A Síndrome de Down (SD), ou trissomia do cromossomo 21, é a ...
A Síndrome de Down (SD), ou trissomia do cromossomo 21, é a alteração cromossômica mais comum em humanos. Os estudos mais recentes mostram que, na Europa, a cada 999 nascimentos, um é sindrômico, enquanto a prevalência em outros países do mundo está entre 1:600 e 1:1100. No Brasil, a cada 700 nascimentos, uma criança apresenta SD, independentemente de etnia, sexo ou classe social. Uma vez que a expectativa de vida de pessoas com SD aumentou significativamente nas últimas décadas, ações de inclusão dessas pessoas na sociedade vêm sendo desenvolvidas. Sob o ponto de vista do atendimento odontológico, faz-se necessário conhecer muito bem a síndrome para elaborar o plano de tratamento e executar o atendimento dessas pessoas. Considerando as particularidades das pessoas com SD, analise as assertivas a seguir.
I. As diferenças entre as pessoas com SD, tanto do aspecto físico quanto de desenvolvimento, permitiram que a comunidade científica classificasse a síndrome de acordo com os seus graus de severidade.
II. Existe uma forte associação entre a idade materna avançada e a probabilidade de nascimento de uma criança com síndrome de Down.
III. A prevalência de cárie dentária na população com SD é significativamente maior do que a população em geral, o que pode ser explicado pela diminuição acentuada do fluido salivar com consequente perda da atividade tamponante da saliva.
IV. Acúmulo de biofilme dentário, gengivite e doença periodontal são comuns. Diante dessa situação, a possibilidade de profilaxia antimicrobiana antes de procedimentos cirúrgicos mais invasivos deve ser considerada, uma vez que a prevalência de cardiopatias em pessoas com SD também é elevada.
V. São características evidentes nessa população a respiração bucal, atraso de erupção dentária, maloclusão e hipotonia muscular. A presença de hipotonia muscular impede a aquisição de competências motoras, tal como sustentar a cabeça.
Assinale a alternativa que indica apenas a(s) assertiva(s) CORRETA(S).