Questões de Concurso
Para prefeitura de posse - go
Foram encontradas 130 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
As crises expressam um desequilíbrio, comprometendo a realização do capital. Os impactos delas se apresentam de forma diferenciada para os trabalhadores e para os capitalistas.
MOTA, A. E. Crise contemporânea e as transformações na produção capitalista. In. Curso de Especialização à Distância CFESS/ ABEPSS – Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CEAD/UNB, 2009.
A saber, para os capitalistas,
Segundo Iamamoto (2009), a questão social no Brasil contemporâneo se evidencia como uma imensa fratura entre o desenvolvimento das forças produtivas do trabalho e as relações sociais que a impulsionaram.
IAMAMOTO, M.V. Serviço social em tempo de capital fetiche – capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
Essa ideia é traduzida pela
Para Matos (2021), no cotidiano de trabalho das(os) assistentes sociais na saúde, são demandadas ações que, por vezes, rebatem em questões éticas, como a comunicação do óbito, as informações sobre o quadro clínico e outras.
MATOS, Maurílio Castro de. (Des)informação nos serviços de saúde em tempos de pandemia da Covid-19: uma questão ética e uma requisição enviesada ao trabalho de assistentes sociais. Revista em Pauta, RJ: UERJ, 2021, n. 48, v. 19, p.124-138.
Pensando no direito humano à comunicação, estas ações colocam
Teixeira e Braz (2009), ao sintetizar o projeto ético-político do serviço social, identificam elementos constitutivos e componentes que lhe dão materialidade.
TEIXEIRA, J. B.; BRAZ, M. O Projeto ético-político do Serviço Social. In. Curso de Especialização à Distância CFESS/ ABEPSS – Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CEAD/UNB, 2009.
No que tange aos componentes, é possível afirmar que tem em sua base a