menor do que a média do Brasil, sendo, respectivamente, 11,3%, 10,4%, enquanto que a média nacional é de 16,7%.
Levando em consideração etiologia, características histopatológicas e clínicas da fluorose dentária, analise as assertivas a seguir.
I. A fluorose dentária é uma alteração do esmalte com etiologia multifatorial que está relacionada com a ingestão excessiva e prolongada de fluoreto durante a amelogênese.
II. Entre as causas que podem resultar na formação do esmalte defeituoso, polimorfismos genéticos vêm sendo associados com a alteração do esmalte, especialmente em áreas com fluorose endêmica.
III. O período de maior suscetibilidade para a fluorose dentária nos dentes permanentes é por volta de 12-14 anos de idade, tanto para meninos quanto para meninas.
IV. O diagnóstico diferencial de fluorose, especialmente em casos de fluorose branda, é mais difícil. Nesses casos um importante ponto que deve ser considerado é a simetria das lesões nos dentes envolvidos.
V. Durante a maturação do esmalte, no final do seu período de formação, a matriz proteica deve ser removida e substituída por minerais. Na presença de flúor, a remoção final da matriz proteica não ocorre de maneira adequada.
Assinale a alternativa que indica apenas a(s) assertiva(s) CORRETA(S).
A Resolução nº 118/12-CFO instituiu o Código de Ética Odontológica, o qual regulou as auditorias e perícias odontológicas e considerou como infração ética.
I. Receber remuneração, gratificação ou qualquer outro benefício por valores vinculados à glosa ou ao sucesso da causa, quando na função de perito ou auditor.
II. Atuar com absoluta isenção quando designado para servir como perito ou auditor, assim como ultrapassar os limites de suas atribuições e de sua competência.
III. Exercer a função de perito quando for cônjuge ou a parte for parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o segundo grau.
IV. Exigir procedimentos prejudiciais aos pacientes e ao profissional, contrários às normas de Vigilância Sanitária, exclusivamente para fins de auditoria ou perícia.
Assinale a alternativa que indica apenas a(s) infração(ões) ética(s)